O céu é logo ali

Título: O céu é logo ali
Autora: Lilian Farias (cortesia)
Editora: Divas
Páginas: 116
Edição: 3
Lançamento: 2014
Sinopse: O céu é logo ali se desenvolve em um turbilhão de sentimentos, em facetas representadas por duas personagens e o que as cercam, com desejos, sonhos, lembranças, descobertas e inquietações marcando um encontro em que histórias paralelas se unem pelo mesmo ideal- liberdade! Mas, o que é a liberdade? O que aprisionava Dolores e Clarice para que o encontro pudesse salvar suas almas encarceradas? Ao adentrarmos nos mundos distintos dessas duas jovens, mergulhamos numa profusa miscigenação de anseios, lutas, estratégias de sobrevivência. A história de duas mulheres que unidas pelo destino resolvem aflorar todo fluxo de sobrevivência do ser , do corpo, da alma, da mente, que advém quando se é permitido ser livre. Liberdade, essa, assemelhada a quem saboreia o vôo das borboletas.
Resenha

Dolores é uma mulher solitária, sem família, sem hobbies, sem sonhos a serem alcançados, e seu único amigo é um rapaz esquizofrênico que pensa que ela é a sua esposa. Mas ela sente uma necessidade muito grande de liberdade, e, aos poucos, ela vai descobrindo pequenas coisas que a fazem demasiadamente feliz, como pingos de chuva, e o sentimento de ser livre.

Conhecemos também Clarice, uma mulher que sempre tivera tudo: notas altas, um namorado perfeito que os pais apoiavam, era amada por todos e conseguia realizar todos os seus caprichos com um sorriso. Mas a vida lhe deu uma rasteira, e, agora, ela não sente vontade de viver, tudo o que quer, é a liberdade de ir embora.

Nos olhos, não encontrávamos mais tempestade, só esperança. Ergueu-se, abanou para o amigo, virou as costas e, em doce gargalhada, sentiu-se borboleta. – página 17

Duas mulheres totalmente diferentes, mas com um desejo em comum. Ambas querem ser livres, ambas querem abrir as asas e voar para longe, onde poderão, finalmente, ser quem são.
As histórias são contadas simultaneamente, e, ao mesmo tempo em que vai nos apresentando Clarice e Dolores, a autora também menciona e conta sobre os personagens secundários, pais, amigos, namorado, etc. Gostei disso, a autora não focou só nas protagonistas, mas deu um espacinho para as pessoas ao redor delas também. Mas achei que isso ficou um pouco confuso, pois numa hora estávamos acompanhando Dolores, e, então, sem aviso nenhum, já estávamos em outro lugar, com outro personagem.

Que bom que ainda restam os sonhos. – página 82

Outra coisa que também me incomodou foram os erros, não sei se de revisão, mas eles estavam lá. Eram pequenos, mas não foram um ou dois, foram vários, e isso me incomodou. Não chegou a atrapalhar muito a leitura, até porque o livro (infelizmente MESMO!) é pequeno, mas achei que era necessário mencionar.

A escrita da autora é poética, é suave e nos faz refletir com as metáforas e figuras de linguagem que usa, e eu, por mais que não seja muito fã de escritas assim, gostei bastante do que encontrei aqui. Mas eu só consegui gostar dos personagens (de todos) no final, nas últimas páginas, para ser mais precisa, então fiquei decepcionada quando o livro acabou *-* queria muito que ele fosse maior...hehe’

Morra e ressuscite. Esse é o seu caminho. Essa é a sua história. – página 18

O que eu mais gostei no livro foi o final, apesar de eu ter ficado um pouquinho confusa de início, mas logo o entendi. Acho que não havia jeito melhor de finalizar o livro, e adorei o jeito que a autora fechou a história. Gostei mesmo.
Enfim, é isso. O livro é muito bom, mas faltou bastante para ele se tornar um favorito, porém, é uma obra que eu recomendo aos amantes de uma boa poesia, e de uma história libertadora.


15 comentários

  1. Oi Dryh, já ouvi falar muito dessa história. Que bom que você gostou do livro, apesar dos pontos negativos. Enfim, não sei se leria esse livro no momento, mas irei anotar para quem sabe venha conferir ou mesmo indicar em outras oportunidades.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi Dryh, eu li esse livros há poucos dias e gostei muito. Eu não fiquei confusa com a troca na hora de mostrar a história das personagens, logo de cara eu consegui identificar a diferença quando se falava de uma ou de outra. Achei o final desse livro maravilhoso, a maneira como a Lilian ligou as duas foi muito bonita. A escrita da autora é encantadora e eu me apaixonei pelo livro.

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?
    Sobre este livro, não tenho nem palavras mais hahhaaha eu já li e também resenhei, foi um dos melhores que li referente ao tema que a Lilian escolheu, me cativou completamente e espero reler várias vezes ainda.
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Olá, Dryh.
    Eu já li um livro da autora e gostei da história, mas faltou alguma coisa também e uma coisa que me chamou a atenção foram os erros de revisão. Que pena que aconteceu nesse também. Então acho que não leria esse. Apesar da capa ser linda, a história não me atrai tanto e esse negocio de mudar as histórias sem aviso, é um ponto que me faz não querer ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi tudo bem?
    A autora me é familiar, acho que já li outra obra dela. De cara gostei da capa, simples, mas bonita. Apesar de se mostrar uma história simples, as situações e sentimentos passados parecem ser bons, como a autora falou através da personagem pequenas coisas são capazes de nos deixar feliz. Eu também tenho esse sentimento quando o livro é pequeno, quando sabemos que a história poderia ter sido mais desenvolvida. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oiii.
    Que coincidência, iniciei este livro ontem a noite, li duas ou três paginas só pois estava tarde, mas já percebi que será o livro mai diferente e especial que lerei neste primeiro semestre do ano, não tenho dúvidas de que a Lilian vai me passar belas mensagens com este livro e com sua narrativa poetica.
    Estou ansiosa para entrar de cabeça na trama da Clarice e Dolores.

    Beijo, Vanessa - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Dryh!
    Adorei a premissa do livro e pretendo ler! Acho super importante prestigiarmos autores brasileiros, isso é uma forma de valorizarmos nossa cultura!
    Gosto muito de romances escritos com a linguagem mais voltada para a poesia, esse tipo de leitura me atrai bastante!
    Pena que faltou uma revisão melhor aos errinhos que você mencionou, heim!? E quanto ao final, fico feliz que tenha sido bacana!
    Valeu a dica!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. A-D-O-R-E-I a capa super fofa! Nossa, to inlove, de verdade!
    A Dolores me parece uma personagem muito deprimente, não sei se gosto disso. E não sou muito fã de narrativas poéticas, metaforas e coisas do tipo. Sim, eu tenho preguiça de ficar pensando muito hahaha Uma pena o livro ter ganho só 3 estrelas,apesar de ser uma classificação boa ainda, sempre me desanima isso um pouco.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Não gosto muito de escritas desse estilo, mas ao mesmo tempo acho lindo, sabe? hahaha Leio de vez em quando, mas não é algo que eu leria sempre. Gostei de saber mais sobre esse livro, ainda não tinha visto nenhuma resenha, mas conheço a autora por causa do blog e gosto bastante do trabalho dela.
    E que capa fofa!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Dryh!

    Infelizmente é uma pena os erros na revisão, por mais que sejam pequenos e até bobos, quando constantes, acabam mesmo incomodando o leitor, raramente costumo notar erros, mas quando é algo que se repete fico sim incomodada. Acredito que a autora poderia ter dado talvez uma pausa maior para mostrar que o foco era outro personagem, para que o enredo não ficasse confuso, sabe? Mas entendo seu ponto de vista e por mais que seja um livro que tem boas qualidade, e um ar poetico, não sei se eu de fato leria, talvez mais para frente, mas no momento não. Mesmo assim, adorei conhecer sua opinião, que destacou bem os pontos positivos e negativos do livro.

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  11. Oi Dryh!

    Que capa linda! Meu sonho é ter um desenho desse na parede do meu quarto. rs
    Não adianta, erros de ortografia e de digitação acabam incomodando a gente mesmo, principalmente quando estão em grande quantidade. Um ou outro é normal deixar passar, mas né... Revisão tá aí pra isso.
    Gosto muito de livros que contam histórias de dois personagens diferentes, mas me irrito completamente quando muda a narrativa de um para o outro sem aviso prévio, não tem como não ficar confuso.
    Que bom que o saldo final foi positivo, pelo menos.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  12. Que capa mais fooofa!
    Gostei dessa história, estou me interessando por histórias assim ultimamente, deve ser a fase.
    Adoro escritas poéticas e metafóricas, acho que eu vou gostar muito desse livro.

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir
  13. Ei, tudo bem?
    Gostei bastante da resenha, mas a premissa não me chamou atenção. Não é o estilo de livro que leio, e os pontos negativos que abordou me desanimou mais ainda. Mas ainda sim, espero que quem for ler aproveite bastante.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  14. Oie, Dryh! Eu achei a premissa muito interessante e fiquei bem curiosa, meu único medo é que a leitura se torne cansativa, pois pelo jeito é uma história mais lenta. Os erros de revisão não me assustam, mesmo que eu prefira sem eles, é claro. rs
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  15. Oi Dryh, só a confusão que vc sitou entre as histórias já me faria não ler o livro e o fato de vc só se apegar aos personagens no final confirmou que essa história não é para mim. Mas ainda assim você gostou né, e até queria que o livro fosse maior, bom, talvez eu folheie o livro antes de decidir ler ou não mas amei a capa e o nome :)

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...