À sombra da lua

Oie pessoal, tudo bem com vocês?
Hoje eu trouxe suas resenhas, mas vou postá-las separadamente para não ficar muita coisa e muito cheio. A primeira delas é do livro À sombra da lua, do autor Marcos DeBrito. É um livro nacional cedido pelo autor e  Editora Rocco. 

Titulo: À sombra da lua
Autor: Marcos DeBrito
Editora: Rocco
Páginas: 288
Edição: 1
Lançamento: 2013
Sinopse: Durante o dia, Vila Socorro é apenas uma pacata cidade do interior de São Paulo, reduto da imigração italiana no Brasil. Mas, quando o sol se põe, uma criatura desconhecida aterroriza os moradores, que cobram uma solução das autoridades locais, afinal, há décadas o vilarejo sofre com mortes misteriosas, cometidas por um assassino que não deixa rastros e desafia a lógica humana. Estréia do cineasta Marcos de Britto na literatura, À sombra da lua já nasce um forte candidato a clássico do terror nacional ao explorar o mito universal do lobisomem contrapondo, numa narrativa madura e vigorosa, racionalidade e mistério.
Vila Socorro é só mais uma vila comum do estado de São Paulo. Uma vila de religiosos e imigrantes italianos que vivia na paz, até que um homem “louco” massacra sua esposa e suas filhas. Esses assassinatos chocaram os moradores da vila, que ficaram revoltados e acabam matando Bastiano, o responsável pelas mortes. Somente Álvaro escapou, o filho mais novo do casal.

Álvaro então passa a viver sozinho na mesma casa onde sua família fora morta, e tenta não chamar a atenção, mas ainda assim as pessoas olham torto para ele por causa de seu passado.
Alana é filha do médico da cidade, e acaba se apaixonando por Álvaro. Ela é uma moça fina, de família respeitada e rica, diferente do rapaz, que tem um passado sombrio e um segredo assustador.

Algum tempo depois da morte de sua mãe e irmãs, outras pessoas começam a morrer, todas elas da mesma forma, com arranhões enormes na garganta, e todas elas parecem ter sido devoradas por um lobo. A vila então forma um grupo de pessoas para discutirem esses problemas, e é lá que Alana e Álvaro se conhecem.

Não há mistério no livro, o autor deixa claro que Álvaro é um lobisomem, assim como seu pai um dia fora, e que ele é o responsável pelas mortes da cidade. O romance ocupa uma pequena parte da história, não é o foco principal, e fiquei feliz em ler um livro em que o amor não era o tema principal.

Foi difícil acreditar que Bastiano havia matado sua família, mesmo ele sendo um lobisomem. Algo me dizia que ele não faria isso mesmo estando em forma de fera, ele amava demais sua esposa para matá-la daquele jeito, o mesmo com suas filhas.

A história se passa mais ou menos no século XX, então a influência da igreja sobre as pessoas é muito grande, e o autor mostra isso ao leitor. Não gosto muito de livros onde as histórias se passam há muito tempo, muito menos os que dão grande destaque á religião e á igreja.

Demorei bastante tempo para ler o livro, tinha dado um tempo para livros com vampiros, fadas, lobisomens etc, mas quando comecei a ler À sombra da lua, não estava com vontade alguma de conhecer outra história de lobisomens. A leitura foi rápida no inicio, mas logo após alguns acontecimentos, a história foi perdendo a força, até ficar cansativa.

- Eu não acho que o medo desapareça, Alana. Acredito que, quando somos pequenos, temos medo do desconhecido; arbustos se transformam em monstros de jardim, sombras se tornam fantasmas nos cômodos da casa, qualquer vento que passa por uma fresta aberta de janela vira um assobio de defunto. Já quando ficamos velhos, temos medo de morrer ou de ficarmos sozinhos. Acho que o medo nunca some, só é transferido das coisas imaginárias às coisas reais que precisamos enfrentar em cada etapa da vida” – página  32

MilkMilks
Dryh Meira

Nenhum comentário

Postar um comentário

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...