Uma história de notáveis Caçadores de Sombras e Seres do Submundo

Oláá pessoas \0/

Meus olhos brilharam quando eu vi esse livro no catálogo de lançamentos da editora Galera, e, como eu sou apaixonada pelos livros da Cassandra Clare (os que eu li, pelo menos), não resisti e acabei pedindo um exemplar. Fui surpreendida por uma capa linda com relevos em dourado, e o interior da obra é ainda mais caprichado!


Título: Uma história de notáveis caçadores de sombras e seres do submundo
Subtítulo: Contada na linguagem das flores
Autora: Cassandra Clare
Ilustradora: Cassandra Jean
Editora: Galera (cortesia)
Páginas: 208
Edição: 1
Lançamento: 2016

Sinopse: Em Uma história de notáveis Caçadores de Sombras e seres do Submundo - contada na linguagem das flores, Cassandra Jean mergulha nos personagens criados por Cassandra Clare nas séries Os Instrumentos Mortais, As Peças Infernais e Os Artifícios das Trevas, reunindo características e ficha técnica de nomes como Jace Wayland, Magnus Bane e Tessa Grey. Comparando cada um deles a uma flor, e com belas ilustrações, ela cria um guia para os amantes dessas histórias... e para os que desejam começar a conhecê-las.
Resenha

Quem já leu Os Instrumentos Mortais, As peças Infernais ou até mesmo Dama da meia-noite, primeiro volume da série Os artifícios das Trevas, sabe quão complexa é a história dos personagens da Cassandra, e sabe também que são muitos personagens, cada qual com uma personalidade e/ou característica diferente, além de um passado muito bem elaborado e que faz todo o sentido do mundo. Sendo assim, aqui nós temos um tipo de “ficha” para os personagens apresentados nas três séries, contendo o nome, idade, arma favorita, espécie, data de nascimento e um pouco a respeito do personagem. Bacana, né? E, além disso, como diz o subtítulo, “Contada na linguagem das flores”, cada personagem é comparado a uma flor, e posam na ilustração com a mesma. É lindo!

Como eu só li o primeiro livro de As peças infernais (Anjo Mecânico), e já faz um bom tempo, fiquei um pouco perdida com o começo do livro, que nos apresenta os personagens dessa série. Mas consegui identificar alguns e selecionar os meus favoritos, como Edmund Herondale, que foi comparado à Flor da saudade (“Eu perdi tudo”), já que deixou o mundo dos Caçadores de Sombras quando era jovem; Tessa Gray, comparada à Verbena Vermelha (“Unida com o amor contra o mal”); Jem Carstairs, comparado à Zínia Branca (“Bondade”) e Will Herondale, Amaranto (“Amor sem esperança”).

A minha parte favorita foi a de Os Instrumentos Mortais, pois é a minha série favorita da autora até o momento. Acabei marcando várias páginas com post its, com os meus personagens favoritos ou ilustrações mais belas, como foi o caso d’o Irmão Zachariah e Hodge Starkweather (que eu sempre imaginei sendo um senhor de idade...haha’). Até mesmo Presidente Miau e Church ganharam fichas!

Algumas me fizeram sorrir, como foi o caso da de Alec Lightwood e Magnus Bane, e outras, quase chorar, como a de Max Lightwood, comparado com a flor Campânula (“Pesar”), e ilustrado como um garotinho encolhido. Essa foi de partir o coração.
Gostei de ver que as autoras fizeram duas fichas para Jonathan Morgenstern, sendo que uma delas fala sobre o garoto que era deixado sozinho pelo pai, Valentim, e que pregava peças no mesmo, e a segunda, do Verdadeiro Jonathan, o que fora deformado pelos experimentos de Valentim.

Gostei principalmente da ficha de Raphael Santiago (maior crush vampiresca ever!), onde a autora fala sobre como ele foi admirado por sua liderança e sobre como os outros vampiros o homenagearam após sua morte.
Mas, devo admitir que quem eu mais queria conhecer era Valentim Morgestern, pois, apesar de ele ser o vilão e ser chato pra danar, eu tinha muita curiosidade de saber mais sobre ele. Comparado à Anêmona (“Abandonado), Valentim costumava entalhar peças quando adolescente, o que eu achei interessante, considerando que ele era, bem, ele.

E, para finalizar, as fichas de Os artifícios das trevas. Eu consegui me segurar e lê-las em ordem, ao invés de pular logo para a de Mark, que era o que eu queria fazer...haha’
Cristina foi comparada à Glória da Manhã cor-de-rosa (Minhas esperanças destruídas, o que faz sentido), Emma ao Jacinto (“Meu coração na batalha”, mais uma vez, fez sentido) e Julian à Prímula aurícula (“Eu pinto meu coração). Gostei bastante das fichas dos irmãos mais novos de Julian, pois, no livro, não foi possível conhece-los totalmente. Aqui, eu senti como se visse um lado deles que ainda não conhecia.

Não vou dizer que o livro é essencial para quem gosta das séries, porque não é. As páginas têm pouco texto (como vocês podem ver nas fotos aqui não-tão-boas-mas-o-que-vale-é-a-intenção), e o que a autora fala a respeito dos personagens não são coisas que acrescentam ao que acontece nos outros livros. Mas é bacana conhecer um pouco mais a respeito de cada um, principalmente dos nossos personagens favoritos, e é melhor ainda rever os que já morreram ou os que pararam de aparecer nos livros há tempos.

Foi uma leitura rápida (demais para o meu gosto), mas me entreteve nesse pouco tempo e eu gostei bastante de fazê-la. E, claro, o livro vai ficar lindo demais junto aos irmãozinhos! Obra recomendadíssima aos fãs de Cassandra Clare, e fãs de carteirinha de suas séries. Cassandra Jean também arrasou com as ilustrações, ambas estão de parabéns, assim como a Galera


24 comentários

  1. Oi Dryh
    Que maravilha poder conferir sua postagem, especialmente porque meu exemplar desse livro chegou hoje e estou bem empolgada para conferir. Sou muito fã da autora, de suas séries e de todos os personagens envolvidos na ambientação. Seus comentários me deixaram bem animada e com certeza espero ler HOJE mesmo!!!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus! é o segundo blog que vejo resenha desse livro e pela segunda vez repito: EU PRECISO DELE NA MINHA COLEÇÃO! falta esse o Dama da Meia Noite para ficar completo! e nossa saber mais coisas sobre o Raphel *--* é de matar, acho que foi um dos primeiros vampiros que já "amei" kkk Amei a resenha!
    Bjss http://resenhasteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphael, consegui errar o nome do meu personagem favorito! eee blz! kkkk

      Excluir
  3. Oi!
    Eu quero muito esse livro, muito mesmo! Acho que vou surtar AUSHU
    Não li os Instrumentos Mortais, mas li e me apaixonei pelas Peças Infernais. Jem é meu crush supremo de todos. Espero ler os outros livros da autora e comprar esse ainda em 2017.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. EU PRECISO DESSE LIVRO URGENTEMENTE, DRYHHHHHHHHHHHHH!
    Porém eu não li os outros livros, GRITO! HADUHASUDASUDHSU mesmo assim, quero, pois ele pretende ter uma edição incrível e depois dessa resenha eu já pirei aqui! <3

    Beijos | justificou.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu não sabia da existência desse leio, acredita? Kkkk. Eu ainda não completei nenhuma das séries da Cassandra, só li Cidade dos Ossos, e não curti nem um pouco. Mas acho que irei ler As Peças Infernais, pois dizem que é melhor que a série principal. Adorei a resenha do livro e que bom que foi bom pra você. Até mais ver
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Até hoje não sabia da existência desse livro!
    Se não fosse uma indicação sua, ficaria sem saber. E olha que li quase todos da Cassandra Clare.
    Já está na lista de desejados.
    =*

    http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Tentei ler um livro da Cassandra, mas não funcionou, então, não tentei mais. Este livro aqui, pelo que me pareceu das suas considerações, é mais para quem acomapanha as series dela, então, vou deixar a dica passar.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Achei as ilustrações desse livro fofas demais, um encantamento só! Cada coisinha linda que nossaaaaa. Concordo contigo, é algo mais para fã mesmo, nao uma obra que voce tem a obrigação de ler para entender o universo deles.

    ResponderExcluir
  9. Olá Dryh,
    Li alguns volumes da série Os Instrumentos Mortais e me decepcionei bastante, infelizmente. Gostei de conhecer suas impressões sobre esse livro, mas é uma leitura que eu não tenho a intensão de fazer.
    Gostei de você ter dito que não é essencial.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Olá, por coincidência estou lendo agora a saga os instrumentos mortais, infelizmente eu esperava mais da série, tá sendo uma leitura arrastada pra mim, estou no 3 ainda. Por isso não terei tanta vontade de ler esse livro mas sei que deve ser um presente pros fãs, beijos.

    ResponderExcluir
  11. Eu não li a série que o livro se refere, mas lembro de ter visto as fotos desse livro em questão no instagram do seu blog em primeira mão, já que eu o sigo. Achei as ilustrações super bem feitas e pra quem é fã da série é um prato cheio, com certeza.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
  12. Vi outras resenhas desse livro que eu nem sabia que existia e achei muito bonitas as ilustrações do livro, mas não sei se leria porque vi que tem alguns spoilers e ainda não li a saga toda!

    Ótima resenha e, como você disse, não sei se vale a leitura porque não acrescenta em muito a história... Mas as ilustrações valem a pena!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia esse livro *0* e acho que sou o único ser humano que não leu nada da Cassandra haha, preciso mudar isso!

    ResponderExcluir
  14. Oi,

    Ainda não li nada de Cassandra Clare, mas Instrumentos Mortais já estão na minha lista de leitura de 2017.Acredito que devo ler Instrumentos para depois me aventurar para "Uma história de notáveis caçadores de sombras e seres do submundo". Adorei a resenha.

    Bjus
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oii Dryh, tudo bem?? Adorei sua resenha. Eu li apenas os dois primeiros livros de Instrumentos Mortais, mas quero dar continuidade a serie esse ano, e já anotei a dica desse livrinho também <3 Parece ser bem interessante, principalmente para quem já é super fã da autora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi Dryh, tudo bem?
    Acredita que eu li só o primeiro livro, Cidade dos Ossos? A verdade é que o livro não me instigou o suficiente para continuar, sabe? Não sei o porquê.. vai ver só li em um momento ruim, preciso ler de novo para ter certeza. Acredito que essa obra vai deixar muitos fãs de autora felizes já que, como você disse, há inúmeros personagens muito bem construídos e com suas personalidades destacadas.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Que titulo enorme para um livro, ainda mais um livro de contos. Mas, vindo de Cassandra podemos esperar o melhor. Também fiquei louco para ler o livro a partir desta sua resenha, afinal temos uma grande mistura de personagens e adorei.

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem? Confesso que nunca li nada da Cassandra Clare, mas sinto uma grande curiosidade para conferir suas obras. Esse livro, apesar de não ser essencial para os fãs das histórias como você disse, é bem bacana e com uma ideia diferente. Ótimo post, beijos.

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Ainda não li nada da autora, mas quem é fã com certeza se deliciou com essa obra.
    A premissa é bem interessante mesmo não sendo essencial como você disse, mas apresenta um pouco mais do mundo dos Caçadores de Sombras e sua resenha me deixou intrigada a embarcar com esses seres.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oie,
    Eu vi as fotos desse livro la no seu insta, e fiquei apaixonadaaa pelas ilustrações, são de lindas demais *---* No momento eu estou lendo Cidade de vidro (ainda), então não sei quando vou poder ter e ler/ver essa belezinha, mas espero que seja em breve.

    P.s: Acho que peguei um spoiler no ar na parte da flor do Max. Espero que esteja errada sobre isso ;(

    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  21. Oi Dryh, como está?
    Um extensão do universo dos livros da Cassandra Clare? Gente, como diria a Mandy, que babado, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Adorei a capa e achei muito interessante a composição do livro. Com certeza eu lerei, depois que terminar as séries da Cassandra, que nem sequer comecei.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Ooi!Dei uma pesquisada aqui e a edição, realmente, é muito supimpa. Morro de vontade de começar a ler Cassandra, até comprei o primeiro livro da saga Magisterium para conhecer duas autoras tão elogiadas duma vez só, mas a premissa deste livro me chamou ainda mais atenção. Abraço!

    ResponderExcluir
  23. Oie
    Tudo bom?
    Sinceramente mesmo você tendo.gostado do livro não me interessei pela leitura, justamente por não gostar dá escrita dá autora.
    Beijos

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...