As vantagens de ser invisível

As vantagens de ser invisível

Titulo: As vantagens de ser invisível
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Edição: E-book
Páginas: 475
Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento.

Me sinto infinito

Depois de ver tantas criticas boas desse livro, finalmente consegui lê-lo. Claro que, com tantas pessoas dizendo que o livro era maravilhoso, e como eu já tinha visto o filme antes de ler o livro (e adorado) criei expectativas enormes. Digamos que não foi tudo como eu esperava, principalmente porque achei Charlie, o personagem principal, um pouco bobo.

O livro é em primeira pessoa, e a história toda é contada através de cartas que Charlie escreveu para um amigo, ele conversa diretamente com o leitor, (o leitor é o amigo para o qual ele envia as cartas). No começo eu até pensei que seria um tipo de diário, já que Charlie contava tudo o que acontecia com ele, mas depois percebi que era apenas a forma de ele interagir com algum amigo, já que ele não tinha muitos.
Charlie é o tipo de garoto que não fala com muita gente durante o ano letivo, e ele é super sentimental, tanto que chorou umas vinte vezes no livro, sempre que ficava feliz ou quando lhe falavam alguma coisa que ele gostava, e ele se culpa pela morte de sua adorada tia Helen, que sempre o tratou melhor que sua própria mãe.

Charlie também não se dá muito bem com sua família, talvez porque ele seja diferente das outras pessoas, e sua irmã esteja cansada de ele ser o centro das atenções e sempre tentar cuidar dela, mas o bom é que ele não liga muito para isso. Charlie é o irmão mais novo, e desde pequeno não podia ficar nervoso, ou sairia do controle e ficava agressivo, ao longo do livro percebi que era por esse motivo que sua mãe tentava acalmá-lo sempre, e ás vezes o tratava como um bebê.

“Então me disse para ver televisão com minha irmã, o que eu fiz, mas ela me disse para ajudar minha mãe na cozinha, o que eu fiz, mas ela me disse para ler em meu quarto. E foi o que eu fiz.”

Charlie continuava levando a vida como sempre, até que conheceu Sam e Nada, (ops, Patrick) e aí tudo mudou. Sam e Patrick eram dois anos mais velhos que ele, e eles acabaram virando melhores amigos, apesar de Charlie começar a gostar de Sam DAQUELE jeito. Já no começo do livro é possível perceber que Charlie é um garoto super dotado, que recebe máxima atenção de seu professor Bill, que acaba se mostrando um personagem bondoso que só quer o bem daquele garoto estranho que não conversa com os outros alunos e que faz tudo o que os outros mandam.

“A gente aceita o amor que acha que merece”

Quando estamos tristes, arranjamos um jeito de esquecer o motivo da tristeza, seja comendo, vendo TV, ouvindo música...Charlie fuma. Sim, ele começou a fumar depois que conheceu os irmãos, mas ele só fuma quando sua família não está por perto, ou então fica lendo, e pensando no que os outros estariam fazendo naquele momento. Charlie parece ser um personagem bem estranho (na realidade ele é) mas é fácil gostar dele, mesmo que ele chore sempre e peça desculpas o tempo todo.
É um livro que eu leria novamente pois me mostrou coisas novas, principalmente como se sentir INFINITO.

MilkMilks
Dryh Meira

7 comentários

  1. Eu amo essa história rs
    Pra mim foi uma ótima experiência e tenho até vontade de reler, mas já vi pessoas que tiveram impressões parecidas com as suas rs
    bjs
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acho que sou uma das poucas pessoas que ainda não leu o livro nem viu o filme. Me sinto um pouco deslocada por causa disso mais pretendo conferir os dois.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Dryh.
    Sabe eu sou meio às avessas, sempre que vejo muito zum zum zum em cima de um livro, não consigo ler, fico com medo de me decepcionar, e com As Vantagens de Ser Invisível acontece isso.
    Todo mundo fala super bem do livro, tenho medo de começar a ler e ver que criei expectativas demais, então vou esperar mais um tempo pra tentar ler.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Oi Dry,
    Charlie é um tremendo bundão! O menino se deixa levar, até fumar e ser beijado por um homem ele fez porque os outros queriam. Sei lá, ele é todo idiota e entendo que no final tudo é explicado, mas por favor né?! E aquela paixão toda por uma tia que o estuprava?? Eu heim. Quando ele beija Sam ele começa a chorar, Deus é mais, é um dos protagonistas mais idiotas que já conheci.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Vish! "Gabby revoltada" kkkkkkk Quero ler, mas confesso que já perdi o interesse.... nem o filme vi ainda, queria o livro antes, mas.... acho que vou pelo filme mesmo, ai se eu gostar, compro o livro!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  6. Nossa, sou apaixonada por esse livro. Realmente gosto é uma coisa meio relativa.
    Mas eu gostei muito do enredo do livro, me fez pensar em muita coisa e posso dizer que depois que li esse livro passei a dar mais valor as coisas simples da vida.
    Agora quanto ao Charlie ser meio estranho, eu concordo. rs
    Mas com esse livro eu aprendi que aquele carinha estranho, merece atenção, merece ter amigos e aprendi que se alguém tem atitudes "estranhas" ele tem razões por isso.
    Charlie se comportava daquela maneira não por ser fraco ou bundão, mas por estar com seu emocional abalado. Por rejeição familiar, por ter perdido seu melhor amigo, por ter sido violentado por sua tia que tinha problemas psiquiátricos.
    Charlie alí estava aprendendo e buscando seu lugar na sociedade. Não digo que as atitudes dele sejam certas, mas foi o jeito que ele encontrou...
    Ao menos é a minha visão do livro. rs ^^
    Bom, sem dúvida nenhuma, hoje eu posso dizer que me sinto infinita.

    Beijinhos.
    www.llaranjas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiie ><
    Tenho muita vontade de ler esse livro pois assisti o filme e gostei muito mas sempre acabo passando algum outra na frente, espero esse ano csg ler ele rs.
    Beijoos

    https://cantodelivros.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...