Resenha Delírio

Boa tarde pessoal

Hoje eu terminei de ler o livro Delírio, que comecei a ler há três dias atrás. Pensei em postar a resenha somente na semana que vem, mas pensei melhor, e como gostei do livro queria compartilhar um pouquinho com vocês :)

Sempre quando eu termino de ler um livro, vou correndo fazer a resenha, pois estou transbordando inspiração, então se a resenha ficou um pouco grande, e ela deve ter ficado um pouco ~confusa~ mas qualquer coisa é só falar nos comentários :)



Titulo: Delírio
Autora: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Páginas: 342
Edição: 1
Lançamento: 2012
SinopseMuito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranqüilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?.

Resenha

Delírio é um livro que já está na minha estante desde o lançamento, mas até agora eu não o tinha lido... Até agora.

O amor é uma doença, uma doença que deixa as pessoas loucas, a ponto de se matar, elas ficam delirando, imaginando coisas, fazem coisas que nunca fariam. Antes ele era uma coisa maravilhosa, deixava as pessoas felizes, mas quando essas pessoas perdiam o (a) amado (a), se matavam. Por isso o governo criou uma cura para essa doença mortal, uma “vacina” que todos deveriam receber assim que fizessem 18 anos, e essa “vacina” impedia que a pessoa se apaixonasse, mas também impedia que as pessoas fossem felizes como eram antes de recebê-la.

Por muito tempo Lena contou os dias para receber a tal “vacina”, mas alguns meses antes de seu 18º aniversário, ela se apaixonou por Alex.

Muitas pessoas apoiaram a “vacina” obrigatória, mas muitas pessoas não apoiaram, pois achavam que o governo e a ciência estavam tratando todos como animais. Essas pessoas eram chamados de Inválidos. Todo cidadão tem um número, assim como o RG, menos os Inválidos, assim que você atravessa a cerca e entra na Selva, o seu número é cancelado, e é como se você nunca tivesse existido.

O governo nega que os Inválidos existam, mas eles existem.

“E há muitos de nós por ai, mais do que você imagina” – página 341

A mãe de Lena foi “infectada” pela doença amor, também conhecida como Deliria, e ela se matou algum tempo depois que o pai de Lena morreu. Por isso Lena mora com sua tia Carol.

Esse livro me decepcionou muito no começo. Parecia que a autora estava enrolando e enrolando pra contar a melhor parte, demorei muito tempo para terminar de lê-lo, pois a leitura não fluía, estava muito cansativo. Até pensei em ler outro livro antes de terminar esse, mas decidi terminá-lo logo, e foi o que fiz. Quando cheguei na metade do livro, me deparei com o que estava esperando desde a primeira página : a emoção de ler Delírio.

Aquela emoção que muitas pessoas disseram ter sentido quando leram Delírio, mas que eu ainda não havia sentido. Lauren escreveu um romance que nos deixa emocionados, mas ao mesmo tempo com raiva. Fiquei imaginando: E se o amor se tornar esse sentimento que todos pensam ser uma doença? Seremos obrigados a tomar essa “vacina” para nunca mais senti-lo? Ou quem não quiser, terão que fugir para um lugar aonde as regras do Governo não cheguem?

“Eu amo você. Lembre-se. Eles não podem tirar isso de nós” – página 342

No inicio do livro, até pensei que essa tal cura poderia tirar o sofrimento de muitas pessoas, quem nunca sofreu por amor? Imagine uma “vacina” que tirasse esse sofrimento todo? Mas percebi que o amor não é um sofrimento, ás vezes sim, e nem uma dor ( ás vezes sim *-*) ele é um sentimento, assim como a alegria e a tristeza, o amor é um sentimento. Se existisse uma vacina que curasse a tristeza, ou a dor, estaríamos muito felizes. Mas e se criassem uma vacina que tirasse a alegria de todos? O amor pode ser ruim, mas também pode ser bom.

“Por favor, Deus, faça com que ele venha me buscar.
Nunca mais pedirei nada
Abrirei mão de qualquer coisa e de tudo o que tenho.
Apenas faça com que ele venha, por favor.” – página 330

Lena sempre seguiu as regras, principalmente o toque de recolher de todos os que não eram “vacinados”. Esses “não-vacinados” deveriam estar em suas casas ás oito horas da noite, e se um deles estivesse andando pela rua depois do toque, seria gravemente punido pelos reguladores e seus cães violentos. Mas quando conheceu Alex, Lena percebeu que sentia algo especial por ele, e que faria tudo por esse novo sentimento, que todos chamam de AMOR.

Esse livro guarda segredos, segredos que serão revelados ao leitor assim que ele abri-lo, assim que começar a ler as palavras escritas nele, e principalmente, quando o leitor perceber que o amor é um sentimento, não uma doença.



MilkMilks
Dryh Meira

12 comentários

  1. Oi!

    Estou passando para convidar você para uma super promoção que tá rolando lá no blog

    http://livroterapias.blogspot.com.br/2012/12/promocao-de-natal-morte-subita-brinde.html

    Beijinhos

    Rízia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Oi :D

    Adorei nossa realmente quero muito ler esse livro , mais tenho que confessar que um pouco dessa minha vontade e por causa da capa hahaha , ele e vistoso na estante concorda ? Beijos !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )


    ResponderExcluir
  3. Eu também escrevo assim que termino de ler, fica mesmo grande, porque a gente ta inspirada! hahaha

    Não achei confusa, ficou legal.
    Gostei do quote da página 330, a gente sempre promete nunca mais pedir nada, e pede assim mesmo hahaha

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da sua resenha.
    Morro de vontade de ler este livro.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nunca ouvi falar nesse livro,
    mais deve ser muito bom mesmo.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos..
    luanycomy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, eu tenho vontade de ler o livro, mas não é uma prioridade.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Eu to doida para ler esse livro. *-*
    Já está aqui há tempos para ser lido, mas cadê o tempo?

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://www.estantevertical.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Desde o lançamento tenho muita vontade de ler esse livro e sua resenha me deixo com mais vontade ainda. É bom quando estamos inspirados.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Nossa eu to louca pra ler esse livro mas ainda não deu de comprar uma pena! Mas cara adorei sua resenha, imagina se o amor fosse considerado uma doença?

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Gostei do livro parece uma estória envolvente já li outras resenha positivas sobre o livro e cada vez fico mais interessada em ler.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Quero muuito ler esse livro. vi que anunciaram a capa do segundo livro e estou dooooida para ler esse...me pareceu um livro muito bom. adorei a resenha

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...