Uma canção para a Libélula

Sim, eu sumi, mas estou de volta \0/ Fiquei sem internet a semana toda e por conta disso o blog ficou desatualizado, mas o bom é que sem muita coisa para fazer, tirei o atraso de filmes, séries e livros que estavam parados há séculos. Li muitos livros e fiz muitas resenhas, mas a primeira que eu quero mostrar é a de Uma canção para a Libélula, um livro que mexeu muuito comigo.


Título: Uma canção para a Libélula
Autora: Juliana Daglio
Editora: Deuses
Páginas: 236
Edição: 1
Lançamento: 2014
SinopseUma Canção para a Libélula - Era uma comum primavera numa fazenda qualquer, mas um encontro inusitado aconteceu: a Menina e a Libélula se viram pela primeira vez. Assombrada por um medo irracional da Morte, a Menina é marcada por esse encontro para o resto de sua vida. Compõe então uma canção em seu piano, homenageando a misteriosa libélula.Os anos se passaram, Vanessa vivia em Londres e tinha a vida cercada por seu iminente sucesso como pianista, porém, algo aconteceu, mudando seu destino: Uma doença, uma viagem e um reencontro. Vanessa precisará encarar fantasmas que sequer lembrava um dia terem assombrado sua vida, tendo de relembrar a morte do irmão e reviver seu conflito com a mãe. E mais importante e mortal, conhecer a grande antagonista de sua vida, a quem chama de Vilã Cinzenta. 


Resenha

Já fazia muito tempo que eu vinha querendo ler esse livro, e quando a Patty, do blog Coração de tinta, me convidou para participar do book tour organizado por ela, fiquei imensamente feliz. Eu tinha lido algumas resenhas de Uma canção para Libélula, então tinha uma noção de como o livro seria, mas me esqueci que a leitura atinge cada leitor de um jeito, e ela me pegou de surpresa.

A lembrança não durou muito. Havia um lado sombrio, oculto, morando nela também, e ele me venceu. A morte apareceu de novo. Ela me observava sucumbir ao medo que me dominava. Eu já a conhecia, subia de sua força, já que éramos velhas conhecidas. – página 52

Vanessa é uma pianista famosa que vive em Londres com sua tia Lorena, tio Ted e sua prima Becca. Ela teve uma infância muito difícil e traumática, de forma que algumas memórias ainda a perturbam constantemente. Por trás dos sorrisos forçados e da beleza que chama a atenção, Vanessa é uma garota triste, provavelmente a mais triste que você vai conhecer, e sua melancolia e solidão é tão intensa que atinge o leitor em cheio. Ela ama tocar mais do que tudo na vida, quando seus dedos encontram as teclas do piano, é como se Vanessa fosse para outro mundo, um mundo só dela. Mas quando a música acaba, a realidade a ataca, a vilã cinzenta aparece e a toma por completo.

Até mesmo a poeira era capaz de brilhar. Eu jamais brilharia. Era estagnada, apática. Não refletia nada além de minha própria dor transformada em monotonia e palidez. – página 169

Quando recebe uma ligação de seu pai e ele conta que está doente, Vanessa viaja para o Brasil para vê-lo, temendo perdê-lo. Lá ela reencontra Alex, irmão adotivo que não via há anos, conhece sua cunhada Adriana, e Julia, o bebê que ainda não nasceu. Mas também dá de cara com Valéria, a mulher mais horrível que eu já tive o desprazer de conhecer. Ela era modelo quando recebeu a notícia de que iria ganhar um bebê, e já passou a odiar Vanessa nesse instante. Com o tempo a relação entre mãe e filha foi ficando pior, com Valéria humilhando e dizendo coisas horríveis para a filha, que ainda tentava ganhar o amor da mãe, sem saber o que fizera de errado.

Eu tinha uma mãe má, mas ela não era minha vilã como aquelas dos livros. Era como se a vilã fosse a presença cinza, era ela quem fazia tudo acontecer... Minha vilã cinzenta. – página 105

Agora que está adulta e preparada para os insultos da mãe, Vanessa acredita que não se abalará com as palavras frias e cruéis da mulher que lhe deu a vida, mas ela está errada ao pensar que Valéria poupará esforços para derrubá-la. A mulher é horrível, cruel, uma casca fria com um interior escuro, não se importa com os sentimentos dos outros e odeia Vanessa com todas as suas forças, insiste em chateá-la e em derrubar suas barreiras.

Talvez eu pudesse enfrenta-la agora, depois de tantos anos. Talvez eu devesse mesmo ir, para além de ver meu pai, mostrar a mim mesma que ela não me afetava mais. – página 50

Vanessa sofre de depressão, e assim como muita gente que tem a tal doença, ela vive em negação. Seu estado piorou muito quando ela voltou para o Brasil, e desde então, só foi ficando mais crítico. Ninguém parecia apoia-la, seu pai vivia tentando fazer com que ela e Valéria se tornassem amigas, mesmo depois de tudo o que a bruxa fez para ela. Sua carreira foi se desmanchando aos poucos, a única coisa que ainda lhe restava, e cada vez mais, ela sentia a Vilã Cinzenta lhe sugando a vida. Vanessa se sentia inútil, achava que sua existência de nada valia, e que o mundo ficaria melhor sem ela. Tudo o que ela mais queria era um descanso... Fechar os olhos e dormir.

-Queria mostrar a você o quanto sua vida tem significado. – página 61

Terminei o livro com um aperto muito forte na garganta, estupefata e tentando assimilar o que havia acontecido. Em todas as 230 páginas em que Vanessa sofria, eu sentia os olhos marejados e aquela vontade imensa de pegá-la e escondê-la do mundo até sua dor passar. O livro acabou e eu fiquei encarando as páginas de Agradecimento (que eu aprendi a odiar justamente por ficarem no lugar onde o resto da história deveria estar), tentando conter as lágrimas e a pedra gigante que se enfiara em minha garganta. Este é, provavelmente, um dos livros mais tristes e lindos que eu vou ler em minha vida, nunca encontrei alguém que escrevesse de forma tão magnifica e melodiosa como a Juliana, a escrita dela é incrivelmente bela, e eu mal vejo a hora de ter mais. Recomendar Uma canção para a Libélula seria pouco, então eu somente digo que todo mundo deveria ler esse livro, independente se gosta ou não do gênero drama. É uma história linda, uma personagem sofrida, e uma Libélula de esperança.

Eu não posso viver nesta pele dura. Mas se eu sair... Os fantasmas me pegam. – página 134

Não havia nada no passado, quanto mais no futuro. Eu estava morta dentro de meu corpo vivo, e sem nem poder gritar por socorro. – página 187

28 comentários

  1. Gente, para tudo!
    Eu estou emocionada com suas palavras, Dryh!!!
    Quando escrevi esse livro, muito antes de saber se ia publicar ou não, eu tinha para mim que queria que quem o lesse, sentisse a dor da Vanessa e a compreendesse além de suas palavras. Senti que você captou isso, e então minha missão está cumprida.
    Saiba que eu fico angustiada por ter deixado o final em aberto também, e a ansiedade pra contar o resto dessa história pra vocês é muito grande!
    Muito obrigada pela honra de ser lida por você, e resenhada aqui. Estou muuito feliz!!
    :D

    Um beijo no seu coração!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dry!!
    Já outras resenhas desse livro, mas a sua não teve como, me ganhou!!!
    Essa angustia toda existente, só de ler sua resenha mexeu comigo, com certeza é um livro lindo e emocionante. Já foi para o desejados.

    Beijos
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Nossa, que livro triste! A premissa me fez os olhos marejarem... Se eu ler, vou chorar horrores!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Você acredita que ganhei esse livro em um sorteio? a própria Ju me mandou autografado em uma caixa linda e com uma caneca personalizada com a capa do livro, mas eu ainda não li. Que vergonha MDS kkkk
    Amei a resenha e fiquei apaixonada com essa ultima quote.
    Ameiii


    Aaah finalmente fiz meu primeiro vídeo resenha, gostaria muito que assistisse e avaliasse, se puder se inscrever no canal eu ficaria imensamente feliz.


    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2015/02/video-resenha-uma-vida-para-sempre.html
    ou
    https://www.youtube.com/watch?v=M25ZsEhXKlE

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Dryh, como vai?
    Eu sou muito curiosa para ler esse livro. Já li várias resenhas e todas foram sempre muito positivas, ou seja, deve ter algo muito especial nele. Espero poder ler em breve!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Nossa que livro lindo e que resenha muito boa... tenho certeza que se eu ler irei chorar muito... sou uma manteiga derretida ao extremo hahaah

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Dry!
    Gente, livros sobre depressão, já imagino a história densa :). Vi uma resenha no blog da Fran e ela também falou excelentemente bem. Adorei a capa assim que vi, e a premissa também me encantou. Confesso que no momento talvez eu não leia pq estou ocupado viajando com as distopias, mas parece ser uma leitura emocionante, e que vai derrubar muita gente nas lágrimas *-* Também ne, com um tema assim.

    PS: Eu só não entendi a classificação da obra? Ohh, acho que você esqueceu de colocar o resto dos milkshakes :)

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a classificação ficou como favorito ♥ a resenha da Fran foi a que mais me deixou animada para ler esse livro :)

      Excluir
  8. Oi, Dryh! A sua resenha ficou tão bem escrita que me emocionou. Apesar de ser um livro, a história de Vanessa, sua depressão e os problemas de relacionamento com a mãe, são aspectos reais nas vidas de muitas pessoas. Com certeza, este é um livro que merece ser lido. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Já tinha visto o livro em um outro blog mas não tinha parado pra ler a resenha, primeiro quero dizer que essa capa é um das que mais gosto, pela sua resenha estou encantada com o livro , gosto de livros triste normalmente são os que mais me marcam com certeza vou ler esse livro.

    BEIJOSSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Eu sempre estou vendo o pessoal falando maravilhas desse livro, eu com certeza tenho que ler ele. Eu adoro livros com uma carga mais dramática e espero gostar do Uma canção para a libelula.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oi Dryh, tudo bem??
    Acho que todos deram uma respirada no carnaval né? O blog também estava mais parado, mas agora é voltar com tudo haha

    Já tinha visto o livro no Coração de Tinta, e tinha me interessado porque adoro dramas, e este parece ser um dos bons. Mas sua resenha tocou meu coração totalmente '---'
    Acho que é um livro com temática pesada, mas realista, e muito emocionante!

    Vou adicionar ao skoob e com certeza um dia eu lerei, espero não ficar tão na bad, mas acho que vai ser difícil lendo uma canção para libélula D:

    Ótima resenha!!

    Beijo!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Já gostei, um livro que é meio dramático e com uma estória conturbada pelo que você transmitiu Dryh. Livros assim parecem baseados em fatos reais e nunca sabemos totalmente a dimensão da dor de uma pessoa que ama e é maltratada sem nem mesmo ainda, saber como se expressar.

    Fiquei com vontade de lê-lo, de sentir esse livro com meu jeito de pensar.

    Vou adicioná-lo ao Skoob!

    Muito obrigada pela oportunidade! Bjs e até mais!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia,
    Como esta?
    Eu já li este livro :(
    Realmente,dá um aperto no coração. Vanessa sofre tanto,coitada :(

    Beijos e tenha uma excelente semana
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Dryh!
    Acho linda a capa e o nome do livro, e a premissa me chama muito a atenção!
    Após ler sua resenha, estou me questionando sobre o porque ainda não li esse livro. Parece ser uma leitura um tanto quanto intensa.
    Quero muito conhecer a história de Vanessa!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ja li muitas resenhas desse livro ano passado e não tinha me interessado,com a sua resenha eu consegui pegar a carga de emoção da história e da personagem.Quero ler e amei a sua resenha.

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Que resenha maravilhosa!
    Você escreveu super bem e me deixou com um misto de angústia e ansiedade para ler esse livro.
    Parabéns pelo blog! Sucesso!
    Beijo.
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  18. Flor! Faço de suas palavras as minhas já li Uma canção para a Libelula, e o sentimento que tive ao ler esse livro foi o mesmo que o seu. Uma historia triste mas muito linda. Estou mega ansiosa pelo próximo livro também você não sabe o quanto. O final dessa historia foi uma tortura e esperar pela continuação tá uma tortura maior ainda.

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi flor! Adoro seus milkshakes hehehe :P
    Adorei a resenha, muito bem escrita e super entusiasmada com o livro, isso nos passa uma certa segurança para ler o livro. Sempre bom quando um livros nos impacta assim né?!!

    Espero poder ler ele algum dia. Obrigada pela dica!
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  20. Adoro as oportunidades de particpar de book tours, é excelente para conhecer o livro e a escrita do autor.
    Fiquei bem entusiasmada com o livro
    Dica anotada

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  21. Dryh-linda,
    Que ótimo saber que gostou do livro tanto quanto gostei. Também concordo que é uma leitura que vale a pena a qualquer leitor, uma vez que o tema nos alcança de um modo envolvente e nos faz até mesmo pensar sobre como enfrentamos nossas dificuldades – ou ajudamos as pessoas a enfrentar as delas.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Ah, que resenha maravilhosa. Eu gostei de tudo: a capa, o tema e as citações.
    É, ás vezes não nos damos conta de que como a depressão é perigosa. Espero ler em breve.
    Beijooos

    Blog Coisas da Juu

    ResponderExcluir
  23. Oie Dryh, que cara linda desse livro, pena que a história não me conquistou, amo ter capas assim na minha estante
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Dryh lindona eu amei o livro , a forma como a Ju trata o tema de forma tão delicada, a protagonista é de uma vulnerabilidade que concordo com você fiquei com o coração apertado com o final. Vamos esperar a continuação. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dryh!

      Eu ainda não conhecia esse livro, adorei o título e achei a capa muito bonita, curto livros com com temática dramática, embora no momento estou evitando esse tipo de leitura, mas já anotei aqui.

      By Patty
      Viagens de Papel

      Excluir
  25. Dryh parabéns pela resenha.
    Ele nos deixa assim mesmo no chão.
    A escrita de Ju acaba com a gente, rs. Estou ansiosa pela segundo volume

    Beijos Fê
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  26. Oie, tudo bom ?
    Nossa, sua resenha conseguiu repassar toda a tristeza vivida pela protagonista. Até eu fiquei com vontade de dar um abraço nela. Me parece ser uma leitura intensa e muito emocionante. Acho que nunca tinha lido resenha desse livro.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...