Resenha Por isso a gente acabou


Titulo : Por isso a gente acabou
Autor : Daniel Handler
Editora : Cia das Letras
Páginas: 376
Edição: 1
Lançamento: 2012
Sinopse: Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação. Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas deste romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou. A artista Maira Kalman, autora de diversas capas da revista The New Yorker, ilustrou cada um dos objetos da narrativa, trazendo cor e descontração a esta história dolorida.

Resenha

Depois de algum tempo juntos, Ed e Min terminam.
Mas Min guardou todos os momentos em que eles passaram juntos, cada presente, cada lembrança, cada ingresso de cinema ou tampinha de garrafa, tudo, dentro de uma caixa azul, que ela devolveu para Ed.

A história é narrada em primeira pessoa, e essa pessoa seria no caso, Min. Ela conta em detalhes a história de cada objeto, onde ela ganhou, e de quem, para onde eles foram etc.

Muitas páginas são imagens... Sério, faz tempo que eu não leio um livro com desenhos, então fiquei meio que “observando” todos os detalhes do desenho, página por página.

Ed – Cocapitão do time de basquete, popular, com muitas exs;
Min – Melhor amiga de Al, não popular, garota diferente e DAS ARTES;

Muita diferença não? Mas em muitos livros e filmes (séries também) a garota não-popular acaba com o garoto chefe do time – popular. Mas acontece que nesse livro eles não viveram felizes para sempre. Um conflito muito grande no relacionamento acabou de vez com o final feliz, e foi Por isso que a gente acabou.

Adorei a Min, não sei bem porque, mas já no comecinho achei que ela foi bem forte ao devolver todas as lembranças que tinha com o ex namorado.
Já Ed conseguiu me irritar no momento em que apareceu na história. Sério, sempre torço pro fim dos jogadores e capitães de futebol e tal nunca se darem bem, pois eles sempre se dão bem, populares, tem todas as meninas, zoam com os menos populares e tal... E SEMPRE conseguem o que querem.

A história é bem divertida. A primeira vez que li algo sobre esse livro foi no blog ENF (Entrando Numa Fria) em um post tinha o vídeo do autor do livro entrevistando pessoas na cidade, perguntando quem já sofreu com uma relação não muito feliz, e muitas dessas pessoas disseram já terem passado por isso.

É bem comum em livros, filmes séries, e até algumas pessoas já terem passado por isso, e o autor quis trazer esse sofrimento todo para uma história divertida (cheia de desenhos. U-hu)  E o jeito como ele escreve, a forma como Min conta o seu relacionamento com Ed, todos os momentos felizes e tristes, parecem bem reais.
MilkMilks
Dryh Meira

3 comentários

  1. Já li várias resenhas super positivas deste livro mas o título me deprime. Apesar disso, ainda sinto curiosidade. Espero poder ler esse ano (:

    Beijos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. O livro deve ser muito legal de ser.
    Uma história que começa com o fim deve ser bastante inusitada.
    Gostei, pretendo ler o livro num futuro muito breve.
    Bjos.....

    ResponderExcluir
  3. Li que esse livro é muito engraçado e já estou começando a acreditar...hehe.. a capa é bem criativa

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...