Destino

Oie pessoal, tudo bem?
Hoje trouxe para vocês a resenha de Destino, primeiro livro da trilogia Matched

Título: Destino
Autora: Ally Condie
Editora: Suma de Letras
Páginas: 240
Edição: 1
Lançamento: 2011
SinopseCassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

A principio quando a chuva caiu
Do céu tão grande e profundo
Tinha cheiro de sálvia, meu cheiro preferido
Fui até o alto do morro para vê-la chegar
Ver os presentes que ela sempre trazia
Mas esta chuva mudou de azul para negro
E não deixou
NADA”
Resenha

Cássia vive numa Sociedade distópica. Eles decidem onde você mora, o que come e a quantia de suas refeições, com quem se casa, onde trabalha, e quando morre. No inicio do livro, assim como todas as outras pessoas da cidade, Cássia achava que a Sociedade só queria o melhor para ela, então seguia todas as regras, fazia tudo o que eles mandavam... Mas a história foi indo e indo, e Cássia percebeu que não conseguiria ser feliz daquela maneira, sendo obrigada a fazer coisas que ela não queria, como ver seu avô morrer por ter 80 anos.

Quando as pessoas completam 17 anos, comparecem a um Banquete, e é lá que será decidido com quem cada um vai se casar. Cássia acaba sendo “escolhida” para ser a namorada e futura esposa de Xander, seu melhor amigo desde a infância.

Destino é bem parecido com outros livros de distopia que eu já li; a sociedade impõe uma regra e todo mundo segue, até que o personagem principal acaba se revoltando e percebendo que essa regra não o fará feliz, aí acaba quebrando várias regras.

Apesar desse livro se parecer com outros que eu li, Cássia não se parece com nenhum outro personagem. Ao mesmo tempo em que ela quebra as regras, acaba seguindo muitas outras, e é aí que o leitor fica meio “Ela quebra essa, mas segue a outra? Por que não quebra as duas de uma vez?”.

Como não poderia faltar um romance, Cássia percebe que está se apaixonando. Mas não por Xander, por quem deveria se apaixonar, já que em alguns anos eles vão se casar. Ela está se apaixonando por Ky, outro amigo de sua infância, mas que teve um passado horrível, e os atos de seu pai biológico fizeram dele uma Aberração. As pessoas consideradas Aberrações não podem escolher entre serem Solteiras ou terem um Par, elas são obrigadas a ficarem sozinhas para sempre.

“ Xander é meu Par e meu amigo mais antigo, uma das melhores pessoas que conheço. Quando eu o beijei foi bom. Me sinto atraída por ele, e presa a ele pelos cordões de milhares de lembranças diferentes.
Ky não é meu Par, mas talvez pudesse ter sido. Ele é aquele que me ensinou a escrever meu nome, a guardar poemas, a construir a torre de rochas que parece que vai desabar mas não desaba. Nunca o beijei e não sei se um dia beijarei, mas acho que talvez fosse mais do que bom” – página 151

Nas ultimas páginas do livro ficamos com um gostinho de Quero Mais, e a autora deixou as partes mais interessantes no final, só pra deixar o leitor muito curioso, e foi o que aconteceu comigo, nas ultimas paginas fiquei pensando “Preciso ler Travessia”.

MilkMilks
Dryh Meira

17 comentários

  1. Oi Dryh :)

    Quero muito ler Destino acho que é uma distopia que combina muito comigo, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Gabriel, Destino é um livro muito bom, tenho certeza de que você vai gostar :)

      Excluir
  2. Eu já li e adorei este livro, pena que o 2º, Travessia, não tenha me deixado tão animada. Espero que a continuação seja melhor!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ana, também não fiquei muito feliz com o segundo livro, estou torcendo para que o terceiro salve a série *-*

      Excluir
  3. Ainda não o li mas agora fiquei com extrema vontade de ler (=.
    Muito boa a resenha.
    bjus.
    Tamires C.

    ResponderExcluir
  4. Esses livros sempre acabam com a gente querendo mais, né? UAHSHAU Eu to muito empolgada para ler esse livro. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Luara, é mesmo..rsrs...dá uma vontade enorme de comprar todos os livros..rsrs

      Excluir
  5. A capa do livro é tão bonita. A história do livro me lembrou um pouco as resenhas que li de Delírio, a parte do governo escolher os pares e tal. Destino vai pra lista de desejados, mas não sei quando lerei.

    Beijos
    fromafallenangelsheart.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Bem interessante, adorei!

    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Dryh, realmente ficamos com um gostinho de quero mais, e eu infelizmente ainda não conferir o volume 2 desta série.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha e quero muito ler, ah como queria ter mais tempo para ler todos os livros que quero, é tão bom quando leio uma resenha e penso o quanto seria interessante ler o livro e acompanhar a série. Se não estou errada ele vai virar filme né? Adoro ler livros que vão virar filme para poder comparar.
    Beijão
    http://lilicasg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Liziane. Também adoro ler livros que fazem parte de séries, e a melhor coisa é quando consigo terminar uma série...Vai sim, acho que no ano que vem *-*

      Excluir
  9. Ainda n]ao li nenhum dos livros da série, mas gostei muito do que li aqui na sua resenha. Pretendo ler a série tão logo possa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Maristela, tenho certeza de que você vai gostar muito do livro :)

      Excluir
  10. Parece ser realmente um livro muito bom! Já tinha ouvido falar muito bem da trilogia Matched.

    Gostei da resenha :)

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  11. Oi amore
    passando para agradecer a visita
    e desejar boa tarde
    estou dodoi, então depois volto com mais
    tempo para comentar^^
    super beijo
    (⁀‵⁀) ∞ ღ ∞
    .`⋎´ღ¸.•°*”˜˜”*°•ღ
    www.coisasdeladdy.com

    ResponderExcluir
  12. Eu já li e gostei bastante agora preciso ler travessia hehe

    bjos

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...