Mindset

Olá, como vocês estão? Hoje trouxe a resenha de um livro que acabou ficando bastante tempo entre os meus não lidos, pois sempre acabava passando outros na frente dele.



Resultado de imagem para mindset livroTítulo: Mindset
Autora: Carol S. Dweck
Editora: Objetiva (cortesia)
Páginas: 310
Edição: 1
Lançamento: 2017
Sinpose: Carol S. Dweck, ph.D., professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de "mindset", é crucial para o sucesso. Dweck revela de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado.





Resenha 

 "Mindset - a psicologia do sucesso" foi um livro que eu solicitei para garantir uma maior motivação para o vestibular, inclusive também estava com vontade em ler assuntos relacionados a aspectos psicológicos, já que nunca havia lido algo nessa temática. Para entender melhor, é necessário explicar o significado do mindset, segundo algumas pesquisas o termo mentalidade se refere a uma predisposição psicológica que uma pessoa ou grupo social têm para determinados pensamentos e padrões de comportamento, referindo-se ainda à maneira como nações inteiras se conduzem ideologicamente, ou seja, no livro são apresentados dos tipos de mentalidades.

 MINDSET FIXO: a inteligência é estatística, no livro, é abordado como um desejo de parecer inteligente, contudo, acaba evitando desafios, desiste facilmente das coisas, ignora comentários construtivos e enxerga o esforço como algo pior. Já o MINDSET DE CRESCIMENTO é uma inteligência que pode ser desenvolvida, como exemplo: abraçar desafios, persistir nas dificuldades existentes, perceber que o esforço é o caminho para a excelência, aprender através das críticas e principalmente inspirações com o sucesso de outras pessoas que passam por uma situação semelhante a sua.

 Além disso, o foco principal é demonstrar os resultados através desses dois tipos que mentalidade, onde um acaba se acomodando demais as coisas e acabe conquistando poucas coisas sem dar o seu verdadeiro potencial, já o outro demonstra que através dessa mentalidade é chega rapidamente ao caminho do sucesso. Outro assunto abordado é em relação ao mundo competitivo, uma análise geral sobre os nossos comportamentos diante a esse tipo de situação e de como ela pode contribuir ou não para o aumento do nosso aprendizado, e isso claro, em diferentes cenários - escola, trabalho, família, entre outros -. 


"Não apenas os genes e o meio ambiente cooperam entre si à medida que nos desenvolvemos, como os genes necessitam da contribuição do meio ambiente, a fim de funcionar de maneira adequada."

 Confesso que, em vários momentos eu pensei em abandonar a leitura, mesmo sendo algo repleto de novos conhecimentos eu senti a leitura um pouco mais arrastada e um caminhão enorme de informações que foram abordadas mais como objetivo de estudo em si. Além disso, assuntos tímidez e amizade senti pouco comentados pela autora. Entretanto, em alguns capítulos sobre a cerebrologia e autopercepção me fizeram refletir sobre determinadas situações que acabo passando e como me perco nelas, em si, não é algo que vai transformar sua vida, mas pode ajudar em algumas questões. 

  A edição da Companhia das Letras ficou simples, mas que deu um charme incrível no livro, inclusive me apaixonei demais pela capa com algumas características minimalistas. Enfim, resumidamente, quem é apaixonado por psicologia ou é estudante vai gostar bastante de conhecer mais sobre essas pesquisas da autora, ademais, aprender através de derrotas e vitórias e entender o quão necessário é ter uma mentalidade para o crescimento.

Até mais, pessoal!
 Lu 💜

Nenhum comentário

Postar um comentário

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...