Quarto

Título: Quarto
Autora: Emma Donoghue
Editora: Verus (cortesia do Grupo Editorial Record)
Páginas: 350
Edição: 5
Lançamento: 2016
Sinopse: Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la. O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.
Resenha


“Boa noite, durma bem, não deixe os percevejos picarem ninguém.” – página 57

Jack é um garotinho de 5 anos que nasceu e cresceu no Quarto, o único lugar do mundo que ele conhecia. Para ele, as coisas da TV não eram reais, e a única pessoa de verdade que ele já tinha visto e tocado era sua Mãe. Mas, quando Jack completa cinco anos, a Mãe lhe conta que o Quarto é apenas um pedacinho do mundo, que há muitas coisas Lá fora, e que eles precisam descobrir um jeito de fugir do Quarto, ou o Velho Nick, o homem responsável pela tranca na porta e as paredes à prova de som, pode fazer muito mal a ambos.

Acho que a Mãe não gosta de falar dele, pra não ficar mais real. – página 31

Antes disso, a vida de Jack e da Mãe se resumia em rotinas, faxinas no Quarto às terças-feiras, exercícios físicos e brincadeiras todos os dias e a espera de um presente no domingo. Agora, eles pensam em planos de fuga e no que podem encontrar do lado de fora. Mas a rotina e o Quarto são as únicas coisas que Jack conhece, e o mundo exterior pode ser algo tremendamente assustador para ele.

O livro é narrado por Jack, então é uma narrativa inocente e um tanto infantil, mas também esperta. Ele é um garotinho muito inteligente e observador, então há muitas descrições sobre o Quarto, as coisas dentro dele e sobre o que a dupla principal do livro faz todos os dias, o que pode não agradar os leitores que gostam de uma narrativa mais rápida. Há também descrições sobre as novas descobertas dele, sobre seus pensamentos e seus sentimentos. Foi incrível descobrir o mundo juntamente com Jack, mas também foi triste, pois ele se sentia perdido num mundo que era completamente novo para ele, e também me sentia triste pela Mãe, que ficara presa por tantos anos, e que fazia de tudo para proteger o filho.

Gostei bastante dos personagens, é impossível não sentir afeição por ambos e o desespero dos dois nos momentos mais tensos, mas eu cheguei a me irritar um pouco com ambos. A Mãe chegava a perder a paciência muito rapidamente com Jack, querendo que ele aceitasse seus planos de fuga na mesma hora, sendo que ele havia acabado de descobrir que havia um mundo fora do Quarto. E Jack, mesmo sendo uma criança, me irritou com seu egoísmo em alguns momentos. Entendo que ele era apenas uma criança, e que seu mundo, até então, era o Quarto, e que ele queria ficar ali para sempre, pois era a única coisa que conhecia, mas Jack parecia não se importar com os sentimentos da mãe, e o desespero dela em relação à segurança deles.

Enfim, é um livro que deveria ser lido por todos (só acho), não só por ser contado pelo ponto de vista de uma criança descobrindo o mundo, mas também pelo fato de essa criança ter sido privada de conhecer o mundo desde que nasceu. É um livro que vale muito a pena ser lido, mas ele tem uma carga emocional um tanto grande, então é bom estar preparado quando for lê-lo. Adorei conhecer o Jack, e a Mãe também, por mais que ela tenha feito algumas coisas ao longo da história que deixaram a desejar (mas nós tentamos entender, né?). Gostei do desfecho da história, acho que não poderia ter sido melhor, e foi um desfecho tanto para Jack e para a Mãe quanto para nós, os leitores.


12 comentários

  1. Oi Dryh, tudo bem?
    Ah, essa história me marcou muuuito que nem sei explicar direito. Assisti ao filme primeiro, mas não influenciou em nada na minha leitura. Filme e livros são maravilhsos e eu espero poder reler novamente, assim como rever o filme. Fiquei apaixonada mesmo!!!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi Dry, este livro está na minha estante desde 2013 e eu unca dei atenção para ele, até começarem as divulgações do filme. Ainda não li, mas com certeza, será uma das minhas próximas leituras e tenho quase certeza que vou apreciar. Acho que este ponto de vista do Jack irá me devastar, mas por minha conta e risco, vou me jogar nesta aventura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Quando esse livro foi lançado eu não tinha tido nenhum interesse em fazer a leitura, porque não tinha me chamado atenção, mas agora com isso do filme que tá para sair, parece que todo mundo resolveu ler para saber um pouco mais sobre a estória. Até queria poder ler sabe? Mas eu acho que no momento eu não vou pegar para fazer a leitura não. Espero poder ler assim que tiver um tempo a mais, porque eu tenho uma lista imensa para ler ainda. Mas mesmo assim quem sabe até compro na Bienal de SP. Vamos ver né? Mas adorei sua resenha e achei que foi muito bem desenvolvida e bem explicada como sempre. Continue assim amiga.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/resenha-sempre.html

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Eu estou na reta final da gravidez, e só de imaginar o que essa personagem passou já entristece meu coração, ser abusada por anos e ainda engravidar do agressor, passar os 9 meses de gravidez dentro de um quarto sendo mal tratada, ver o filho nascer e crescer ali, alguém que é capaz de fazer uma barbaridade dessa com uma mulher ou vice-versa merece uma morte dolorosa, ou provar do proprio veneno. Estou louca para ler o livro e assistir o filme, mas vou esperar o baby nascer, não quero passar para ele a tristeza que vou sentir ao ler o livro.
    Acho que deve ser ainda mais intenso ver tudo pelos olhos do pequeno Jack.
    Eu simplesmente amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  5. Eu levo muito a sério qualquer blogueiro que diz: "é um livro que precisa ser lido por todos". Somente livros que abordam temas humanos, temas importantes, temas emocionantes... estão incluídos nesse tipo de fala (rs). Eu me interessei pelo livro há muito tempo, mas esqueci dele. Depois que foi adaptado para os cinemas, voltou à tona e agora assumo que preciso me mexer e ir atrás do meu exemplar. Acho que vou gostar muito do modo como a autora conseguiu dar vida e voz a esses dois personagens que só têm um ao outro – e o que a fantasia é capaz de criar nesse quarto.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Eu assistir ao filme meses atrás e curti como o diretor conseguiu manter a perspectiva do menino como ponto central. O único problema, do filme, não sei se no livro ocorre o mesmo, é que após o ponto de virada na metade o ritmo cai consideravelmente. Eu sei que o ponto era focar a vida deles após o evento em questão, mas ainda assim a ausência de mais algum conflito interessante acabou prejudicando um pouco a experiência para mim.

    Abraços,

    Rodrigo Lopes.

    www.literaturaempauta.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Dryh *--*

    Estou doida para ler esse livro só pelas suas impressões fiquei meio em choque menina, não sabia que era narrado pelo ponto de vista da criança deve ser muito emocionante pois desde que nasceu ele conhece só essa realidade.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Dry!
    Não sei se teria emocional pra ler uma história dessa, pois iria me imaginar o tempo todo na pele dessa mãe.
    Fiquei bastante curiosa com essa história desde que vi o trailer do filme. Não sabia sobre esse livro, e agora minha curiosidade ficou ainda mais aguçada.
    Espero criar coragem para ler em breve.

    Sexteto Literário

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Nossa, eu li esse livro recentemente e fiquei impressionada com a trama, não imaginava que trazia uma carga emocional tão grande assim. O livro é lindo, intenso e emocionante na medida certa. Foi um livro inesquecível.
    Bjks!
    Histórias Sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Oi Dryh, tudo jóia?
    Esse livro é muito lindo! Eu li no começo de 2015 e considero um dos melhores lidos do ano passado, e com certeza vou levar essa história para sempre, pois fiquei completamente envolvida com a história do Jack e sua Mãe, um livro tão tocante e intenso. Eu senti muitas emoções durante a leitura, momentos de alegria e tristeza, de angústia e reflexão, e achei simplesmente cativante acompanhar a descoberta do mundo aos olhos de Jack, com sua sensibilidade tão tocante e a sua inocência. Ainda não tive a oportunidade de assistir o filme, mas estou muito ansiosa pra ver, especialmente depois de ver no trailer “Uma adaptação do livro feita com maestria”, o que me deixou muito animada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!! :)

    Bem, aconselhas a todos e achas que deve ser "obrigatório"!? Fiquei curioso!! ahah :)

    A carga emocional "assusta" um pouco, mas talvez eu depois o elia (ate estou a precisar de um livro do genero!!) :)

    Ah! Não sei bem é se é bom ou mau quando se gosta do final... E quando e bom para as personagens!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  12. Oiee! Já tinha visto a capa deste livro algumas vezes, mas não lembro de ter lido resenhas sobre ele. Achei super interessante e com certeza é uma leitura que farei. Fiquei emocionada com sua resenha imagino com a leitura do livro.

    Um super abraço pra ti!

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...