O descompasso infinito do coração

Oiee pessoas \0/
Já faz um tempão que li e resenhei O descompasso infinito do coração, mas estava devendo a resenha dele aqui. Só fui lembrar mesmo porque terminei O desapego rebelde do coração hoje, e percebi que a resenha de seu antecessor ainda não estava aqui. Pois é. Mas agora estarão as duas! 
O livro não contem spoilers do primeiro livro, As batidas perdidas do coração <3

Título: O descompasso infinito do coração
Autora: Bianca Briones
Editora: Verus
Páginas: 406
Edição: 1
Lançamento: 2015
Série: Batidas Perdidas #2

Sinopse: Clara acaba de descobrir a traição do marido. Com dois filhos pequenos e a baixa autoestima que a consome, ela vê sua vida mudar drasticamente, apesar do desejo de permanecer na zona de conforto. Bernardo é apaixonado por Clara desde a adolescência. Agora ele tem a chance de conquistá-la e mostrar que os dois devem finalmente ficar juntos. Mas o que parece tão simples, para ele, é complexo demais para ela. Enquanto Bernardo é preenchido por certezas, o coração de Clara é inundado de receios, traumas e dúvidas. Como viver o presente quando o passado não deixa você olhar para frente? Será que um coração despedaçado pode recuperar a capacidade de amar? E o mais importante: como se entregar de corpo e alma quando não se consegue amar nem a si mesma? Em O descompasso infinito do coração, Bianca Briones mostra que o verdadeiro amor pode resistir ao tempo e a cada obstáculo que a vida lhe impõe. Esta é uma história intensa e comovente de segredos, paixão e amizade. É a última chance de dois corações que cansaram de viver separados.
Resenha

Não. Eu vou ajuda-la como puder, mas não vou me entregar. Não vou. Ah, droga. Dou risada de minha própria desgraça. Clara está partida em pedaços, e é quase imediato: cismo que posso ser a cola. – página 40

Clara não tinha a vida perfeita, mas era confortável. Casada com Maurício desde os dezenove, quando engravidou, ela tinha dois filhos maravilhosos e cuidava da casa desde então. Tudo ia razoavelmente bem, até ela descobrir que estava sendo traída pelo marido, e expulsá-lo de casa. A partir daí, Clara entrou em desespero, pois não sabia o que fazer. Tinha sido dona de casa aquele tempo todo, não tinha experiência e nem mesmo um emprego, e, no momento em que se olhou no espelho, depois de tanto tempo sem fazê-lo, ela desabou.

Com um passado trágico e misterioso, Clara escondia-se atrás de sorrisos forçados e desculpas de que estava bem, mas o colapso de seu casamento foi o primeiro passo para seu reencontro consigo mesma, pois isso fez com que Bernardo se reaproximasse, e foi o empurrão que ela precisava.

Apaixonado por Clara desde os dezessete, idade que tinha quando ela se casou (ele até tentara impedir o casamento e assumir os filhos dela, mas Clara achou que era tudo brincadeira), Bernardo finalmente vê a oportunidade de se reaproximar e, quem sabe, ficar com Clara. Ele sabe que não pode forçar nada, nem mesmo assustá-la, pois Clara sabe fugir e se esconder como ninguém, mas ele não vai desistir. Não como fez no passado.

O tempo escoa com a chuva que escorre sobre nós e não quero soltá-la. Não quero deixar Clara ir, porque, se o maior medo dela parece ser se entregar a alguém, o meu é perde-la. – página 101

Já fazia tempos desde que eu lera o primeiro livro (em 2014), então eu fiquei um pouco perdida no começo, tentando lembrar quem eram os personagens e o que tinha acontecido no primeiro livro. Não lembrei da Clara, mas do Bernardo e dos outros, sim. Depois que li As batidas perdidas do coração, livro que entrou para a listinha dos melhores que eu li na vida, e um dos que mais destroçaram a minha alma, eu imaginei que não aguentaria ler a continuação da série tão cedo, então fui enrolando. Até tomar vergonha na cara e comprar O descompasso infinito do coração, mas, ainda assim, enrolei para ler. Até que um dia, olhei para o livro e o peguei, mal sabendo o que encontraria.

Estou com medo. Da última vez em que meu passado me alcançou, quase desisti de viver. Não faço ideia de como ficar bem, mas sei que não quero soltar a mão de Bernardo. – página 82

Eu sei que a Clara é uma personagem completamente destruída pela vida e por todas as coisas que aconteceram com ela, e que tem episódios depressivos e tudo o mais, mas a sua insegurança e a forma como ela insistia em acabar com o Bernardo me dava nos nervos, principalmente quando ele se declarava e ela insistia que não era verdade. O fato de escolher o confortável e infeliz ao feliz e fora da zona de conforto também me fazia querer sacudi-la, principalmente porque o feliz e fora da zona de conforto incluía Bernardo, enquanto o infeliz e confortável era seu casamento com Mauricio.

Maaaas, Clara amadurece MUITO ao longo do livro, então chega a bater aquele orgulho danado quando ela acorda pra vida e percebe que merece ser feliz, e que precisa parar de ser tão submissa com sua família (sua madrasta odiosa e seu pai igualmente tonto) e falar por si mesma, ao invés de fazer o que os outros querem que faça. E quando ela percebe que ama o Bernardo então...só faltei gritar Aleluia!

E por falar em Bernardo.... Quase sem palavras para descrevê-lo. Eita homem paciente. Eu ficava surpresa e quase aplaudia quando Clara falava suas... coisas e ele não explodia. Eu, no lugar, já a teria mandado catar coquinhos e cansado, porque haja paciência. Ele a amava desde os dezessete, aguentou vê-la casada por tantos anos com Maurício, aí descobre que Clara nunca amou o marido, que vivia um casamento confortável, apenas. Ela ainda fala que o amor não é para ela, que nunca amará, será amada e etc. Depois ainda fica oscilando sobre voltar para Maurício, isso com Bernardo ao seu lado. E olha que ele já tinha se declarado, de novo! Ok, melhor parar antes que eu fale demais.

Meu coração sabia que era seu desde que nasceu, mas eu precisei ser paciente, precisei esperar que o seu coração estivesse pronto para o meu. E hoje, depois de tanto tempo batendo descompassados, eles se encontram e se tornam um, para sempre. – página 399

Gostei de rever Vivi e Rafa por aqui, e ele tentando maneirar nos palavrões por causa de sua filhinha foi a coisa mais fofa (e cantando High School Musical para ela então), mas Branca roubou cenas. Ela é incrível, fala sem papas na língua (amém!) e mal vejo a hora de ver no que vai dar o triângulo Branca-Rodrigo-Lex, que acontecerá no próximo livro (cuja capa eu achei maravilhosa), e os outros personagens também não ficam muito atrás. Tirando o pai e a madrasta de Clara (e uma outra personagem insuportável, também conhecida como namorada de Bernardo), que são tremendamente odiáveis.

A escrita da autora continua muito boa (como faz muito tempo desde que li o primeiro, não sei dizer se amadureceu ou melhorou), devorei o livro e me encantei com as introduções dos capítulos, que sempre traziam um trecho de música (assim como em As batidas perdidas). Só o final que me decepcionou um pouco, achei que a autora daria maior ênfase no relacionamento da Clara com o pai, e também achei que ia mostrar mais sobre o seu passado, senti que ficou tudo inconclusivo. Ainda assim, foi um desfecho bom, e eu gostei da forma como tudo acabou.

20 comentários

  1. Oie, tudo bom?
    Curti a narrativa mas também me irritaria fácil com essa protagonista , então não sei se daria uam chance a leitura no momento. Dica anotada, anyway ^^

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Então, li o primeiro livro dessa série, gostei, mas não achei tãooo bom assim sabe. Por isso não tive interesse em continuar e quando vi que a série não parava de crescer, desisti de vez! kkkkk
    Mas que bom que, apesar das ressalvas, você gostou do livro.
    Espero que curta os próximos!

    Beijinhos
    Rizia Castro - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Oi Dryh!

    Eu não conhecia essa série, então fiquei feliz em conhecer esse volume. Apesar de ter achado tudo muito comum e clichê, acredito que seja uma leitura muito gostosa para um dia tranquilo e leve. Parabéns pela resenha, anotei a sua dica. :)

    bjs

    ResponderExcluir
  4. É ruim quando um livro demora para ser lançado na sequência porque a gente realmente se perde, mas ainda bem que não decepcionou. Sabe que pela capa eu imaginava outra coisa e não um livro com uma história tão sentimental.

    Greice

    Blogando livros.

    ResponderExcluir
  5. Tão bom quando a personagem percebe que merece ser feliz, isso nos faz um bem danado.
    Adoro essa interatividade nos livros, colocar trechos de músicas por exemplo, sempre me fazem criar um playlist.
    Adorei conhecer um pouquinho mais do livro

    Beijos Dryh.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi. :)
    Amo os livros da Bianca, tanto que tenho todos rs. <3
    Li todos dessa série e estou ansiosa pelo livro do Lucas, que não sei quando sai.
    Clara e Bernardo são muito amorzinho, passam por momentos ruins pra ficar juntos, mas o amor no final falou mais alto.
    Blog As Meninas Que Leem Livros - Lauri Brandão

    ResponderExcluir
  7. Oi!

    Eu estou de olho nessa obra, ou melhor em toda a série faz muito tempo mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de realizar a leitura de nenhum trabalho da autora, mas espero em algum momento ler algo dela e espero que seja essa série que deve ser muito boa!

    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Eu comecei a ler este livro muito empolgada e não curti tanto assim. O primeiro livro da serie é muito superior e eu esperava algo parecido e ao contrario disso, encontrei uma protagonista chata demais!!! Sem falar que tem muitos ganchos artificiais para outros livros e eu acho isso chato demais de ler.
    Que bom que pra você funcionou.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Dryh!
    Gosto muito dos livros da Carina, mas não sei, alguma coisa nessa série não conseguiu me agarrar como as outras tramas. Mas que bom que você gostou! ~é sempre bom acompanhar o crescimento dos personagens e sentir várias emoções ao longo da leitura :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Dryh,
    Ainda não li nenhum dos livros dessa série, mas tenho vontade, pois curto as premissas. Fiquei muito contente por você ter curtido tanto assim a leitura e por ter reencontrado personagens que te agradam.
    A Bianca parece escrever muito bem e gostei disso.
    Dica anotada!
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Isso me irrita um pouco, sabe? Essa coisa de o personagem se afastar de alguém que o ama por não se achar bonito suficiente ou indigno de amor e blábláblá. Acho que é da natureza do ser humano buscar ser feliz, por isso acho que na vida real é difícil alguém construir tantas barreiras.
    Mas confesso que encontrei isso em 90% dos romances que li nos últimos tempos e gostei da maioria deles mesmo assim.
    Não conhecia a série, mas gostei do enredo e anotei a dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi! Achei a personagem principal daquelas bem malas e inseguras. Difícil de aturar rsrs Às vezes só pelo comportamento dessas heroínas acabo me arrastando na leitura e me irritando bastante, por isso desanimo em ler livros assim. Mas por se tratar de uma série, e o fato de ela amadurecer no decorrer do enredo, acredito que daria uma chance.
    Gostei bastante da resenha! Beijão :*

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Eu preciso terminar essa série d Bianca logo, pois amei o primeiro livro e o conto do Rafa e a Vivi e preciso desesperadamente ver esse próximo casal fica junto.
    Que bom que você gostou do livro, espero gostar também

    ResponderExcluir
  14. Eu já ouvi falar tanta coisa da Bianca Briones, mas eu sinto que as opiniões são sempre tão divididas que fico em dúvida.
    Ainda não li nada da autora, mas sei que ela é a queridinha de muitas pessoas. Eu gosto muito da ideia de ela ser brasileira e de incentivar a literatura nacional. Por isso, estava pensando em investir em um dos livros dela e também nos da Carina Rissi. Quem sabe que não acabo gostando mesmo? :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi.

    Li o primeiro livro dessa série, mas este ainda não li. Ainda não tive a chance de comprar os outros livros e fico sempre deixando para depois. Fico na dúvida se esse é tão bom quanto o primeiro, espero que eu goste dele. Vou ver se compro ele em breve e leia logo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oie. Parece um bom livro há tempos que tenho obras dessa autora na minha lista de futuras leituras, e fico bem curiosa se eu gostaria. Uma pena que não tenha sido explorado tanto o passado da protagonista, eu gosto de ir a fundo para saber o passado em cada história que leio.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Dryh

    Que bom que a personagem amadurece, porque ninguém merece uma pessoa assim um livro inteito! Hahaha
    Eu tenho o primeiro livro, mas ainda não li.
    Acho que eu ia ficar um pouco irritada com essa paciência de Bernardo... eu não teria tanto sangue de barata! Hahahah

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Nunca li nada da autora, acredita? Mas ainda bem que a personagem amadurece no decorrer da trama, é muito chato quando isso não acontece. Que bom que é uma continuação ainda muito boa, tenho muita curiosidade em ler algo da autora.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Quando essa série estava no hype, eu até sentia interesse em lê-la, pois todas as resenhas que li eram positivas, mas, o hype passou e as partes negativas começaram a aparecer, e apesar de alguns não serem tão negativas assim, outras não davam para relevar, como essa protagonista não sou muito fã de personagens que fazem muito drama sabe e isso meio que me desanimou para ler essa série. No entanto, seu ponto de vista sobre a história me chamou a atenção e minha curiosidade disse olá haha.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Eu tenho uma amiga que vive indicando esses livros, ela ama muito. Mas embora a sinopse seja bacana e os seus comentários sejam animadores, não consigo juntar a força de vontade suficiente para ler os livros dessa série. Pior que tenho a sensação de que eu iria gostar muito. Bem, vou esperar mais um pouco. Obrigada pela dica!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...