Um mais um

Título: Um mais um
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Edição: 1
Lançamento: 2015
Sinopse: Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou. Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno prodígio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá? Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de veraneio por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio.

Resenha

Jessica Thomas é uma mãe solteira que trabalha como faxineira durante o dia, e garçonete à noite, tentando colocar as contas em dia e sustentar a filha, Tanzie, e Nicky, filho de seu marido com a ex esposa. Marido este que foi embora há dois anos e nem mesmo envia pensão ou procura saber dos filhos. Agora as coisas ficaram um pouco mais complicadas... Nicky andou apanhando na escola por “ser estranho”, e Tanzie ganhou uma bolsa de 90% numa escola particular, mas Jess não conseguirá pagar a diferença e a matrícula.

Mas ela tem uma chance de fazer tudo dar certo, e essa chance se chama Olimpíada de Matemática, e acontecerá na Escócia. Sendo Tanzie um gênio da matemática, Jess tem certeza de que a menina tirará o teste à letra. Porém, como eles chegarão lá?

A dura verdade estava ali feito uma parede de tijolos [...] Jess Thomas, a mulher que sempre dava um jeito, que passava a vida dizendo às crianças que “ia dar tudo certo”, não estava conseguindo fazer aquilo dar certo. – página 41

É aí que entra o Sr. Nicholls, um gênio da informática que desenvolve softwares, e que está sendo acusado de divulgar informações confidenciais do mais novo lançamento da empresa, e é um dos clientes de Jess. Ao vê-la medita em confusão, tentando dirigir à noite para a Escócia num carro caindo aos pedaços com os filhos e o enorme cachorro de estimação, num impulso, ele oferece ajuda e decide leva-los. Mas a viagem não vai ser tão fácil como Ed imaginou.

Esse é o quarto livro da Jojo Moyes que eu leio, mas não é o meu favorito. Acho que nunca lerei um livro como Como eu era antes de você, então já parei de tentar comparar todos os livros da autora com ele. Um mais um foi uma surpresa agradável, confesso que não estava esperando muito dele, mas a autora conseguiu me impressionar. Os personagens foram muito bem construídos, e é impossível não torcer para que tudo dê certo para eles, principalmente para Jess, que merece um descanso desse estresse todo pelo o qual ela está passando desde que Marty foi embora.

Apesar que ela é um pouco boba, seu otimismo a deixa cega às vezes, principalmente quando ela começa a defender Marty, dizendo que, quando ele melhorar (ele diz estar doente desde que ficou desempregado, e mora na casa da mãe há dois anos), tudo voltará aos trilhos. Enquanto isso, ela se mata de trabalhar o dia todo, cuida dos filhos e do cachorro gigante e babão que deveria ser o guarda da casa, esperando que as coisas fiquem boas para o lado deles. Tirando isso, Jess é uma mulher incrível, ela dá um jeito em tudo e, mesmo quando as coisas estão desabando sobre sua cabeça, ela luta para encontrar uma saída.

Sobre Ed eu não sei bem o que dizer. No início ele me parecia muito “rico”, sabe? Aquele tipo de rico que joga dinheiro para o alto só porque pode fazer isso, o tipo de pessoa que não se importa com as outras e é egoísta até mesmo para visitar o pai doente que ele não vê há meses. Mas ele ajudou Jess, uma completa desconhecida (ainda que ela limpasse sua casa) a atravessar o país por um campeonato de matemática. A partir disso, ele se mostrou alguém completamente diferente do Ed do início, e eu gostei muito disso.

A lei da probabilidade combinada com a lei dos grandes números estabelece que, para vencer as dificuldades, de vez em quando temos que repetir algumas vezes um acontecimento para conseguir o resultado almejado. [...] às vezes, basicamente, só precisamos insistir. – página 319

Sobre os filhos de Jess eu não tenho do que reclamar. De personalidades completamente distintas, os dois conseguiram me conquistar, e eu só ficava na torcida para que tudo desse certo para ambos, juntamente com Norman, o cachorro gigante e fedido que tinha um sistema digestivo um tanto quanto sensível.

Um mais um foi uma leitura muito agradável e divertida, apesar de todos os personagens estarem passando por momentos difíceis e deixando para trás problemas que dariam muita dor de cabeça depois. O livro não é um Como eu era antes de você ou A garota que você deixou para trás, não tem tanto drama e não deixa o leitor com aquele aperto no peito o tempo todo, mas é um livro lindo e emocionante do mesmo jeito. Gostei muito dos personagens e da história em si, e estou doida para ler mais histórias da autora, e sei que ainda virão mais por aí.




16 comentários

  1. Oi, tinha que ser um livro da Jojo para ter uma sinopse dessas. O livro parece ser bem tenso, mas mesmo asim, você diz que é agradavel e divertido e como é a Jojo e ela já me conquistou com um livro, com certeza colocarei na minha listinha de proximos livros para ler.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Jojo está em uma boa fase no momento, só vejo ótimas resenhas sobre seus livros. E sempre tive vontade de ler um mais um, parece ser um livro mais leve mesmo, uma leitura rápida e bem gostosa de ler. Mas quero ler todos os livros da Jojo e poder dizer qual mais gostei e também faz essa comparação das histórias, igual a você.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler Jojo Moyes, acho os livros tão interessantes, mas nunca tive oportunidade de ler. Gostei muito da sua resenha, espero que Jess tenha resolvido seus problemas, assim como espero ler esse livro um dia!

    Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  4. Quando eu leio vários livros de um mesmo autor, também tenho a tendência de comparar kkk
    Eu ainda não li nada da Jojo (que vergonha, preciso urgentemente ler Como eu era antes de você) mas esse livro não me chamou atenção. Não me interessei muito pela história dos personagens e pela premissa da obra. Achei a Jess com um "Q" de Pat do livro O Lado Bom da Vida, mas não sei bem porque minha impressão sobre ela foi só lendo a sua resenha.

    ResponderExcluir
  5. Oi Dryh!

    Eu acho que sou das poucas leitoras que ainda não leu nada da Jojo e tenho muita vontade, mas sempre que vou comprar algum livro dou prioridade aos livros que tenho muita vontade de ter ou aqueles que são séries ou trilogia. Sua resenha conseguiu deixar uma vontade de adquirir este livro. Vou colocá-lo na lista de prioridades para começar por ele e quem sabe vou adquirindo os outros livros.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Que resenha linda! Eu li Como eu era antes de você e não tem como não amar! Esse eu ainda não li mas com certeza sei que vou curtir também, principalmente pelo cachorro babão!

    ResponderExcluir
  7. Como nunca li nenhum livro da Jojo (sim, eu sei, to defasada), fica meio complicado de comparar a escrita. Mas a história dos livros são bem distintas. Esse parece um romance leve, enquanto que "Como eu era..." é um sick-lit bem definido. De qualquer forma, parece ser um livro bem interessante e, de todos os personagens, eu adorei o cachorro grandão, babão!! Parece a minha! XD

    ResponderExcluir
  8. Olá Dryh,
    Ainda não li nada dessa autora, mas gostei de saber que não se trata de um dramaaaa. Eu acabo fugindo um pouco de livros tão pesados.
    Fiquei imaginando como a mulher ia viajar com um carro caindo aos pedaços.
    Vida difícil dessa mãe heim? O marido vai embora e larga os filhos afff.
    Beijos e parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  9. Olá, apesar de ouvir muito bem falar da autora ainda não li nada dela, mas sinceramente, esse me pareceu ser mais o meu gênero, pois mescla conflitos de família e amizade, com pitadas de descontração , eu estou louca para conhecer o cachorro com intestino sensível, acho que deve garantir muitas risadas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi falar muito dessa autora, estou mais curiosa para ler o Como eu era antes de você, mas gostei da dica :D
    beijos
    www.prateleirasemfim.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu preciso muito ler algo da autora...kkkk
    Estou adiando essas leituras faz um tempo, mas agora, onde olho...elas estão me perseguindo e eu não tenho mais como fugir.
    Adorei a resenha! Parabéns ;)

    Super beijo

    ResponderExcluir
  12. Oii!
    Já tinha visto falar do livro! parece bem legal!

    Vitória, www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bem?

    Eu tenho muita vontade de conhecer a escrita dessa autora, e só não iniciei "Como eu era antes de você" por falta de coragem. hahahha Tenho certeza de que vou chorar rios. Amei a premissa desse livro, e gostei de saber que apesar das dificuldades encontradas pelos personagens, a leitura é leve e divertida.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Eu simplesmente amo os livros da Jojo. Ela tem um poder impressionante de descrever sentimentos e envolver o leitor. Só conhecias os livros de drama dessa autora, mas pelo que pude ver ela é igualmente capaz no romance e na comédia. Muito bom saber isso!

    ResponderExcluir
  15. Oi Dryh, tudo bem???
    Eu infelizmente não me interesso pelos livros da autora... até agora nenhum me despertou interesse... comprei um por puro incentivo de uma amiga e no fim não consegui ler e doei para sorteio... mas sempre leio resenhas positivas de sua escrita e não duvido que seja realmente muito boa... que bom que a história te cativou e te conquistou... xero!

    ResponderExcluir
  16. Oi lindona!!!!
    Essa autora é com certeza uma queridinha do momento e muito amada entre seu leitores, ainda não li nada dela, mas acredito que seja essa pegada emocionante que mencionou em todos os seus livros, quero conhecer sim! ótima Resenha! Beijos

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...