Com Armas Sonolentas

Olá a todos,

Hoje volto com um livro que impressionou muitos leitores, no meu caso, fiquei sem dormir pensando nos personagens e em algumas cenas. Este livro é Com Armas Sonolentas, de Carola Saavedra.

Título: Com Armas Sonolentas
Autor: Carola Saavedra
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 272
Sinopse: Três mulheres vivenciam o exílio e o abandono, num desencontro de línguas, lugares e experiências, neste potente romance de formação.Este romance polifônico gira em torno de três mulheres: Anna, uma aspirante a atriz, de origem humilde, que vê num cineasta alemão a possibilidade de ser levada a sério e ter fama e reconhecimento. Logo depois que o conhece, ela aceita mudar-se para a Alemanha, onde a realidade (agravada pelo desconhecimento do idioma) se apresenta bem diferente de suas expectativas; depois há também a melancólica Maike, uma jovem alemã que, sem razão aparente, resolve estudar português na universidade — para o desgosto dos pais, advogados — e descobre aos poucos que sua improvável ligação com a língua e o Brasil é cada vez mais forte. No curso, ela se apaixona por uma colega, que vai abrir seus olhos para muito do que estava reprimido em seu inconsciente; e ainda uma terceira personagem, sem nome, que aos catorze anos é obrigada pela mãe a deixar sua casa no interior de Minas para trabalhar como doméstica numa casa de família no Rio de Janeiro, onde relações bem complexas irão se desenvolver no convívio dela com os patrões.São três mulheres muito distintas, mas fortemente interligadas, que experimentam uma situação crescente de abandono e exílio — seja geográfico, seja emocional. A viagem, por assim dizer, que cada uma delas faz poderia ser um jeito de “voltar para casa”, na busca por desvendar sua verdadeira identidade. “Um dos melhores romances publicados no Brasil recentemente.” – Sérgio Sant’Anna, escritor “Faz tempo que não me ocorria uma ‘transcendência‘ como o seu romance me proporcionou. Fui transportada para esse mundo onírico, fantasioso e cheio de mistérios destas três mulheres extraordinárias.” – Patricia Melo, escritora




Resenha:

Como dito na contracapa do livro, Com Armas Sonolentas é um romance de formação, isto pode ser percebido tanto pelo título ou quando se finaliza a leitura, que traz uma espécie de sentimento de ciclo. As estórias - são especificamente três - estão ligadas por uma espécie de laço e tratam da relação entre mãe e filha, essencialmente do corpo da mulher e a própria maternidade. Anna é uma atriz carioca que se apaixona por um, até então desconhecido, diretor alemão e vê nele a oportunidade de alavancar sua carreira ao se mudar para a Alemanha. Maike é uma jovem incompreendida e que decide, subitamente, mudar de curso e aprender a língua portuguesa, decepcionando os pais que imaginavam um célebre carreira de advogada para a filha. A terceira, e última, estória é a de avó, uma jovem do interior de Minas que é levada, contra sua própria vontade, ao Rio de Janeiro para trabalhar em uma casa em Copacabana. O laço, mencionado anteriormente, é de responsabilidade do leitor - e agradeço muito por isto.

(...) jamais se aprofundar, jamais tocar a densa matéria do sofrimento, algo que na mínima proporção a engoliria sem retorno.

O mais interessante na escrita de Carola é a possibilidade de novas possibilidades dentro de um texto, redundante, porém entendível. A escritora faz com que o leitor tome parte dentro de cada linha e tenha o deleite de 'completar' a superfície textual. Ela usa as palavras com ternura ao pintar o convívio entre essas personagens e sua possível ligação, ao mesmo tempo onde usa a agressividade das palavras contra seus próprios personagens. É um romance de fôlego, digamos. Narradas em primeira pessoa, conseguimos perceber que a parte de cada personagem tem uma voz própria, porém talvez também haja uma espécie de eco que guie todas estas vozes femininas e poderosas, organizando e tecendo a realidade do texto.

(...) que nada é natural na natureza, porque na natureza não há palavras, palavras que recebam o vazio, palavras que nos confortem e nos deem sentido. A natureza é só um buraco que tudo devora. 

Não há nenhuma sombra de dúvida de que Com Armas Sonolentas é um romance poderoso. Provavelmente a estória de Avó seja a mais forte de todo o livro, contando, também, a vida de muitas outras mulheres que se deslocaram em busca de trabalho e tiveram que sofrer com intermináveis abusos dos patrões. Ao terminar de ler o livro, além de uma certa insônia, tive a sensação de adentrar um novo espaço dentro da leitura, principalmente por me sentir tão próximo destas mulheres que se esquivam de todas estas armas sonolentas.

Recomendo Com Armas Sonolentas para quem leu Dias de Abandono de Elena Ferrante e outros romances da autora italiana. Com Armas Sonolentas se consolida como um caleidoscópio que permite a visão de estórias conectadas por um mesmo laço, porém com pontas distintas - enfim, um belíssimo romance.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...