De olho no autor #27: Julia Crouch

Olá a todos!


Essa é outra entrevista internacional \0/ entrei em contato com a Julia semana passada, ela topou responder algumas perguntas. Ela é uma pessoa super legal, espero que gostem.


1.Cuco é um livro forte com uma história complexa, uma história sobre mudanças. Como foi o processo de escrita desse livro?
JC.: Cuco foi a primeira novela que eu escrevi. Eu escrevi o primeiro rascunho como parte do NaNoWriMo (projeto onde há um mês especial, novembro, onde os escritores de todo o mundo se juntam). Passei um ano trabalhando no rascunho de 50000 palavras, fazendo isso virar 120000. Eu trabalhei com um técnico literário para me ajudar a continuar. Não sabia se ia ser publicado ou não, mas eu enviei para um agente que eu gostava, ele me escolheu e vendeu o livro dentro de algumas semanas.
Eu escrevi a história do começo ao fim, a situação veio da visita de um casal de amigos que passaram dois anos demolindo uma casa para virar o lindo lar deles, Isso quase os matou, tinha sido tão difícil, mas eles sobreviveram, eu roubei a casa deles (cenário) completamente para o livro Cuco. Eu também ouvi bastante o álbum The Boatman´s Call do Nick Cave, que foi quase todo escrito sobre a sua relação com PJ Harvey. É um álbum sombrio e apaixonante, eu gostaria de saber o que acontece se a pessoa sentir a que a paixão do seu marido era a mesma do seu melhor amigo. Eu então criei os personagens em minha mente (Kate Winslet para Rose, PJ Harvet para Polly e um velho Heath Ledger para Gareth – um elenco fantasioso, claro, mesmo se Heath estivesse vivo nesse tempo) Eu vi o filme em minha mente e escrevi o que eu via.

2.  Qual a sua opinião sobre a cena atual da literatura?
JC.: Eu sou vendida como crime ficcional no Reino Unido, e eu não estou certa se isso foi um grande favor. Temos tantos gêneros ligados aqui, e tem muito esnobe quanto à ficção comercial versus ficção literária, eu ainda acredito muito na publicação de velha escola onde os livros são editados por pessoas que realmente se importam com eles, pessoas que os tem guardados em casa. O nascimento da publicação própria de e-book tem dado início à vários livros maus escritos que deveriam ser guardados em gaveta. Por que esses livros são vendidos por tão pouco na Amazon. Os leitores estão começando a se questionar do preço de livros convencionalmente publicados, mas se todos os livros forem vendidos por nada, vai se tornar impossível para os escritores viver bem do trabalho e da literatura.

3. Você tem alguma dica para as pessoas que querem escrever seu próprio livro?

JC.:Não fique falando de escrever: escreva! Faça um curso – eu fiz dois na universidade comunitária daqui (onde você faz tudo online), vá a workshops/festivais para conhecer outros escritores. Escreva o livro que você gostaria de ler. Você não tem que planejar isso muito fundo, apenas entre numa jornada de descobertas, Faça o NanoWriMo, onde você escreve uma novela em um mês (mas vá sabendo que isso é o resultado de MUITO trabalho). Ler vorazmente e de forma selvagem. Leia livros sobre escrita: Stephen King´s On Writing, Anne Lamott´s Bird by BirdMas principalmente, escreva todo dia, mesmo se for apenas cem palavras.

4. O livro Cuco foi baseado em alguma experiência própria? (fique a vontade para responder)
JC.:Foi baseado no meu conhecimento de affairs e traições. Isto é tudo o que vou dizer!

5. Quais são suas influências?
JC.:Música é muito importante para mim, e eu amo o trabalho do Nick Cave, Leonard Cohen, PJ Harvey, Amy Winehouse. Todos eles me inspiram com suas letras. Eu amo a história exuberante da Donna Tartt, a simplicidade de escritores como Anita Shreve e Joanne Trollope. Mas eu leio de tudo, eu comecei a escrever um pouco mais tarde na minha vida (nos meus 40) e foi baseado na minha experiência de sempre ler desde Jane Austen a Chuck Palahniuk. Local e cenário são muito importantes para mim, eu visito lugares inabitados onde se passam meus romances (os mais populares são Elephant & Castle, a parte suja e movimentada do sul de Londres, nada glamoroso)

6.  Você gostaria de enviar uma mensagem a seus leitores brasileiros?
JC.:Muito obrigada por abraçarem tanto Cuco! Eu tenho muitos mensagens adoráveis e um ótimo feedback do Brasil mais do que qualquer outro país. Eu espero visitar um dia em breve!

Espero que vocês tenham gostado, fiquem ligados no site da Julia, tem notícias super recentes lá, adoro a escritora e vocês podem esperar uma resenha de Cuco em breve!

Heitor Botti

16 comentários

  1. Olha eu ainda não li esse livro da autora, mas me parece ser muito bom, porque já vi vários leitores comentando muito bem sobre ele, mas eu não sei se faz muito meu gênero sabe?
    Mas tipo, estava lendo a entrevista e gostei bastante de tudo que a autora falou. Parabéns pelas perguntas =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-spirit-animals-cacada.html

    ResponderExcluir
  2. Amei...amo entrevista com autores <3
    Eu tenho o CUCO, mas ainda não li. Me deixou mais ansiosa pra ler logo!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Parabéns por mais esta entrevista!
    As perguntas foram super inteligentes e as respostas da Julia foram bem honestas.
    Bem legal o jeito eclético dela para a literatura e acredito que isso tenha contribuído bastante na qualidade de sua obra.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. eu não li o livro, não conheço a escrita da autora. Mas amei a entrevista, ela é tão simpática, honestas e sincera. Parabéns pela entrevista e que venha mais e mais.
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ola Heitor! Se não me engano já é a segunda autora que vejo reclamando de livros como os vendidos pela amazon a preços baixo e sobre o fato de ter sido editado de forma não convencional, não sei se concordo com isso sei que tem muita porcaria mas também já li livros excelentes, acho que isso é uma forma de boicote aos novos escritores e não partilharia disso, creio que se essa é a unica forma de expor um trabalho que seja cada um que faça o seu não desmereço o colega.essa é a humilde opinião de uma leitora que se tornou fã de autores através de sites como wattpad ,widibook e amazon
    BEIJOSSsss...

    sonhos de leitor

    ResponderExcluir
  6. Oii!

    Parabéns pela entrevista!
    Nunca li esse livro pois não tinha me interessado.... e não conhecia a autora, mas ela parece ser muito legal e divertida :33 Amei a entrevista!

    Beijos, Amanda
    www.facebook.com/coisadeleitor135

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem?
    Muito boa a entrevista, adoro isso nos faz conhecer mais os autores. Não li "Cuco", mas pretendo fazer isso logo, e pensar que ele nasceu num NaNoWriMo é bem legal. Bjus!!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Foi baseado no meu conhecimento de affairs e traições. Isto é tudo o que vou dizer! -> Acho que dps disso ela não precisa dizer mais nada mesmo rsrsrsrs
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bom?
    Não li esse livro ainda, mas gostei de conhecer a autora. Concordo com o que ela falou sobre os preços dos livros. Se eles forem de graça, como o autor vai se sustentar? É algo para pensar, principalmente se pensarmos sobre a relação de qualidade com preço.
    Sucesso pra ela. Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá... tudo bem??
    Nossa cada vez que eu venho aqui me deparo com uma entrevista diferente internacional rs... adorando isso... bom eu não conhecia essa autora... e nunca tive interesse de ler o livro.. mas gostei dela... ela não tem muita simplicidade, mas é bem simpática e direta... xero!

    ResponderExcluir
  11. Olá Heitor,
    Adorei a entrevista, é bom conhecer autores, independente de sua nacionalidade e ela tem muita razão com esse boom de e-book, muitas vezes quantidade não quer dizer qualidade e há muitos escritores que vivem disso. Não conhecia CUCO, mas fiquei interessado na leitura desse livro.
    um abraço,

    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Hey Heitor
    Que legal!!!!
    Parabens pela entrevista.
    Eu queria muito ler Cuco... consegui o livro recentemente e pretendo ler em breve. Estou curiosa para ler a sua opinião sobre ele

    beijos
    Mayara

    ResponderExcluir
  13. Oi Flor!
    Que xiqueeeee esse blog! A autora é top, todo mundo que lê Cuco diz que é uma ótima obra! Ainda não li, mas quero logo conhecer! Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oie!

    Eu tinha esse livro mas acabei colocando ele para sorteio e nem li.
    Gostei das resposta da autora, das dicas para quem pretende escrever e é bem interessante ver que o público brasileiro aceitou bem a história proposta por ela.

    Parabéns pela entrevista.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá!!

    Ai gente, que TUDO fazer entrevista com autores internacionais, acho mega chique!! huahauuha

    Eu estou com Cuco aqui na estante e ainda não li, acredita? A entrevista me animou, vou colocar ele de novo na lista de leitura! :D

    Beijos

    www.escrevarte.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá tudo bem?
    Achei a entrevista bem bacana e super interessante é sempre bom conhecer um pouco mais do autor que gostamos.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...