Depois do sim

 Oiee pessoas \0/

Hoje percebi que minha meta de ler 200 livros este ano foi por água abaixo, já estamos na reta final de 2020 (amém) e ainda não cheguei a 150, mas tudo bem! Hoje finalizei a leitura de Depois do sim, da mesma autora de Os sete maridos de Evelyn Hugo.

Título: Depois do sim

Autora: Taylor Jenkins Reid

Editora: Paralela

Edição: 1

Páginas: 320

Lançamento: 2020

Sinpose:  Após onze anos de casamento, Lauren e Ryan chegam à triste conclusão de que não estão felizes juntos. Esse poderia ser o fim, mas para os dois é só o começo. Eles vão passar por um ano diferente de tudo aquilo que já viveram, no qual aprenderão muito mais sobre si mesmos do que seriam capazes de imaginar. Depois do sim é uma história sobre o que acontece quando a paixão parece não estar mais lá. Sobre as várias facetas do amor. Sobre aprender a mantê-lo, perdê-lo, redescobri-lo e aceitá-lo como ele é. Acima de tudo, é a história de um casal preso nas armadilhas de seus hábitos e manias, mas disposto a buscar um novo e inusitado caminho para fazer dar certo.


Resenha

Depois de onze anos juntos, Ryan e Lauren finalmente percebem que não estão felizes. Eles brigam toda hora e por motivos bobos - quem vai chamar o encanador, onde estacionaram, o que vão comer na janta - e não se suportam mais, chegaram ao ponto de nem mesmo suportarem olhar na cara um do outro, então decidem dar um tempo. Não estão se divorciando, só se separando: um ano longe um do outro, podendo viver suas vidas da maneira que quiserem e com quem quiserem, mas o contato entre ambos é proibido.

De início, Lauren (que é a narradora) fica devastada, sentindo-se perdida, afinal, passara onze anos de sua vida ao lado de alguém que não estava mais ali, e ela temia não conseguir viver sem Ryan. Mas aos poucos e com o passar dos meses, vai percebendo que não é bem assim; ela começa a passar mais tempo com sua família - seus irmãos Charlie e Rachel, sua mãe - e mais importante ainda, começa a passar mais tempo consiga mesma, criando uma rotina, descobrindo as coisas que gosta e até mesmo começa a questionar se realmente precisa de Ryan.

Acontece que Lauren tem uma mentalidade um tanto errônea a respeito de amor e casamento, ela acredita que é uma metade e que precisa de alguém para ser sua outra metade, assim será inteira. A gente sabe que não é bem assim; todos somos inteiros, não PRECISAMOS de ninguém para nos completar porque já somos completos por nós mesmos, mas escolhemos alguém que amamos para compartilhar a vida, alguém igualmente inteiro. Amor não é questão de juntar duas metades e viver dependendo uma da outra, mas juntar duas pessoas inteiras (suas vidas, seus medos, seus sonhos, suas paixões) e compartilhar a vida com alguém que a gente ama, não dependendo dessa pessoa, mas escolhendo viver com ela.

Então ela começa a achar que, por conseguir viver sem Ryan, não precisa dele. É interessante acompanhar o desenvolvimento da protagonista e ver que ela vai aprendendo as coisas aos poucos, mas chega a ser um tanto irritante (hehe) porque ela toma algumas decisões e tem alguns pensamentos um tanto imaturos, mas ok, ela amadurece e o que importa é que finalmente aprende os motivos de ter se casado com Ryan.

Eu gostei muito da relação de Lauren com seus irmãos, apesar de ela ser um tanto egoísta em relação ao irmão mais novo, que sempre foi considerado irresponsável, dá para ver que eles se apoiam em suas decisões e estão lá para os outros sempre que precisarem, e o mesmo vale para a mãe dos três; dá para ver que, mesmo quando parece que ela está julgando as decisões dos filhos, só está preocupada com eles. 

Gostei que a autora trouxe um pouco da história do casal antes da separação, Lauren nos conta de alguns momentos de sua vida com Ryan e isso vai embasando um pouco a nossa opinião a respeito da separação... No início, ao ver que eles brigavam tanto, me incomodei porque não tentavam ouvir o outro, qualquer coisa era motivo para briga, então pensei "se não conseguem se comunicar para resolver isso, então que se separem!" e ao longo do tempo, enquanto ambos iam percebendo as coisas que os incomodavam no casamento e o quanto eram infelizes, cheguei a pensar que era melhor que se divorciassem logo. Mas a autora é incrível, tem uma escrita fluída e parece entender das coisas do coração, porque fui mudando de ideia ao longos das páginas e, ao chegar ao final, só conseguia pensar que eles precisavam voltar.

Não foi meu livro favorito do ano e não entrou para a listinha dos melhores, mas não posso negar que aprendi bastante com a história. O número de relacionamentos que desandam e acabam em separação assustam bastante, mas sou do grupo que acredita que uma boa comunicação pode resolver tudo, afinal, se todo mundo fala e ninguém escuta, então como vai resolver?

Nenhum comentário

Postar um comentário

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...