Vidas trocadas

Titulo: Vidas trocadas
Autora: Katie Dale
Editora: Benvirá
Páginas: 408
Edição: 1
Lançamento: 2013
Sinopse: Quando sua mãe, Trudie, morre vítima da Doença de Huntington – mal que atinge o sistema nervoso –, Rosie sofre não apenas pela perda, mas também pela sombra que paira sobre seu futuro: o alto risco de também ser portadora da doença. Determinada a saber o que está à sua espera, Rosie conta para “Tia Sarah”, a melhor amiga de sua mãe, que pretende fazer o exame que revelará se tem ou não a doença. Apavorada com as outras verdades que o exame pode revelar, Sarah decide abrir o jogo e conta algo que desestrutura ainda mais a vida de Rosie: Trudie não era sua verdadeira mãe. Rosie fora trocada na maternidade logo após seu nascimento, pois o bebê de Trudie tinha pouquíssimas chances de sobreviver. Devastada pela notícia, Rosie decide procurar sua mãe biológica e, junto com o namorado, deixa a Inglaterra para trás e parte para os Estados Unidos, onde acredita que se reunirá à sua família. O que a garota não pode prever é que a revelação deste segredo irá mexer com a vida de pessoas que ela nem mesmo imagina que existem..

Resenha

Minha vida inteira é um enorme erro. – página 334

Órfã de pai, Rosie acaba de perder a mãe para a doença de Huntington, um tipo que ataca o sistema nervoso e faz com que a pessoa vá perdendo as memórias, capacidade de raciocinar e controlar seus movimentos. Desesperada para descobrir se também será uma vitima da doença que provavelmente dorme em seu código genético, ela decide que fará o teste para descobrir se é portadora da doença, e se morrerá do mesmo jeito que sua mãe morreu. Para sua surpresa e desespero, ela descobre que Trudie não era, biologicamente sua mãe, e que ela fora tirada de sua verdadeira mãe quando nasceu, e que esta está em algum lugar no mundo.

Eu a perdi, e ela nem mesmo era minha. As palavras despencam desajeitadamente numa dança, frias, pesadas e duras. Ela nem mesmo era minha mãe para que eu a perdesse. – página 17

Rosie começa então a investigar seu passado e procura pistas sobre o paradeiro de seus pais verdadeiros, encontrando-os finalmente nos Estados Unidos, do outro lado do mundo. Ela então viaja com Andy, seu namorado, para encontrar sua mãe, uma atriz famosa que provavelmente a abandonou no dia em que nasceu e sumiu do mapa, mas ainda assim Rosie quer vê-la e quem sabe, ter uma relação com ela. O que ela não imagina é que mexerá com a vida de pessoas que ela vai conhecendo ao longo de sua “aventura”, e que muitas vezes, não saber é bem melhor do que enfrentar a verdade.

Já fazia um tempo que eu vinha querendo ler esse livro, desde que vi uma resenha super positiva sobre ele num blog literário (cujo nome eu não me lembro), e quando o encontrei em promoção no ano passado, não resisti e acabei comprando-o. Estava bastante curiosa para ler esse livro, e mesmo sabendo mais ou menos como a história se desenrolaria, fui surpreendida várias vezes com as reviravoltas dele, principalmente quando Rosie encontra sua família nos EUA e percebe que uma parte da história estava faltando. O outro bebê, o verdadeiro filho de sua mãe adotiva havia mesmo morrido?
Esse livro me lembrou um pouco de uma série que eu acompanho e gosto muito, chamada Switched At Birth, que conta a história de duas meninas que foram trocadas na maternidade e descobrem o engano quando estão com 16-17 anos, e então precisam conviver juntas, unindo as duas famílias. No inicio acontecem muitas brigas e o sentimento de estar perdendo sua família para a outra está sempre presente, mas com o tempo elas vão se acostumando com a presença da outra e até se tornam amigas.

Ela nunca foi minha mãe, nunca foi minha. A minha vida inteira – minha vida inteira – é uma grande mentira. – página 19

Rosie não é lá a melhor personagem que eu já conheci, ela age imaturamente na maioria das vezes e a forma que ela tratava Andy me irritou bastante, mas suas atitudes são compreensíveis se levarmos em conta tudo o que ela passou. Perdeu o pai no dia de seu nascimento, viu sua mãe morrer enquanto era dominada por uma doença terrível que ela provavelmente herdaria, descobriu que sua família biológica estava perdida do outro lado do oceano e quando finalmente chega lá, as coisas acontecem exatamente do jeito contrário que ela imaginava. É uma personagem forte, uma adolescente com os nervos a flor da pele que só quer desvendar seu passado para seguir em frente com o futuro. Outra personagem que eu admirava e odiava ao mesmo tempo era Holly, ela era tão mesquinha às vezes que eu não sabia se conseguiria terminar o livro por causa de suas atitudes.

Andy também não me conquistou nem um pouco. Ele era bem fofo, não posso negar, mas ficava correndo atrás de Rosie o tempo todo, seguindo-a para todos os lados como um cachorrinho, e mesmo quando ela mentia e escondia coisas importantes dele, o rapaz ainda estava lá para ajudá-la e perdoá-la. Na primeira vez isso foi lindo, na segunda, fofo. Na terceira já fiquei meio “hã?”, e na quarta não deu para agüentar.

O livro é bem grandinho e as páginas são grossas, então dá a impressão de ser ainda maior, porém a leitura flui rapidamente e fica cada vez mais interessante, e por mais que não tenha gostado 100% dos personagens e do final, é um livro maravilhoso e eu não pensaria duas vezes antes de lê-lo novamente. A doença de Huntington realmente existe e atinge mais de 30 mil pessoas só nos Estados Unidos, e ainda não há uma cura, porém existem medicamentos e tratamento. Achei que o desfecho foi um pouco corrido, mas não consigo imaginar final melhor do que o que Rosie recebeu. Esse livro me surpreendeu bastante, é uma história muito bonita com uma lição linda por trás. Será que o sangue é mais importante que o amor?

E, no fundo, ela não roubou minha vida. Ela não poderia ter pegado o que não lhe pertencesse de fato. Ela me trouxe a verdade e a dura realidade que veio com a carga toda. Mas não, ela não roubou a minha vida. A verdade é que eu tenho vivido a vida dela até agora. – página 286


11 comentários

  1. Nossa Esse livro Me fez fica bastante pensativa ,ele é maravilhoso com certeza tenho que comprar .

    Ei siga o meu blog pelo GFC , Pode ser ?
    http://garotinhaadolescentea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei o livro de cara, a capa é linda e o titulo desperta curiosidade e sua resenha está excelente

    Também não me agrada esses personagens como o Andy.prefiro personagens masculinos com mais atitude

    BEIJOSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie, Dryh.
    Não sei se vou ler. Achei a história interessante, curti mesmo, mas quando nem um personagem cativa, fica difícil. No caso desse parece que nem um é cativante. Fiquei curiosa e se ler vai ser para descobrir mais da história em si, mas já não curti muito os personagens.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dryh! Não conhecia a história, que parece ser muito bonita e emocionante. Sua resenha me deixou com vontade de lê-lo. Gosto de livros em que os protagonistas vão atrás de respostas para reencontrar a si mesmos. Além disso, a capa é bem bonita. Só fiquei um pouco desanimada com os comentários que você fez a respeito dos personagens :( não há coisa pior quando eles não cativam! Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Dryh! Não conheço muito os livros da Benvirá e fique um pouco curiosa.
    Vou procurar mais a respeito dele e ver se realmente leria

    Beijos Fê
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Dryh!
    É a primeira resenha que leio sobre esse livro e, confesso, não me entusiasmei muito. Pareceu-me o tipo de enredo que vemos em filmes da Sessão da Tarde… E isso não é necessariamente uma crítica negativa. :) Eu gosto dos filmes emocionantes, e que abordam os relacionamentos familiares, da Sessão da Tarde. Mas não acho que o livro traga algo que realmente seja novidade a esse tipo de enredo.

    Fico feliz, no entanto, que o livro a tenha agradado!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá... tudo bem... eu vejo muito esse livro por ai nas livrarias e sempre tive vontade de comprar... o enredo que você mostrou é até interessante e eu fiquei curiosa pelas reviravoltas que você disse que tem... parece um livro com um drama bem proposto... parece uma história que tem um bom desenrolar.... e por mais que os personagens não tenham te cativado, ainda considero que a leitura será válida... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie =)
    Eu sempre quis ler esse livro, vejo muitas recomendações bacanas. Ainda que os personagens não sejam tão marcantes a ponto de te conquistar, ainda fiquei bem curiosa pelo fato de você ter dito que o livro tem lições lindas. Também quero conferir o final que você diz que é corrido, mas que não seria possível outro melhor, adoro finais coerentes. hahaha.

    beijos,

    Fernanda,

    www.lendoeesmaltando.com

    ResponderExcluir
  9. Dryh lindona estou com esse livros há tempos no kobo, e lendo sua resenha, mesmo os personagens vou dar crédito a leitura. Teve ter lições belas . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Dryh, tudo bem?
    Quando vi a capa desse livro pensei: Esse livro não faz o meu gênero, não vou gostar.
    Mas depois de ler sua resenha me senti encantado pelo livro, o enredo parece ser bem estruturado e fiquei com curiosidades em lê-lo.

    ResponderExcluir
  11. Eu acho uma pena quando a gente gosta até gosta da história,mas não consegue se envolver com os personagens,porque eles são uma parte tão importante da trama,mas como você escreveu que a leitura,apesar dessa ressalva,é boa e emcionante pode ser que eu dê uma chance ao livro.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...