Marlena

Oiee pessoas, como vocês estão?

Título: Marlena
Autora: Julie Buntin
Editora: Fábrica 231 (cortesia editora Rocco)
Páginas: 304
Edição: 1
Lançamento: 2017
Sinopse: Cat tem 15 anos e se sente sozinha e perdida ao deixar para trás o mundo que conhecia para viver numa pequena cidade no interior de Michigan. Mas sua vida se transforma quando ela conhece sua nova vizinha. Marlena é uma garota destemida, determinada e fora de controle. Logo as duas se tornam inseparáveis e passam a testar seus limites, em busca de novas experiências e, principalmente, de um sentido para a vida. Até que um desfecho inesperado põe fim a esta amizade. Quase 20 anos depois, Cat relembra aquele período de excessos e ainda luta para perdoar a amiga e a si mesma, neste romance ao mesmo tempo sensível e brutal sobre uma amizade obsessiva e sobre pessoas que, não importa o quanto se demorem, deixam marcas profundas na vida de outras.
Resenha

Antes de se mudar para o interior de Michigan e conhecer Marlena, Cat era uma garota comum e estudiosa que se esforçava na escola e ficava lendo nos fins de semana. Só que, com o divórcio dos pais e a falta de dinheiro, ela, a mãe e o irmão mais velho foram viver numa casa minúscula em Silver Lake, uma cidade pequena e cinzenta, cuja escola mais próxima estava a trinta minutos de carro, em outra cidade.

Passando por tantos problemas e se sentindo sozinha, Cat vê em Marlena uma chance de se tornar outra pessoa, alguém mais destemida e cheia de vida. Só que Marlena não é bem o que se pode chamar de boa influência, e o fato de trocar favores por drogas e estar sempre matando aula deveria ter assustado Cat. Mas não assustou. Pelo contrário, ela queria fazer parte daquilo. Só não contava que o problema com o álcool de sua mãe fosse passar para ela, e muito menos que algo pudesse pôr fim à amizade “perfeita”.

Juntos, tínhamos poder. Podíamos nos vingar. Como eu disse, nós duas formávamos uma menina perfeita, irretocável. Nada poderia nos atingir, desde que não estivéssemos sós. – página 161

Quando recebi Marlena, estava bastante animada para ler, principalmente porque achei que teria um quê de thriller psicológico (lendo outras resenhas, vi que outras pessoas pensaram a mesma coisa), só que assim que comecei a ler, já desanimei, e acabei deixando-o de lado por um tempo. Até que não tinha mais escapatória, e eu fui ler a história da Cat.

Cat é a típica adolescente que vive num casulo de proteção, até que algo acontece e ela se vê sozinha, precisando se descobrir. Como qualquer outra adolescente, ela vê na rebeldia uma forma de ser descolada, e, ao andar com Marlena e seus amigos igualmente chapados e bêbados, ela sente que precisa fazer parte daquele grupo e agir para agradá-los. No início ela adorava Marlena, a seguia para lá e para cá como um cachorrinho, mas, ao longo do tempo, vendo que Marlena se afundava cada vez mais nas drogas e nos problemas familiares, Cat queria ser mais que ela. Sentia-se superior quando via que era tratada da mesma forma que Marlena por seus novos “amigos”.

Antes daquele ano, eu não era nada além de uma garota boba, disforme, esperando que alguém aparecesse para me dizer quem ser. – página 279

Não vou mentir, eu não gostei deste livro. Não gostei de Cat e seu desejo incontrolável de ser como Marlena, muito menos da maneira como moldava sua personalidade na da própria Marlena. Não teve um personagem na trama toda de quem eu gostei (apesar de sentir pena de alguns de vez em quando), mas eu tinha curiosidade de saber para qual caminho a história seguiria, então continuei lendo. Foi uma leitura arrastada e bem lenta, mas consegui terminar.

O livro também traz um pouco da história de Cat 20 anos depois dos acontecimentos de sua adolescência, quando ela já mora em Nova York, trabalha numa biblioteca... e ainda tenta se livrar do vício da bebida, hábito adquirido quando começou a andar com Marlena. Por mais que tenha se afundado e afundado também sua família (seus atos tiveram consequências para sua mãe e seu irmão), Cat insistia que sua amizade com Marlena era verdadeira e que elas gostavam uma da outra mutuamente, mas fica bem óbvio que era uma amizade destrutiva, e que Marlena só não queria estar no fundo do poço sozinha.

Eu olhava para ela com o canto do olho, um passo à minha frente, as faces vermelhas, a curva sorridente da sua boca, e sabia. Se eu desistisse de Marlena, deixaria com ela, para sempre, algo importante, algo meu que eu nunca recuperaria. – página 109

A história tem um quê de realidade, até porque, pelo o que parece, foi inspirada na própria autora, e mesmo que eu goste muito de histórias reais ou que abordem temas fortes, eu acabei não me envolvendo muito com Marlena e, por consequência, não gostei muito do livro. Talvez eu só não tenha gostado da escrita da autora, mas, de qualquer forma, não foi livro perdido, e eu não me arrependo de tê-lo lido.

12 comentários

  1. Oiii tudo bem?

    Confesso que estava com grande expectativa com esse livro, mas é a segunda resenha negativa que vejo, infelizmente.
    Acabei desanimando.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dryh!
    Gostei dessa capa. Nunca tinha ouvido falar desse livro e com a sua falta de empolgação, não me atrevo a ir atrás. Um pena você não ter curtido o livro. :/
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Sabe que eu tinha lido a sinopse desse livro por aí, e jurava que seria muito bom. Fiquei surpresa ao ler a sua resenha e perceber que a obra ficou aquém de suas expectativas. De qualquer forma, acho que sempre vale a leitura para que eu tire minhas próprias conclusões, né? Adorei a sua sinceridade.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  4. Que pena, esse livro me deixou muito interessada quando vi a news, nao o pedi porque tinham outros desejados na frente, mas agora com sua resenha, desanimei haha é uma pena que tenha sido uma leitura arrastada, tinha tudo pra ser incrivel.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não me senti muito atraída por esse livro, e acredito que foi pelo simples fato da "rebeldia". De fazer coisas que em certas horas possam parecer certo para aliviar a dor, mas que depois, iremos nos arrepender muito.
    Não fui muito com a "cara" de nenhuma das duas personagens, nenhuma das duas me pareceu serem carismáticas, e isso já me desanimou.

    ResponderExcluir
  6. Achei interessante a história ser baseada em fatos reais, mas nãos ei se me envolveria também. Vou procurar mais a repeito para decidir se leio ou não.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ainda bem que não solicitei esse livro. Li a sinopse, mas acabei não me interessando tanto assim, e ainda bem porque eu não ia gostar da leitura. rsrs Ainda mais se eu também ficasse esperando um thriller e acabasse me decepcionando. :/
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Confesso que ainda não conhecia esse livro, mas a sinopse não me deixou curiosa e a sua resenha me deu a certeza de que não é o meu estilo de leitura.
    Não gostei da temática e acho que também não conseguiria me conectar com a personagem. Na verdade, só de ler a sua resenha já fiquei com raiva da protagonista por sua irresponsabilidade e falta de personalidade.
    Não me interessei pelo livro, mas amei a sinceridade da sua resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Mesmo você não tendo gostado muito, eu gostei não só da premissa, como da sua resenha. Também li várias resenhas que davam a entender se tratar de um thriller psicológico, e que bom que descobri isso antes. Como disse, eu gostei dessa premissa e acredito que o livro tem uma reflexão muito importante a passar, principalmente nos dias atuais em que temos muitos influenciadores.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!!
    Sinceramente, a premissa não me agradou muito... talvez por essa descrição da protagonista, que me pareceu meio sem personalidade, altamente influenciável. Entendo que talvez ela estivesse perdida, naquele período da adolescência em que é comum fazermos as escolhas erradas, mas mesmo assim, não me cativou.
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Dryh

    Que pena que você desanimou e não curtiu. Vou ser honesta e falar que não curti não, mesmo achando interessante o fato se aparentemente ser um "biografia" da autora.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia essa livro e fiquei animada ao ver que abordava a amizade entre as garotas, mas lendo seus comentários fui desanimando, pois acredito que também não seria conquistada pelos personagens e a leitura seria arrastada para mim. Enfim, dispenso a dica dessa vez, mas gostei bastante da sua resenha.

    Beijos :*

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...