As compensações

Oiie pessoal, tudo bem?
Hoje tem mais uma resenha nacional, desta vez do Gustavo Vazquez de Ramos, autor parceiro do blog. Vamos lá?


Titulo: As compensações
Autor: Gustavo Vazquez Ramos
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 160
Edição: 1
Lançamento: 2010
SinopseOs quatro contos de As Compensações pairam entre o realismo mágico e a banal irrealidade, em que carências físicas, afetivas e espirituais, para serem compensadas, dependem daquilo que o mundo pode oferecer. Em Da Capo – um violinista sofre um acidente que o faz perder parte de sua mão. Embora novas tecnologias ofereçam um caminho de volta, é preciso admitir o irreparável. No segundo conto, Uma partida de xadrez, os esforços de um exímio enxadrista são retratados por meio de sua autoimposta missão de vencer um oponente desconhecido. As estrelas de várias pontas – com influência lovecraftiana, relata os esforços de uma equipe de investigação para solucionar brutais assassinatos – inclusive a dificuldade entre diferenciar responsabilidades de obrigações e crenças de fatos. Por fim, em Bruxelas, uma grande amizade parece incapaz de perder sua força mesmo com a distância que a separa, os insucessos do início da vida adulta, o tempo, a realidade ou econômicas viagens turísticas.

Resenha

Já tinha lido algumas resenhas desse livro antes, e estava super curiosa para lê-lo. Queria agradecer ao autor, Gustavo, pela oportunidade de ler o livro.
Apesar de ser bem pequeno, e de ser dividido entre quatro contos, As compensações é um livro muito bom.

O primeiro conto fala sobre um rapaz chamado Luis, que era um musico que amava sua profissão. Mas um dia sofreu um acidente e acabou perdendo parte de sua mão. Poderia dizer que entendo a dor e o sofrimento de Luis, mas estaria mentindo se dissesse. As únicas pessoas que podem entendê-lo são as que passaram pela mesma coisa, mas ainda assim não é justificável tudo o que ele fez. Muitas vezes as pessoas sofrem danos psicológicos após algum acidente ou alguma perda, e tenho certeza de que foi isso o que aconteceu com Luís.

Todos os contos são muito bons, mas o que mais mexeu comigo e que mais me agradou foi o primeiro, Da capo, que é o conto de Luís. Já tinha lido vários livros de contos antes, mas nenhum como As compensações. Gustavo trás á tona problemas como raiva, amizade mesmo á distância e não importa o que aconteça, esforços para vencer o desconhecido, investigações para encontrar um assassino... Todos eles são contos muito bem escritos, mas ainda acho que Da Capo é o melhor de todos.
MilkMilks
Dryh Meira

8 comentários

  1. Não conhecia esse livro e nem o autor. Foi uma grata surpresa ler sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Maristela
      Faz pouco tempo que eu conheci o trabalho do Gustavo também :)
      MilkMilks
      DM

      Excluir
  2. Eu adoro livros de contos, e este definitivamente chamou minha atenção. adorei a resenha, não conhecia o trabalho deste autor, vou procurar mais sobre ele!

    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ana
      Eu também adoro livros de contos, e As compensações é um livro muito bom :)
      MilkMilks
      DM

      Excluir
  3. Esse livro eu ainda não conhecia. Eu particularmente gosto de livros de conto, então acho que também gostaria desse.
    Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Dany
      Eu também demorei bastante para conhecer o trabalho do autor, e adoro livros de contos tbm..rsrs
      MilkMilks
      DM

      Excluir
  4. Não conhecia!
    Não chamou muito minha atenção!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tinha ouvido falar sobre ele, mas fiquei curioso. Vou pesquisar mais de suas autorias, beijos! =)

    NOSSO CAPRICHO
    apsmass.blogspot.com

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...