Redação Infalível

O
i, amigos! Como estão? Por aqui está tudo tranquilo, mesmo com uma semana sendo tão cansativa e repleta de problemas pessoais, mas cá estou eu para apresentar um livrão-coisa mais-linda-desse-mundo para vocês! E se você é vestibulando, como eu, tenho certeza que irá adorar ler essa resenha. 

Título: Redação Infalível
Autoras: Débora Aladim
Editora: Objetiva (cortesia)
Páginas: 115
Edição: 1
Lançamento: 2019
Sinopse: Em primeiro lugar: estudar não precisa ser difícil. Este é um livro de apoio, escrito por uma pessoa real para pessoas reais pessoas complexas e confusas. Como diz o título, ele trata de redação, métodos de estudo e o nosso querido Enem Vou ajudar você a vencer o medo que muitas vezes nos impede de estudar, além de ensinar técnicas e sugerir dicas para tornar mais simples sua jornada de aprendizagem. Afinal, estudar não precisa ser difícil. Quero provar para você que organizar os estudos é possível, que existem métodos e ferramentas próprios para isso, além de auxiliá-lo a administrar seu tempo e neutralizar suas angústias e expectativas antes de uma prova.





Resenha:

Para quem não conhece, Débora Aladim é uma estudante de História na UFMG e possui um canal no youtube com temáticas relacionadas a estudos e com várias explicações de contextos históricos. De modo geral, eu acabei optando em conhecer a escrita dessa autora porque ela é a minha salvação no momento, conheço desde 2015 e até hoje sou um verdadeiro assíduo dos vídeos que posta.

A ideia principal desta obra é aconselhar as pessoas que estão na escola, no cursinho ou na faculdade para serem mais organizadas com os seus métodos de estudo."Redação Infalível" tem um lado mais pessoal, algo mais auto-ajuda, com dicas de motivação, calma, memória e principalmente dicas para argumentar melhor em textos dissertativos com temáticas sociais.



Em seu sumário temos a divisão de três partes, nelas temos: Como estudar, A redação e Na hora da prova. A primeira parte é constituída por dicas de como começar a ter um hábito e também como ter anotações e resumos mais eficientes, foi na verdade, a parte que mais me cativou, até por quê consegui reconhecer meus erros perante algumas coisas - exemplo: anotar muita coisa desnecessária que duravam três páginas, o que poderia ser escrito em apenas uma, pasmem -. Já na segunda parte, é a mais temida pelos estudantes, a famosa redação no modelo ENEM, através do passo a passo, as principais competências e como fazer uma Introdução, Desenvolvimento 1, Desenvolvimento 2 e Conclusão com referências históricas ou até mesmo com séries, livros e filmes, é um material complementar necessário.

"E sua motivação inicial será a energia que não deixará você desistir dessa missão, por mais árdua que possa parecer."
Na terceira parte é algo mais voltado para um estimo ao estudante, sobre como manter a calma para determinada prova, como administrar o tempo, dicas literárias e na parte final tem um texto, no qual sempre quando me sinto pra baixo eu leio e lembro do meu sonho, que caso vocês não saibam, é cursar medicina. É um livro curto, porém necessário para quem precisa de um suporte para os estudos, ademais, em relação ao design gráfico do livro eu posso afirmar de coração que ficou incrível, com inúmeras ilustrações e fontes bem chamativas. Fico muito feliz em saber que a Débora está crescendo cada vez mais e ter o seu livro publicado é um tremendo orgulho para quem acompanha o trabalho dela há um tempinho já.


Bom, em suma eu aconselho esse livro pelo fato da temática principal, caso você também esteja desmotivado com algo que esteja acontecendo em sua vida em relação a pressão da faculdade e até mesmo familiares - sim, isso não era pra ser tão comum, porque na verdade a família deveria ser um suporte, falo isso como relato pessoal - e até mesmo em si mesmo. Totalmente indicado e ah, um spoiler rapidinho, mas não conta pra ninguém, tá bem? A Débora separou cem temas relacionados a saúde, segurança, educação, entre outros para que possamos praticar.

Até mais, pessoal!
 Lu 💜

2 comentários

  1. Estou me preparando para o Enem e mesmo gostando muito de ler e escrever, fazer redação é um desafio para mim. Já acompanhava o canal dela e as dicas de redação, fiquei em dúvida se valeria a pena comprar já que no canal dela já tem muita dica!
    Tirou muitas dúvidas minhas sobre o que tem no livro!
    Sucesso!
    https://sonhoemnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Comprei hoje e estou ansiosa para ler logo :)

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...