Eu perdi o rumo

Oiee pessoas, como vocês estão?
O feriado rendeu, e eu já trouxe mais uma resenha de um livro mara:

Título: Eu perdi o rumo
Autora: Gayle Forman
Editora: Arqueiro (cortesia)
Páginas: 272
Edição: 1
Lançamento: 2018
Sinopse: Freya perdeu a voz no meio das gravações de seu álbum de estreia. Harun planeja fugir de casa para encontrar o garoto que ama. Nathaniel acaba de chegar a Nova York com uma mochila, um plano elaborado em meio ao desespero e nada a perder. 
Os três se esbarram por acaso no Central Park e, ao longo de um único dia, lentamente revelam trechos do passado que não conseguiram enfrentar sozinhos. Juntos, eles começam a entender que a saída do lugar triste e escuro em que se acham pode estar no gesto de ajudar o próximo a descobrir o próprio caminho.  Contado a partir de três perspectivas diferentes, o romance inédito de Gayle Forman aborda o poder da amizade e a audácia de ser fiel a si mesmo. Eu Perdi o Rumo marca a volta de Gayle aos livros jovens, que a consagraram internacionalmente, e traz a prosa elegante que seus fãs conhecem e amam.

Resenha

É a esperança que faz doer. Harun sabe disso. Nathaniel sabe disso. Freya também sabe. – página 59

Freya é uma famosa cantora pop que está prestes a lançar seu novo álbum, até que perde a voz. Ela simplesmente não consegue mais cantar, e isso é um desastre. Se não cantar, será demitida. Se for demitida, perderá os fãs. Se perder os fãs, ficará sozinha e esquecida. Nathaniel foi para Nova York encontrar o pai, mas se perdeu. Harun está planejando fugir da família, e pretende encontrar o garoto que ama, mas e se já for tarde demais?
Três pessoas diferentes que, por um acaso, acabam se conhecendo e se encontrando. Pode-se dizer que foi amizade à primeira vista, pois além de tudo, elas se encontraram.

Eu amei esse livro do início ao fim! Sabe aquela escrita leve que envolve a gente já nas primeiras linhas? Sabe aqueles personagens que conseguem chamar toda a nossa atenção e nos fazer torcer por eles? Sabe aquela escritora maravilhosa que sempre se supera? Pois é, aqui temos tudo isso! Comecei a ler Eu perdi o rumo e só fui parar quando ele acabou! Me encantei por Freya, Nathaniel e Harun, adorei a forma como eles se conheceram (Freya perdeu o equilíbrio e caiu de uma ponte baixa, bem em cima de Nathaniel, e Harun estava por perto), e adorei como tudo acabou! As personagens são maravilhosas, e o fato de a autora mesclar o passado delas com o presente só deixou tudo melhor, pois aí ficamos sabendo (aos poucos) como elas chegaram naquele ponto.

Os três podem ser perfeitos desconhecidos, com vidas diferentes e problemas diferentes, mas ali, naquele consultório, estão medindo a tristeza da mesma forma. Estão medindo em perdas. – página 70

Freya é apenas uma garota que quer a atenção do pai, que voltara para seu país de origem e praticamente abandonara sua família nos Estados Unidos. Influenciada pela mãe e pela irmã, Freya acabou deixando-se levar pelo empresário e se tornou uma espécie de fantoche; mas agora que não pode mais cantar como antes, as coisas podem mudar bruscamente. Ela tem medo de ficar sozinha, e tem mais medo de ser esquecida. Sem amigos verdadeiros, ao conhecer Nathaniel e Harun ela deixa o desespero de lado e tenta ajuda-los o máximo possível.

Nathaniel é um garoto que deixou os estudos (e sua vida, praticamente) de lado para cuidar do pai, que aparentemente tinha sérios problemas psicológicos. A mãe havia ido embora quando ele era mais jovem, e como optara por ficar com o pai, ali estava ele. Não sabemos o motivo de ele e o pai estarem para se encontrar em Nova York, mas isso nos é revelado aos poucos, e olha, é uma tremenda bomba! Eu não esperava por isso. Nathaniel é um menino muito tímido e reservado, e ao longo da história vamos percebendo o por quê.

Harun é um menino muçulmano cuja família mudou-se do Paquistão para os Estados Unidos graças a um milagre: seu pai ganhara o green card. Escondendo sua homossexualidade e o amor da sua vida de todos, ele está prestes a fugir de casa por motivos até então desconhecidos pelo leitor, mas, novamente, vamos descobrindo tudo aos poucos. Ao mesmo tempo em que achei Harun uma pessoa fraca e mesquinha, gostei muito dele, pois sabia que seus medos eram reais, e também torcia muito para que ele fosse capaz de enfrenta-los logo.

Já faz muito tempo que ele se sente só. O mais estranho é que hoje, logo neste dia, não está se sentindo. – página 166

O único ponto negativo é que o livro é muito curto! Fiquei doida quando vi que já estava acabando, e por mais que eu tenha adorado o final – normalmente odeio finais em aberto, mas esse foi incrível! -, ainda assim achei que a autora poderia ter enrolado um pouco mais, apenas o suficiente para eu poder me despedir das personagens...haha’
A escrita de Gayle continua maravilhosa (amei todos os livros dela que li), e acho que de tudo, o que eu mais gostei no livro foi de ver o ponto de vista dos três personagens não só no presente, mas também no passado! Gente, que coisa maravilhosa que é esse livro! Recomendo muito, e não só para quem é fã da autora: pra todo mundo! Leiam! Leiam! Leiam!

Eu perdi o rumo traz lições maravilhosas sobre família, amizade e sobre a vida! Aqui vemos o quão importante é termos pessoas em quem nos apoiar quando as coisas ficam difíceis, e vemos também que nem sempre a família sabe o que é melhor para nós. E sobre a vida, gente... Vivam! Não chorem por likes ou seguidores, não chorem achando que as pessoas vão deixar de amar vocês por causa de uma simples coisa. Se a pessoa realmente te ama, ela vai ficar e vai te amar APESAR dessa simples coisa. Leiam Gayle Forman! Leiam Freya, Nathaniel e Harun!


Um comentário

  1. Oi Dryh!

    Caramba, que show! Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas adoro essas tramas onde a gente consegue ver que nem tudo é só o que parece e que as pessoas tem mais a dizer do que somos capazes de notar.
    Adorei a resenha!

    Beijos.

    http://www.garotasdevorandolivros.com/2018/09/resenha-e-assim-que-acaba-collen-hoover.html

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...