Tenda dos Milagres


ello, meus queridos! Tudo bom com vocês? Ahhhh, que saudade de postar aqui no Milkshake de Palavras <3 Pois é, gente... Para quem não sabe, eu concluí o ensino médio este ano e agora estou me preparando para os vestibulares (aliás, eu quero medicina) e o livro que irei apresentar para vocês tem tudo relacionado com o que estou falando, já que, ele é uma das leituras obrigatórias da prova que eu fiz no início deste mês.

Título: Tenda dos Milagres
Autora: Jorge Amado
Editora: Companhia das Letras (cortesia)
Páginas: 320
Edição: 1
Lançamento: 2008
Sinopse: Na Tenda dos Milagres, na ladeira do Tabuão, em Salvador, onde o amigo Lídio Corró mantém uma modesta tipografia e pinta quadros de milagres de santos, o mulato Pedro Archanjo atua como uma espécie de intelectual orgânico do povo afro-descendente da Bahia. Autodidata, seus estudos sobre a herança cultural africana e sua defesa entusiástica da miscigenação abalam a ortodoxia acadêmica e causam indignação entre a elite branca e racista. A história é contada retrospectivamente, em dois tempos. Em 1968, a passagem por Salvador de um célebre etnólogo americano admirador de Archanjo desencadeia um revival de sua vida e obra. Para a comemoração do centenário de nascimento do herói redescoberto, arma-se todo um circo midiático. Contrapondo-se a essa apropriação política da imagem de Archanjo, sua trajetória é narrada paralelamente como foi preservada na memória do povo: os amores, as polêmicas com os luminares da universidade, os confrontos com a polícia. Ao contar a história desse herói complexo, também conhecido como "Ojuobá, os olhos de Xangô", Jorge Amado traça um painel da cultura negra baiana e de sua resistência contra a repressão violenta a que foi submetida nas primeiras décadas do século XX, resgatando e exaltando manifestações como o candomblé, a capoeira, os afoxés e o samba de roda.

Resenha

Vocês já leram algo do Jorge Amado? Conhecem Capitães da Areia? Gabriela, cravo e canela? Pois bem, de início garanto para vocês que a escrita deste autor da segunda geração modernista traz uma representatividade para a minha região, que é a Bahia. Onde o próprio, enaltece a cultura e também apresenta traços repleto de características da nossa identidade nacional. É hora de conhecermos a história do Pedro Archanjo
"O mundo só será realmente civilizado quando as fardas forem objetos de museu."

Pedro Archanjo Ojuobá, também conhecido como olhos de Xangô  Orixá da justiça, um dos mais importantes da matriz africana, o candomblé –,  bedel da Faculdade de Medicina,  é um dos mais queridos do público da cidade, afamado pela sua intelectualidade e diversidade, o próprio escreve livros que apresentam críticas sobre a elite burguesa e também sobre o cotidiano da sociedade racista, uma peculiaridade do próprio Jorge Amado, com as denúncias a respeito da exploração de negros, mestiços e principalmente a temática sobre a intolerância religiosa no Brasil. O protagonista, logo após uma discussão em um bar com alguns amigos sobre o nazismo de Hitler na Alemanha, resolve voltar para casa, entretanto, o que o leitor não esperava é que ele morreria durante essa caminhada, de causa natural. Os moradores da cidade ficam devastados com a morte do Ojuobá, mas logo após torna-se esquecido. 

As ideias do protagonista são relembradas tempos depois quando Leberson, etnólogo americano, ganhador do prêmio Nobel, vem ao Brasil em busca do famoso autor dos livros que apresentavam críticas sociais, outrora, poucos sabiam a respeito deste autor e acharam que fosse até uma piada, já que, as obras de Pedro Archanjo não era conhecida até o momento, após isso, o personagem principal da história de morto torna-se um verdadeiro produto nacional, que todos desejam desvendar a sua vida passada. E então nos resta saber, quais eram os principais segredos dos "olhos de Xangô"? E claro, sempre haverá alguém para tentar impedir a diversidade e a quebra do preconceito... Como será que o protagonista irá resolver todos esses impasses?
"... pois Pedro Archanjo entrara em moda e quem não conhecesse e não citase suas obras poderia considerar-se atualizado e para a frente."

Este foi o primeiro livro que li do Jorge Amado e para quem não sabe, o livro foi escrito em 1969, onde um ano antes teve o decreto do Ato Institucional nº 5, para impedir todos aqueles que fossem considerados inimigos do regime autoritário, então, o afronte do próprio autor seria isso, apresentar um livro repleto de denúncias sobre a ditadura. Não obstante, ainda temos o sofrimento da valorização e do respeito ao Candomblé, já que, ainda nos dias de hoje, membros dessa religião sofre uma violência tremenda, onde notícias são frequentes sobre destruição de alguns terreiros, não só aqui na Bahia, mas em todo o país.

Resumidamente, a leitura de "Tenda dos Milagres" é mais do que recomendada, na verdade, eu indico para vocês todos os livros deste autor, pois o mesmo traz uma visão da sociedade totalmente diferenciada, sem contar que, as características dos locais, da cultura e do povo são bem detalhadas, o que representa bastante o cenário da obra. Estou louco para ler também o "Capitães da Areia", que eu já assisti o filme e curti bastante. Para quem quiser, pode assistir o filme "Tenda dos Milagres" no próprio youtube! <33
"Não chores, meu filho; não chores que a vida é luta reconhecida: viver é lutar."



Até mais, pessoal!
 Lu 💜



Nenhum comentário

Postar um comentário

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...