Amanhã - quando a guerra começou

Título: Amanhã – quando a guerra começou
Autor: John Marsden
Editora: Fundamento
Páginas: 256
Lançamento: 2008/2013
Sinopse: Ao voltar de uma semana de acampamento, Ellie e seus amigos descobrem que a cidade em que viviam foi invadida por um inimigo desconhecido. Suas famílias foram aprisionadas e uma guerra está acontecendo em seu país. Agora, eles estão sozinhos em uma cidade sitiada, lutando para descobrir o que aconteceu com seu país e tentando sobreviver.
AMANHÃ é a história de uma aventura extraordinária em tempos extraordinários, em que esconderijos, explosões e fugas passam a fazer parte da rotina desse grupo de amigos. Sozinhos e sem ter para onde ir, Ellie e seus amigos vão precisar de toda a coragem e ousadia para sobreviver. 


Resenha

Mas, por enquanto, vamos supor que tudo seja verdade. Que nós tenhamos sido invadidos. Pode ser que estejamos em guerra. – página 66

Ellie mora em Wirawee, uma cidadezinha rural na Austrália. Ela e sua melhor amiga, Corrie, tiveram a ideia de acampar no Dia da Comemoração, quando grande parte da cidade festejava numa feira com parque de diversões. Elas chamaram outras pessoas, alguns amigos próximos, e então foram para o Inferno, um lugar onde ninguém nunca pisou antes, com exceção de um erudita que, provavelmente matou sua esposa e filho. Eles então passam dias naquele paraíso, onde deixam de lado toda e qualquer preocupação que tenham. Porém, nos últimos dias, eles veem dezenas (ou centenas) de aviões voando baixo, com as luzes apagadas, em direção à cidade.

Nós pensávamos que éramos os primeiros humanos a invadir este local, mas os humanos já haviam invadido tudo, em todos os lugares. Não era preciso entrar caminhando num lugar para invadi-lo. Nem mesmo o Inferno estava imune. – página 40

Ao voltarem para Wirawee, os amigos percebem que todas as casas estão vazias, a energia foi desligada e nenhum aparelho pega. Os animais morreram de fome ou sede, e soldados estrangeiros passeiam pelas ruas armados com rifles gigantes e crueldade estampada no rosto. A população está contida na feira, onde holofotes enormes e carros blindados os cercam, e as casas e comércio foram saqueadas. Ellie e seus amigos são um dos poucos grupos de sobreviventes livres, e decididos, sabem que precisam fazer alguma coisa.

Não me sentia uma criminosa, mas tampouco me sentia uma heroína. – página 193

Já faz muito tempo que estou de olho nessa série, bem antes de criar o blog. Já vi o filme umas três ou quatro vezes, então fiquei ainda mais animada quando o livro chegou. Ficava naquela expectativa muito grande, esperando que as melhores partes chegassem ou aquela cena emocionante acontecesse. O livro é ainda melhor que o filme, e eu pensei que isso não seria possível, pois Amanhã foi um dos melhores filmes que eu já vi, e olha que os protagonista não têm mais de 18 anos.
Amanhã é um daqueles livros que você não consegue largar até que acabe, cheio de ação e com personagens que surpreendem o tempo todo. Eles são fortes, corajosos, estão determinados a salvar suas famílias e expulsar os inimigos do solo onde cresceram, mas ao mesmo tempo, morrem de medo do que está acontecendo e de perderem uns aos outros, afinal, eles são adolescentes. O livro é muito realista, e é narrado em parte por Ellie, então realmente parecia um relato de sobreviventes. A ação está presente o tempo todo, e estes momentos deixam até a sua sobrancelha arrepiada, pois são descritos de tal forma e acontecem de tal maneira que quase nem dá para acreditar, o leitor vibra quando os personagens fazem coisas incríveis, e se emocionam quando os mesmos fracassam ou precisam dizer adeus.

Minhas emoções estavam numa outra caixa e, durante aquela caminhada, eu tentei mantê-las trancadas com todas as minhas forças. – página 75

Ellie é uma personagem maravilhosa, mas o destaque vai para Homer e para os outros personagens secundários. Homer é aquele adolescente que parece não querer nada com nada, apronta o tempo todo e vai mal na escola, porém esconde sua inteligência e surpreende nos momentos mais interessantes. Corrie é a melhor amiga de Ellie desde sempre, e levou seu namorado junto na aventura, Kevin, um rapaz mal humorado e um pouco medroso; Fin é a princesinha que esconde uma guerreira, uma moça que cresceu entre babados e muito cor-de-rosa na parte mais rica da cidade, mas ela é muito mais corajosa do que aparenta; Lee é um rapaz que Ellie sempre teve interesse em conhecer, então o chamou para acampar mesmo sem o conhecer direito, ele não parece muita coisa em comparação à Homer, que também é o cabeça do grupo e dono das ideias mais loucas e perigosas, mas também é um guerreiro e tanto; temos também Robyn, uma menina que parece inocente no início e que vai ficando cada vez mais forte ao longo do livro, assim como os outros personagens. Eu diria que todos eles amadureceram e evoluíram se em comparação ao começo do livro, mas na situação em que eles se encontravam, acredito eu que qualquer um mudaria diante das atitudes que precisariam tomar.

Fiquei doida quando o livro acabou, e por mais que já soubesse o que aconteceria no final, ainda me emocionei um pouco e me surpreendi. Dizer que estou animada e doida para ler o próximo livro seria pouco. Eu super NECESSITO da continuação, e imagino que os próximos livros dessa série sejam ainda melhores que o primeiro. Estou muuito ansiosa para ter um pouco mais de Ellie e Cia, e mais ainda para saber como essa guerra vai terminar.

Estamos em guerra agora, e isso muda as regras. Essas pessoas invadiram nosso país e aprisionaram nossas famílias. Causaram a morte de nossos cachorros e tentaram matar vocês três. O meu lado grego entende essas coisas. No momento em que saíram do país deles e vieram até aqui, sabiam o que estavam fazendo. Foram eles que quebraram as regras, não nós. – página 91


30 comentários

  1. Olá flor! apesar de sua resenha estar super completa instigante, não sei se leria esse livro e acompanharia a série. Essa série me parece ser muito o estilo de livro que meu irmão leria. Vou passar a dica para ele. A capa é diferente, lembra HQ, outro estilo que não curto, mas meu irmão e minha filha amam...................... Repassarei a dica. bjs
    Eykler
    www.amorascompimenta.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dryh.

    Fiz um Twitter, vou te seguir, Me segue também???

    beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    https://twitter.com/rs_juliete

    ResponderExcluir
  3. Heeeloul Dryh ♥ Tudo bem?
    Tinha visto essas capas por aí, mas só agora parei pra ler uma resenha sobre ele (rs). A capa dele é linda demais (adoro esses desenhos caprichados), nunca te vi assim tão louca por um livro e esses comentários positivos a respeito da série e também acho que irei gostar muito da protagonista. Se ficar rica, lembra de mim e me manda esse livro HAUHAAHU.
    Beijos,
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. helouuul Luaan ♥ eu também adoro a capa dele, e tem um cheirinho tão bom ♥ haha'

      Excluir
  4. Oi Dry!
    Nossa, nao sabia que tinha filme desse livro? Sério?
    Eu já tinha visto outra resenha, e desde lá também fiquei curioso. Tem uma pegada meio distopica muito envolvente. Gosto de livros assim. E a personagem parece ser legal. KKKKKKKKK Sobre os secundários <3 Eu acho ótimo quando o autor desenvolve melhor os outros personagens que os proprios protagonistas. Me anima. Mas apesar de curioso, no momento eu não me aventuraria pq é serie, e já to tentando dar conta das que comecei KKKKKKK.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, sim ^^ eu também adoro quando o leitor desenvolve bem os secundários, histórias que giram em torno de um personagem só fica chata :/

      Excluir
  5. Olá, Dryh, tudo bem?
    Descobri recentemente que existia uma adaptação deste livro. Surtei, porque realmente não imaginava. Eu li Amanhã - Quando a Guerra Começou há alguns anos e lembro de ter adorado também. Pretendo continuar com a série? Sim. Porém, infelizmente, os livros da Fundamento são um pouco caros e todos sabemos que a saga é bem extensa. Sinceramente, os livros do John Marsden mereciam receber mais destaque no Brasil.

    Beijo,
    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. são meio carinhos mesmo, mas essa série acho que vale a pena...haha'

      Excluir
  6. Dryh!!!!
    Quando li a resenha desse livro pela primeira vez, faz muito tempo e foi o suficiente para adicioná-lo entre os que desejo ler um dia. Até esqueci dele, flor, mas ler a sua opinião me deixou eufórica! Me parece ser o tipo de livro que entretém e, também, nos faz entrar na história! Eu adoro distopias e não sabia que esse livro tinha até sido adaptado em filme. :O Fiquei super-curiosa! Adorei sua resenha.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olha eu sinceramente não tive muito prazer em ler esse livro não, mas eu gostei bastante da sua resenha e em como você falou sobre ela, até porque não conhecia ainda essa série. Já vi no site da fundamento, mas não tive interesse ainda de ler. Mas olha estou que nem vc, porque assim que terminei Spirit Animals eu fiquei louca pelo segundo e não me aguentei. COMPREI logo depois para poder ler a continuação, porque por enquanto só tem dois. Então pra mim tá mais sossegado. Mas espero que você venha a resenhar os outros da série para que eu possa conhecer mais sobre a história e quem sabe até me convença a ler.

    Enfim...Parabéns pela sua resenha, porque está ótima

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/02/resenha-um-milagre-chamado-grace.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou bastante curiosa para ler Spirit Animals, parece ser muito bom :)

      Excluir
  8. Não conhecia esse livro, mas pela sua resenha, parece ser muito bom! Já tem adaptação para filme? Nossa! =)
    Acho que verei o filme antes de ler o livro hehehe
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Não sabia do livro nem do filme, que história incrível... enquanto lia resenha só conseguia pensar que preciso ler esse livro.

    Jéssica - Coração Leitor

    ResponderExcluir
  10. Oiiieee Dryh hahaha
    Eu gostei muito da sua resenha, super completa e bem escrita, parabens... mas infelizmente o livro não faz o meu estilo, porem anotei aqui e irei passar para o primo, tenho certeza que o "pirralho" irá adorar ahaha

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa, não sabia que era uma serie e nem que tinha filme preciso ver imediatamente é bem o que eu gosto, essa cisa meio apocalíptica, amo isso.vou ver se acho o filme na internet.

    BEIJOSSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Dryh, tudo bem?
    Então, eu tenho alguns marcadores dessa séries nos meus guardados, acho que há uns 3 anos recebi alguns marcadores da Fundamento e até hoje não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, acredita?
    Enfim, assim de cara a história não me apeteceu, não me instigou, mas na medida em que fui lendo sua resenha em entusiasmo cresceu, os personagens ficaram mais nítidos na forma como você os descreveu e confesso que fiquei morrendo de vontade de saber o desfecho da série, de toda a história. Quem sabe não seria o caso de comprar todos os livros de uma vez e devorar, né?
    Obrigada pela resenha e dica, adorei!
    Beijos
    Viviane

    ResponderExcluir
  13. A editora Fundamento está de parabéns ao lançar tantos títulos atrativos para jovens leitores. Claro que servem para os "mais grandinhos", mas incentivar novos leitores é a grande facilidade que temos encontrado nessa grande visionária. Amei a história.

    Beijinhos
    Nara
    http://www.viagensdepapel.com/

    ResponderExcluir
  14. Eu não conhecia o livro , mais amei sua resenha , e já quero ler ele, super faz meu estilo de leitura , essa capa está linda !

    ResponderExcluir
  15. Nãao conhecia a série (é muito grande?), a proposta é muito interessante não leria agora (por pura falta de dinheiro rsrsrs).

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  16. Dryh não conhecia a série e amei a premissa , jovens cheios de coragem , mas com medo do novo e inexplicado. Um conjunto que so pode resultar e uma ótima leitura. Já anotei para ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  17. Caramba meu! Que história legal, nossa voltar de um acampamento e ver sua cidade sitiada e amigos e familiares presos!
    Muito legal mesmo, nossa deve ser uma luta terrível deles em, para tentar fazer algo e soltar o povo.

    Gostei mesmo, dica anotada!

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  18. Nossa juro que quando vi essa capa não me interessei pela história... mas ai no decorrer da resenha nossa! Fiquei interessada e nem sabia que tinha filme rs... O mais interessante e instigante é que eles saem para se divertir e quando voltam bum... uma catástrofe... enfim fiquei bem curiosa... Xero!

    ResponderExcluir
  19. Drih, esse livro parece ser muito bom menina! Ainda não conhecia e fiquei muito curiosa! Depois que li a resenha fui assistir ao trailer do filme e fiquei morrendo de vontade de assistir. Essa semana vou locar ele.

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oii Drih!

    Parabéns pela resenha!
    Admito que fiquei bem curiosa. Com certeza já esta na lista!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  21. Olá Dhry!
    Sua resenha está maravilhosa, mas eu não me interessei pelo livro.
    A história não me pegou e não é o gênero que gosto de ler.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...