Fangirl

Titulo: Fangirl
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Seguinte
Páginas: 463
Edição: 1
Lançamento: 2020
Sinopse: Cath é fã de Simon Snow, uma série de livros que faz sucesso no mundo todo sobre um garoto feiticeiro. Mergulhar nessas histórias foi a única maneira que ela encontrou de lidar, junto com sua irmã gêmea, Wren, com a partida da mãe quando eram crianças. Desde então, a vida da garota se resume a ler, participar de fóruns sobre Simon Snow na internet, escrever fanfics, fazer cosplay dos personagens… Sempre ao lado da irmã. Mas agora Wren parece pronta para se distanciar do fandom de Simon Snow ― e da própria Cath. Afinal, ela deixou bem claro que é hora de cada uma trilhar seu próprio caminho quando avisou que não queria dividir o mesmo quarto na faculdade. Pela primeira vez, Cath se vê sozinha ― e totalmente fora de sua zona de conforto ―, e com uma colega de quarto mal-humorada que tem um namorado (bem fofo) que não sai do dormitório das duas. Para completar, ela também precisa se preocupar com o pai solitário e com sua professora de escrita literária, que abomina fanfics. Será que ela vai conseguir sobreviver a tantas mudanças e começar a viver a própria vida? E será que seguir em frente significa deixar Simon Snow para trás?

Resenha:
 
 Fangirl foi um livro em que coloquei inúmeras expectativas a respeito, porque leio vários comentários a respeito da escrita da Rainbow Rowell e a maioria por sí são positivas. Na época em que foi publicado no Brasil ainda existiam opiniões divergentes, mas sempre fiquei com uma tentação enorme em conhecer essa história, a ótima notícia foi descobrir que ele seria republicado pela Seguinte - selo de livros infanto-juvenis da Companhia das Letras - e então, a partir daí, decidi me aventurar nessa história. Confesso primeiramente que não sou muito fã de romances, mas queria saber como seria o processo de escrita da protagonista, já que a mesma é autora de fanfictions.
 
 Cath é uma jovem tímida e sempre fora apaixonada pelo universo literário, ela é autora de um desses sites de narrativas ficcionais onde os próprios fãs de determinadas séries criam histórias com personagens. O site, denominado FanFixx, deixou a vida da protagonista mais viva, porque a garota é um verdadeiro sucesso a cada capítulo que publica na plataforma. Cath publicou enredos envolvendo uma temática LGBTQI+ entre dois personagens da série Simon Snow (semelhante ao Harry Potter) e é bastante interessante conhecer como é todo o seu processo na descrição das ações e comportamentos de cada um. 

 Contudo, a protagonista não têm apenas uma vivência de escritora, mas sim como estudante, filha e principalmente irmã. Wren é totalmente diferente a Cath em várias aspectos. Embora sejam gêmeas, não conseguem se entender ao mesmo tempo por conta de opiniões diversificadas, o que muitas vezes acabam gerando brigas entre as duas. Essa situação ficará mais evidente quando elas vão conhecer uma nova rotina, que será na universidade, onde cada uma estará seguindo o seu caminho longe da outra. 

“— Por que escrevemos ficção? — a professora Piper perguntou. Cath baixou os olhos para o caderno. Para desaparecer.”

 E então com isso iremos analisar como será a vida de uma garota extremamente introvertida na universidade, em um lugar novo, e todos os desafios que ela deverá resolver para sair da sua zona de conforto. Assim, ela conhece a sua colega de quarto, Reagan, nos primeiros capítulos as duas acabam não se dando bem, mas durante o passar das páginas acontece algo que acaba aproximando elas. Cath também acaba fazendo uma amizade com o namorado da colega, Levi, que praticamente está sempre no dormitório delas para fazem companhia a Reagan - o que chega ser um verdadeiro grude -, é um rapaz que na minha opinião é extremamente chato e romântico em poucas vezes. 

 Uma curiosidade legal é que, se bem me lembro, a Cath é uma recém caloura de Letras. Então sempre ela está treinando novas habilidades para escrever suas histórias, também conhece alguns colegas de turma que costuma se identificar nos processos de escrita e chega até ser bem bacana acompanhar a evolução dela, porque por mais que a autora do livro não comente sobre isso, percebi que a protagonista tem alguns aspectos da ansiedade e sei como é lutar com isso diariamente. Outro ponto é que Fangirl aborda muitos personagens, então chega até ser impossível não achar as características de um semelhantes a sua, sabe?

“— Estou com dó de você, vou ser sua amiga. — Não quero ser sua amiga — Cath disse, tão ríspida quanto pôde. — Gosto do fato de que não somos amigas. — Eu também — Reagan disse. — É uma pena que você tenha estragado tudo sendo tão patética.” 
 Infelizmente o livro em si não me agradou completamente, criei muitas raízes sobre ele, mas me decepcionei bastante em diversas partes. No início estava tudo bem, a leitura fluía e chegava até ser cômico em algumas partes, contudo, do meio para o final foi ficando algo extremamente cansativo para mim. Perdi o interesse muitas vezes em ler os pedaços da fanfic que ficavam nos finais do capítulo também, o que achei desnecessários porque me perdia demais durante a leitura. Outra coisa foi que não gostei do casal que a autora quis construir, achei meio forçado e entediante. Pra mim, na realidade, o que mais salvou foi a Reagan, porque me identifiquei com ela. Sob essa análise, autora tem uma criatividade surpreendente, o que prejudicou mesmo foi o casal e o final que achei incompleto.

 Fangirl é uma ótima indicação para quem curte romances e histórias juvenis, como não faz o meu tipo no momento talvez tenha sido por isso de não ter gostado. Mas quem sabe em breve em não dê mais uma chance para essa autora, não é mesmo? Ainda tem muitos livros por aí que ela já escreveu, como Eleanor & Park, Ligações, Anexos, etc... Resumidamente, é isso que tenho para comentar com vocês hoje! Alguém aqui já leu este livro? Vocês gostaram ou ficaram confusos durante a leitura?

“— Você não é muito de ler. E não é muito de internet. O que sobra? Levi riu. — A vida. O trabalho. As aulas. O ar livre. Outras pessoas. — Outras pessoas — Cath repetiu, balançando a cabeça e tomando um gole da bebida. — Tem outras pessoas na internet. É incrível. Você tem todos os benefícios de “outras pessoas” sem a parte do odor corporal e do contato visual. Levi deu um chutinho na cadeira dela. Podia alcançá-la sem se esticar. — Cath. Lê sua fanfic pra mim. Quero saber o que vai acontecer.” 

 

Até mais, pessoal!
 Lu 💜

Nenhum comentário

Postar um comentário

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...