Holy Cow

Título: Holy Cow
Autor: David Duchovny
Editora: Galera Record (cortesia)
Páginas: 208
Edição: 1
Lançamento: 2016
Sinopse: Elsie Bovary é uma vaca muito feliz em sua bovinidade. Até o dia que resolve sair sorrateiramente do pasto e se vê atraída pela casa da fazenda. Através da janela, observa a família do fazendeiro reunida em volta de um Deus Caixa luminoso – e o que o Deus Caixa revela sobre algo chamado “fazenda industrial” deixa Elsie e tudo o que ela sabia sobre seu mundo de pernas para o ar. A única saída? Fugir para um mundo melhor e mais seguro. Assim, um grupo para lá de heterogêneo é formado: Elsie; Shalom, um porco rabugento que acaba de se converter ao judaísmo; e Tom, um peru tranquilão que não sabe voar, mas que com o bico consegue usar um iPhone como ninguém. Munidos de passaportes falsos e disfarçados de seres humanos, eles fogem da fazenda e é aí que a aventura deles alça voo – literalmente. 
Resenha

É lá que a vida acontece – no pasto. – página 14

Elsie é uma narradora incomum. Ela é uma vaca, literalmente. Sua vida era simples e sua rotina comum no pasto, junto com sua amiga Mallory, até que ela vê uma notícia na televisão que vira seu mundo de cabeça para baixo. Antes, Elsie ficava se perguntando o por que de ter sido abandonada pela mãe, que ela tanto amava, mas agora ela entende. A mãe fora tirada dela, e vendo aquelas imagens horríveis na TV (que ela acreditava ser um Deus), Elsie já imaginava o que havia acontecido com a mãe, e o mesmo iria acontecer com ela um dia.

Sendo assim, ela decide fugir para a Índia, onde vacas são sagradas. Lá ela estaria segura. Mas como faria para atravessar o mundo sozinha? É aí que entram Shalom, um porco judeu, e Tom, um peru vaidoso que não sabe voar. Shalom quer ir para Israel, pois lá as pessoas não comem porcos (na verdade, os odeiam), e Tom quer ir para a Turquia, pois é o seu sobrenome, e ele espera conseguir fugir das celebrações do dia de Ação de Graças. Juntos, o trio implacável embarca numa aventura em busca de liberdade, mas acabam descobrindo várias outras coisas.

Pensei em quão sortudas essas vacas eram de ter nascido na Índia e de poder viver lá. E então me perguntei: Por que não eu? E pensei: POR QUE EU NÃO POSSO IR PARA A ÍNDIA? – página 68

E é claro que eu não vou contar que coisas são essas, mas acho que posso dizer que o livro é incrível. Ver o quanto os personagens aprendem durante a jornada, como percebem que nem sempre as nossas expectativas são alcançadas, mas que ainda assim não podemos desistir e devemos continuar em frente. Sem contar que eles são muito inteligentes e umas figuras, é impossível não gostar dos três.

Era verdade. Era tudo verdade. Eu era uma rainha. – página 185

A narrativa da Elsie é muito divertida, adorei o jeito que ela conta a história, é irônico e sarcástico, sem contar as piadas que ela faz de vez em quando, e também o fato de a protagonista interagir com o leitor, fazendo com que a leitura nos prenda ainda mais na história. O livro não é cansativo em momento algum, pelo contrário, acaba num piscar de olhos. As cenas são muito engraçadas, e imaginar uma vaca, um porco e um peru viajando pelo mundo é hilariante.

A crítica por trás da história me pegou de jeito, e mesmo já tendo finalizado o livro há dias, ainda estou pensando muito em tudo o que aconteceu nesse livro. Elsie vendo a notícia na TV, os milhares de animais que são maltratados e presos em gaiolas até o dia de seu abate, o fato de as pessoas se odiarem por seguirem crenças diferentes, e, o principal e mais importante: a amizade.

Enfim, o livro é muito bonito, mas não pensem que é para crianças por causa da capa, não, viu. Pode-se dizer que a Elsie é um pouco boca suja, e essa é uma das melhores qualidades dela...hehe’ Gostei especialmente do final do livro, que conseguiu me pegar de surpresa e me senti satisfeita ao finalizar o livro. Realmente gostei.

 

15 comentários

  1. Oi Dryh, tudo bem? Eu já li esse livro e confesso ter me surpreendido bastante com a narrativa. E na verdade nem estava esperando que iria lê-lo, e é claro que acabei me encantando pela narrativa inovadora e ainda mais divertida. Também achei o livro muito bonito, e ele pode ser lido por todas as idades. Elsie é sensacional haha Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  2. No início imaginei que seria um livro infantil, mas ao ler a resenha fui percebendo que deve ser humorístico, achei engraçado e legal esse trio que se formou na história. Muito boa a resenha!
    Beijos!
    http://virandoamor.blogspot.com.br/2016/03/inscricoes-para-o-booktour-do-livro.html

    ResponderExcluir
  3. Oi Dryh, eu achei a ideia de colocar a protagonista como sendo uma vaca, muito engraçada. Eu acho que daria altas gargalhadas no decorrer da história mas pelo que você falou o livro não é apenas comédia, tem uma certa crítica e uma mensagem que vale á pena a leitura. Quero conhecer essa história também

    ResponderExcluir
  4. Oi Dryh, fiquei interessada no livro, guardada as devidas diferenças a história me lembrou "A revolução dos bichos". Claro que também gostaria de ler o livro por causa do autor que sou super fã desde arquivo X.
    Abç,
    Boo Nina
    http://www.rascunhocomcafe.com/2016/02/o-orfanato-da-srta-peregrine-para.html

    ResponderExcluir
  5. Uaal, que livro legal, não sei porque lembrei do filme "Nem que a vaca tussa,kkk Desde o lançamento desse livro fiquei doida pra saber do que se tratava, até ler sua resenha, fiquei muito interessada e espero ter a oportunidade de conhecer o livro! Esse trio de amigos parecem ser super engraçados .

    Beijos
    www.apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oii!!

    Eu não conhecia k livro e que amor ! Acho que não tem dessas de livros infantis. Eu particularmente adoro! Porque as mensagens são tão claras que é impossível não gostar né? Achei interessante a crítica por tras do enredo e acho que essa narrativa mais divertida, dá o tom certo para o livro.
    Gostei!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? :)
    Já tinha visto a capa desse livro mas nunca me interessei, porque pensei que fosse auto-ajuda ou algo do género. Nunca imaginei que a protagonista seria realmente uma vaca. Fez-me lembrar aquele filme da fuga das galinhas, conhece? E pelo que vejo, esse também daria um último filme de animação, mas para adultos, visto que a "vaquinha" diz asneiras.
    Quero ler hahahaha
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  8. Olá Dryh,
    Estou muito curiosa para ler esse livro, pois a crítica presente nele parece ser muito forte e boa. Gostei muito de saber que mesmo concluindo o livro há dias você ainda tem pensado na história, isso é bacana, pois mostra que ela ficou gravada em ti.
    Acho que nada me desagradará nessa leitura.
    Obrigada por me presentear com essa resenha.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa, essa leitura pelo que percebi é um belo tapa na cara, ein? Que tema incrível e reflexivo. Eu recebi a obra e já estou ansiosa para ler. Adorei que é narrado pela vaquinha, deve ser muito divertido mesmo, ein!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  10. Esse é um livro que eu não me vejo comprando, porém a premissa é sensacional e de um bom tema para pensar. Morro de rir com filmes de animações de bichos e imagino como esse livro deve ser engraçado e na curiosidade em como se dá o sarcasmo da senhorita boca nem tão limpa!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Dryh...
    Que bom saber que gostou tanto do livro. Estou com ele em casa e será uma das próximas leituras. Todos falam sobre esse humor sarcástico mesmo, que está presente no livro. Imaginar esse animais viajando deve ser bem divertido de fato. Estou muito curiosa pela leitura. Adorei saber sua opinião.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ola Dryh lindona eu amei essa capa, adoro livros narrados por animais, ainda mais regado a uma narrativa que trabalha o humor e a ironia na dose certa fazendo o leitor refletir. Estou curiosa com as aventuras desse trio. Espero ler em breve. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Olha, isso é novidade para mim, uma narradora vaca! hahaha Achei hilário! E o sobrenome dela, gente, adorei isso! Não conhecia a obra, mas só de ler a sua resenha, já me apaixonei. Achei incrível a ideia de usar um animal para fazer críticas a sociedade, pois isso faz com que o leitor observe as coisas de um outro ângulo. Amei, já está na minha lista!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Eu assumo que achei que fosse um livro infantil por causa da capa kkk' Tanto que ignorei o livro e não parei para ler a sinopse. Mas gostei bastante da sua resenha e achei um livro diferente por trazer animais que são protagonistas. Achei bem interessante e já quero ler.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  15. Olha, a primeira vista esse não é nem de longe um livro que eu leria...
    Talvez assistisse uma animação e tals, mas ler acredito que não. Pré conceitos a parte fiquei curiosa por essa narrativa sarcástica e divertida que me faz pensar que talvez essa leitura leve e alegre possa ser uma boa pedida entre um drama denso e outro.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...