A escolhida

Oiee

Estava bastante curiosa para ler esse livro, principalmente depois que minha irmã o leu e ficou desesperada pela continuação. O doador de memórias foi um livro que me surpreendeu, e eu estava curiosa pela continuação, principalmente depois de ver o filme.

Titulo: A escolhida
Autora: Lois Lowry
Editora: Arqueiro
Páginas: 192
Edição: 1
Lançamento: 2014
Sinopse: Kira, uma órfã de perna torta, vive em um mundo onde os fracos são deixados de lado. A partir do momento da morte de sua mãe, ela teme por seu futuro até que é perdoada pelo Conselho de Guardiões. A razão é que Kira tem um dom: seus dedos possuem a habilidade de bordar de forma extraordinária.
Ela supera a habilidade de sua mãe, e lhe cabe a tarefa que nenhum outro membro da comunidade pode fazer. Enquanto seu talento a mantêm viva e traz certos privilégios, ela percebe que está rodeada de mistérios e segredos, mas ninguém deve saber sua intenção de descobrir a verdade sobre o mundo.

Resenha 
Ninguém desejaria Kira. Ninguém jamais a havia desejado, a não ser sua mãe. – página 7

Por mais que seja a continuação de O doador de memórias, A escolhida não se passa no mesmo vilarejo/cidade, nem mesmo no mesmo mundo. As realidades são bem diferentes. Enquanto no primeiro livro as pessoas tomavam pílulas para se alimentar e viviam com alta tecnologia, em A escolhida esse tipo de coisa simplesmente não existe. Parece a idade da pedra. Os homens saem para caçar e as mulheres ficam em casa, cuidando das crianças, e quando uma delas nasce deformada ou alguém sofre um acidente e fica incapacitado de trabalhar, eles os mandam para o Campo, onde vivem criaturas selvagens, sendo assim, nunca mais se vê aquela pessoa. Foi o que aconteceu com o pai de Kira, ele era um caçador e foi pego por uma fera, nunca mais voltou.

- Por que um lugar terrível destes precisa existir? – sussurrou Kira para Thomas. – Por que as pessoas têm que viver assim? – página 140

Kira vive com a mãe, uma mulher que tem uma habilidade incrível de bordar tecidos e criar cores para as linhas, e desde pequena, Kira herdou esse talento. O livro começa com Kira perdida ao perceber que está completamente sozinha quando sua mãe morre, deixando-a a mercê da própria sorte. Enfrentando os moradores irados que não a querem por lá, ela é mandada para julgamento (Conselho dos Guardiões), onde é perdoada, mas com a condição de tecer e remendar a túnica do Cantor, usada no dia da Congregação.

Fiquei um pouco decepcionada quando soube que provavelmente nunca saberia o verdadeiro desfecho desses livros, já que cada um dos quatro que compõem a série apresentam um personagem diferente vivendo numa cidade diferente. Esperava que A escolhida me apresentasse o que aconteceu depois de O doador de memórias, e queria encontrar Jonas novamente, mas Kira não deixou a desejar. Ela é uma personagem forte e determinada, não deixou se abater pelo fato de sua perna ser torta, nem mesmo por todos a olharem torto, muito inteligente e em momento algum abandona a memória de seus pais.

Outro personagem que me cativou e marcou muito foi Matt, um garotinho divertido que estava sempre por perto, com seu cachorro Toquinho. Eles odiavam tomar banho e era só mencionar comida que os olhinhos do garoto já brilhavam, ele foi a melhor coisa nesse livro. Jo também é uma personagem maravilhosa, uma criança ainda menor que Matt e que tem grande importância na história. Confesso que fiquei mais curiosa para saber o futuro dela do que o de Kira.

Por mais que tenha gostado bastante desse livro, achei que algumas partes foram bem cansativas e lentas. Demorei um pouco para gostar da leitura e dos personagens, mas o final foi arrebatador. Lois consegue deixar o leitor louco nas últimas vinte páginas, que é quando as coisas correm e as respostas de todas as nossas perguntas chegam, e quando percebemos, o livro já acabou. É uma distopia muito boa, mas infelizmente não alcançou todas as minhas expectativas.

“Orgulhe-se da sua dor”, sua mãe sempre lhe dizia. “Você é mais forte do que aqueles que não sentem dor alguma.” – página 23



27 comentários

  1. Olha eu ainda não li o primeiro livro da série e sinceramente eu ainda não sei o que esperar da história, mas mesmo assim eu li a sua resenha e sinceramente gostei de tudo que você falou do livro, mas eu não sei mesmo ainda o que vou achar. Só lendo para saber. Mas eu gostei bastante da maneira que você concluiu a resenha colocando o seu ponto de vista, porque eu estava em dúvida de comprar esse livro, mas agora vou ver se compro, porque só tenho mesmo o primeiro. Enfim =] Parabéns amiga.
    Se cuida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que você consiga gostar dos livros, Silvana, as opiniões deles são bem diversas, desde favoritado até pior livro do ano...haha'

      Excluir
  2. Oi Dryh! Eu não conhecia a série, sua resenha ficou ótima, você consegue passar o quanto gostou dos livros que leu. Mas não saber o desfecho dos personagens? Ai que sofrido para uma leitora..... Não sei se leria por esse motivo, porque a julgar pela sua resenha leria o quanto antes.... bjs
    www.amorascompimenta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sofrido mesmo, o pior é a bagunça que fica a nossa cabeça quando o livro acaba, imaginando dezenas de finais possíveis para aquela história *-*

      Excluir
  3. Oie, tudo bom?
    Tenho vontade de acompanhar essa distopia porque adoro livros do gênero. Porém, o fato de ter histórias separadas me deixa com receio. O Doador de Memórias tem uma premissa interessante, mas não sei se o formato da série funciona para mim porque esse livro já não me atraiu tanto. São narrativas jogadas que pelo visto não formam uma trama instigante.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sei se os personagens e histórias "se unirão" nos últimos livros, mas se eu soubesse que A escolhida e O doador seriam assim, provavelmente não os teria lido até todos da série fossem lançados *-*

      Excluir
  4. Oie,
    Já vi a capa do livro mas ainda não tinha parado para ler uma resenha. Para mim é novidade esse tipo de "continução", onde na verdade um livro é independente do outro. Fiquei curiosa para ler.
    Beeijoo!!

    Grazy
    meusantidotos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi novidade para mim também, mas não sei se gostei ou odiei esse "formato" rsrs'

      Excluir
  5. Olá! Tenho o livro o doador de memorias e já conheço a história pois não resisti de ver ao filme, mas iniciei a leitura antes de ver ao filme e sinceramente acho o modo como a leitura decorre cansativa e pelo que você disse A escolhida passa pelo mesmo problema! Acho a ideia de ter uma série de livros independentes super original e com certeza vou continuar acompanhando a série pois estou amando esses enredos originais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente os dois são cansativos mesmo, o que é uma pena :/

      Excluir
  6. Oi Dryh!

    Eu adorei O Doador de Memorias, tanto o livro quanto o filme, gostei bastante! E esperava que A Escolhida fosse continuação também! Poxaaaa, que "decepção" não saber o destino de Jonas.. massss, bora continuar né? Afinal a resenha foi ótima e me deu muita vontade de ler a história de Kira, bem interessante o contexto!

    A autora cria algo bem diferente né? Um tipo diferente de distopia, apesar de partes cansativas deve valer mesmo a leitura! Vou adquirir mais pra frente, com certeza.

    Adorei a resenha!

    Beijão!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha' pois é, fiquei doida querendo saber o que havia acontecido com ele *-*

      Excluir
  7. Oi Dry!
    Eu gostei bastante de O Doador de Memórias, mas assumo que fiquei triste quando soube que a continuação, não é bem a uma continuação. Narrativa massante essa pareceu ser, pelo que você falou. Só a temática desse novo livro já parece muito mais chata. Quer dizer, ter o dom de bordar. Afff, já me da sono KKKKKKK. O Doador já foi lento, imagine nesse. E ate meio triste pq o final foi muito aberto e eu queria saber mais :( Mas esse volume ai nem vou arriscar e vou encarar que é livro solo.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é um pouco maçante sim, mas o final é aquele que te deixa sem chão e chorando pela "continuação"

      Excluir
  8. Olá!
    Tenho visto muita gente que se decepcionou com esse livro por não ser sequência de O Doador de Memórias. Não me interessei muito pelo livro. Acho que O Doador de Memórias eu até gostaria de ler, mas esse, não.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também vi bastante gente decepcionado com A escolhida, mas acho que foi bem bacana :)

      Excluir
  9. Não conhecia o livro mas lendo a resenha me despertou uma curiosidade enorme, preciso ler urgente hehehe ^^ mas quero ler O doador de memórias.
    Beijos!
    CarolMello.com

    ResponderExcluir
  10. Oie Flor!

    Não sei se chegarei a ler a obra, pois tem tantas opiniões diversas. Ainda ão li o primeiro, mas pelo jeito nem quero rs

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  11. Oiê... tudo bem??

    Bom nem sabia que o doador de memórias teria uma continuação... ainda não o li, mas mesmo assim... apesar que pelo que percebi do enredo apresentado na resenha, não se parece nada com a continuação a não ser que serja por Lois... mas vamos vendo será que no fim tudo ficará interligado e eles vão se encontrar??? Eu amo distopia, mas não sei sinto de que esse livro não irá me prender... Xero!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Dryh, tudo bem?
    Sério que o livro não fala sobre Tomas? Ainda não li o doador de memórias, mas uns amigos que leram falam que o livro tem um final meio vago, e depois dessa que cada um dos livros conta histórias diferentes eu fiquei bem desanimado e não sei se tenho vontade de lê-lo.
    Abraços

    Italo T - Eu li, e você?
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Hey Dryh! Tbm gostei desse livro, apesar de esperar um pouco mais, realmente alguns momento foram muuito lentos, mas ainda bem que o livro é curtinho e não foi uma leitura tão cansativa para mim ^^
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá Dryh! :D

    Eu ainda não li o início desta série e mesmo acreditando que a história seja boa, e sabendo que o final deste livro foi bom, ainda sinto uma certa resistência para lê-lo.
    Me incomoda a ideia de não ler algo em sequência, preciso saber dos finais hahaha

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Dryh lindona , confesso que comecei a ler O doador e parei a leitura, desse livro gostei da capa, a premissa em si não me chamou atenção e ainda saber que alguns pontos ficarão em aberto . No momento vou deixar passar a dica. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa, não sabia que essa era a continuação de O Doador de Memórias. A capa é tão diferente. Ainda não li nenhum dos livros. Pena que algumas partes do livro foram cansativas =( Eu tenho curiosidade de ler, mas não por agora

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá Dryh!
    A ainda não li nenhum dos dois livros.
    Achei a capa simples, mai bonita.
    A história parece ser muito interessante e espero pode ler em breve.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ei Dryh!
    Logo quando O doador de memórias foi relançado eu nem me interessei muito não, não sei porque a história não me passava aquele sentimento de curiosidade e talz. Mas ai começaram a sair as resenhas e eu passei a ficar agoniada querendo saber das coisas kkkkkk Eu não quis ver o filme, melhor deixar pra ler o livro primeiro.

    Depois da sua resenha, eu só posso ficar mais desesperada né? Ainda que você tenha achado o livro com algumas partes lentas, o " final arrebatador " me pegou de jeito. hahahah

    Beijos,

    http://www.lendoeesmaltando.com/

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...