O perigo de uma história única


Oi, pessoal! Como vocês estão? Mais uma resenha de uma obra da Chimamanda Ngozi Adichie!

Título: O perigo de uma história única
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Editora: Companhia das Letras (cortesia)
Páginas: 61
Edição: 1
Lançamento: 2019

Sinopse: O que sabemos sobre outras pessoas? Como criamos a imagem que temos de cada povo? Nosso conhecimento é construído pelas histórias que escutamos, e quanto maior for o número de narrativas diversas, mais completa será nossa compreensão sobre determinado assunto. É propondo essa ideia, de diversificarmos as fontes do conhecimento e sermos cautelosos ao ouvir somente uma versão da história, que Chimamanda Ngozi Adichie constrói a palestra que foi adaptada para livro. O perigo de uma história única é uma versão da primeira fala feita por Chimamanda no programa TED Talk, em 2009. Dez anos depois, o vídeo é um dos mais acessados da plataforma, com cerca de 18 milhões de visualizações. Responsável por encantar o mundo com suas narrativas ficcionais, Chimamanda também se mostra uma excelente pensadora do mundo contemporâneo, construindo pontes para um entendimento mais profundo entre culturas.




Resenha 


O perigo de uma história única é uma leitura rápida, leve e reflexiva que aborda a temática do encontro em si mesmo e como é feita uma construção da nossa sociedade, diante disso, a autora retrata em algumas das suas palestras do TED TALK a criação dos esteriótipos, nisso, é percebido suas apresentações com maior visibilidade acabam sendo transformadas em livros. O principal tema dessa obra é representar que a história de uma pessoa não é a mesma de todas as outras, demonstrando que existem divergências. Um exemplo que ela cita é a falta de representatividade da literatura, onde era acostumada a ler apenas enredos de personagens brancos, que viviam tomando cervejas amanteigas e brincando na neve, sendo que, de fato a autora nunca havia presenciado aquilo, ou seja, isso não representada uma sociedade e sim apenas uma parte dela. 

"Todas essas histórias me fazem quem eu sou. Mas insistir só nas histórias negativas é simplificar a minha experiência e não olhar para muitas outras histórias que me formaram."


Outro exemplo é quando Chimamanda entra na universidade - que inclusive estudou medicina e farmácia por um ano e meio e depois decidiu se formar em ciências políticas -, assim, sendo uma mulher negra muitos tinham a ideia de que ela era pobre e que sofria com diversas dificuldades, entretanto não era isso que acontecia, já que seus pais tiveram ótimas condições para ajudar a filha na vida acadêmica, a história dela é totalmente diferente dá que temos "em mente" de pessoas da África. Ou seja, relata-se a criação de esteriótipos que são devidamente perigosos. Pode-se ter uma ideia de como as pessoas de outros países tem uma percepção a respeito do Brasil, de que sempre estamos dançando samba, com animais em rua, praias, entre outras coisas. 

Chimamanda Ngozi Adichie é uma das principais autoras feministas da atualidade, reconhecida mundialmente como uma das mais importantes jovens anglófonas de sucesso, atraindo uma geração de leitores da literatura africana. Seus principais livros publicados foram "No seu pescoço" - que por sinal tem resenha aqui no blog -, "Sejamos todos feministas", "Americah", entre outros. Além disso, quem quiser conhecer a palestra dela a respeito desse tema eu vou deixar o vídeo logo abaixo:


Não posso comentar muita coisa a respeito desse livro, porque na verdade é uma conversa com você mesmo, é uma daquelas leituras que faz refletir sobre diversas das suas ações, então, de verdade eu aconselho todos a conhecerem essa autora, pois tenho certeza que será algo magnífico. Toda vez que leio algum livro dela acabo me apaixonando cada vez mais pela sua escrita. 
"Sempre senti que é impossível se envolver direito com um lugar ou uma pessoa sem se envolver com todas as histórias daquele lugar ou daquela pessoa. A consequência da história única é esta: ela rouba a dignidade das pessoas."
Até mais, pessoal!
 Lu 💜


Nenhum comentário

Postar um comentário

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...