Além da liberdade - The Lady


Lançamento: 27 de julho de 2012 (2h07min)
Dirigido por: Luc Besson
Com: Michelle Yeoh, David Thewlis, Benedict Wong
Gênero: Biografia, Drama
Nacionalidade: França, Reino Unido
Sinopse: Filha de um herói da independência da Birmânia, Aung San Suu Kyi (Michelle Yeoh) foi morar no exterior ainda jovem. Na Inglaterra se casou com Michael Aris (David Thewlis) e teve dois filhos, Kim (Jonathan Raggett) e Alex (Jonathan Woodhouse), mantendo contato com o país através de livros publicados e o acompanhamento das notícias locais. Ao saber que sua mãe está internada em um hospital, Aung decide voltar à Birmânia para revê-la. Logo ao chegar ela é procurada por vários líderes locais, que desejam que ela coopere com o movimento pela implementação da democracia no país. Aung aceita o convite e, pouco a pouco, torna-se um ícone do movimento. A situação não agrada a ditadura militar local, que passa a acompanhar todos os seus passos e tenta impedi-la de promover manifestações. Até que, na esperança de fazer com que o povo se esqueça de Aung, o governo ordena que ela permaneça em prisão domiciliar por 15 anos.


Por favor, usem sua liberdade para promover a nossa. – Aung San Suun Kyi

Aung San Suun Kyi ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1991, enquanto ainda estava em prisão domiciliar na Birmânia, país onde nasceu. Ela ficou presa por quinze anos por lutar a favor da democracia num país que há anos sofria com uma ditadura militar rígida que ignorava os protestos da população, principalmente estudantes, e continuava no poder.


O pai de Suun fora um general respeitado e considerado um herói para a população birmanesa, porém ele foi assassinado pelos soldados militares quando a protagonista era ainda uma criança. Suun passou grande parte de sua vida na Inglaterra, onde conheceu e se casou com Michael, com quem teve dois filhos. Ela retorna a seu país de origem quando descobre que a mãe está doente.

Mas cuidar da mãe não é o único motivo pelo qual permanece da Birmânia. Ela recebe visitas e descobre que o povo quer elegê-la Primeira Ministra, pois acreditam em seu caráter e em sua vontade de mudar o país para melhor, sem violência e mortes. Ela seria a porta-voz da oposição e traria paz ao país, mas não seria assim tão fácil. Mesmo tendo o apoio de milhões de pessoas, Suun era passada para trás sempre que conseguia andar alguns passos, fosse pelas armas dos militares ou seus golpes sujos, mas ela nunca desistiu, nem mesmo quando o marido e os filhos ficaram presos na Inglaterra, e ela na Birmânia, sozinha numa casa cercada de soldados.


Não conhecia a história até assistir o filme, e demorei um pouco para perceber que era uma história real. Nunca tinha ouvido falar em Aung San Sunn Kyi, mas fiquei impressionada com a coragem dela, e mais ainda quando esta se mantinha calma quando o mundo ao seu redor estava ruindo. Em momento algum ela apoiou a violência, sempre resolveu os problemas com calma e com palavras, e isso me surpreendeu.
 

Confesso que não estava muito animada quando o filme começou, mas com o passar do tempo, fui ficando cada vez mais curiosa para saber o que aconteceria depois, até o momento em que não conseguia mais parar de assistir. A protagonista comove, surpreende e mostra ao mundo o quanto se importa com seu país, e mesmo quando ela precisou deixar sua família de lado para lutar pela liberdade e paz de seu povo, eu ainda a admirava, e muito.


Foram poucas as vezes em que assisti um filme que contava a biografia de alguém, mas The Lady (Além da Liberdade) é um filme que eu deveria ter assistido há muito tempo, e estou arrependida por não tê-lo feito antes.



12 comentários

  1. Nossa que historia linda,amo filmes que contam historias reais não conhecia esse mas com certeza vai ser minha fuga prazerosa do carnaval

    BEIJOSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoro um drama ainda mas sendo de história real me prende mais ainda
    Não conhecia o filme mas já indo procurá-lo pra ver
    bjs
    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Nossa, parece ser excelente. E gosto muito quando é baseado em uma história real. Não conhecia, mas vou adicionar na lista dos que quero ler e vê o filme.

    Bjo

    www.blogandolinhas.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li o filme! Mas é exatamente o tipo de historia que eu gosto de assistir, confirmei isso agora com sua resenha! Adorei

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  5. Oi Dryh! Tudo bem?
    Eu não sou muito fã de assistir filme,mas adoro ficar algumas horas assistindo esse filme que você resenhou,gosto de personagens fortes e determinados que resolvem seus problemas sem o uso da violência e com cautela.
    Com certeza iriei assistir esse filme!
    Parabéns pela crítica,fico perfeito o/
    Beijos Pão de Queijo!
    www.vontadeler.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiee.

    Não conhecia a história Flor, mas já sei que é de arrepiar e quero muito conhecer.
    Obrigadona pela dica

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  7. Menina, este filme está na minha lista já faz um tempo...
    Só sei que quero e preciso assistí-lo.
    Dryh, recomendo que você assista o filme "Muito Além de Rangun", que é na verdade, uma pequena amostra do sofrimento da população da Birmânia, até que finalmente, conseguem levar Aung San Suun Kyi ao cargo de Primeira Ministra. É lindo!

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pela dica, Fabiana ^^ com certeza vou assistir o filme :)

      Excluir
  8. Dryh, uauuu!! Adoro essas dicas de séries e filmes que vc dá, aushua, sempre fico interessada :p
    Eu to "juntando' uns filmes para ver nesse carnaval e já coloquei ele na lista, espero que tenha por ai na net, heheh, só espero que eu goste tanto quanto vc
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro e meu, vou procurar, o filme realmente deve ser lindo. Com certeza e der uma carga emocional bem grande.
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá flor, achei muito interessante a dica de filme. Não conhecia mas fiquei bem curiosa sobre ela. Espero poder assistir em breve u.u
    Espero mais dicas de filme também hahaha.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  11. Oi Dryh,
    Ainda não assisti esse filme, mas sei quem é a protagonista, durante um bom tempo ouvi notícias sobre Suun Kyi e sua luta pela Birmânia. Gostoi de obras com biografias, incluindo aí as cinebiografias, e esta vale à pena.
    bjs
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...