Beco da ilusão

Título: Beco da ilusão
Autora: Mallerey Cálgara (cortesia)
Editora: ---
Páginas: 280
Edição: 1
Lançamento: 2015
Sinopse: Meu nome é Sarah Wainness, mas este nem sempre foi o meu nome. É apenas mais um, entre tantos que já tive. Minha infância foi feliz e simples, como de qualquer criança da minha idade e do meu bairro em Karnobat, Bulgária. Éramos uma família de cinco irmãos, incluindo eu. Papai, um homem muito bom, enérgico e religioso, frequentava a sinagoga, enquanto mamãe trabalhava em casa, cuidando de tudo e de todos nós. Após recebermos uma herança de um tio falecido que morava em Berlim, mudamos para lá e, ao chegar, deparei-me com uma realidade totalmente diferente da que eu conhecia. Passei a ter vários sonhos, após meu primeiro contato com a cidade. Um deles, tive que manter em segredo, que era ser bailarina. Sempre pegava as roupas da mamãe escondida e ficava rodopiando no fundo do quintal, vendo tudo ao meu redor mudar e, assim, mantinha-me feliz, até o dia que uma visão que tive desmoronou meus sonhos e mudou completamente a minha vida; os nazistas invadiram nossa casa e fui levada para um lugar de prostituição. Meu nome é Sarah Wainness, e já morei no “Beco da Ilusão”.
Resenha


Hoje não é um bom dia para morrer! – página 65

Yidish vive com os pais e os irmãs na Bulgária, no ano de 1931, mas, pouco tempo depois, a família se muda para Berlim, pois o tio da menina havia falecido, deixando uma herança (uma gráfica) para o pai dela. Sendo assim, eles se mudaram para a capital da Alemanha, pouquíssimo tempo antes de a Segunda Guerra Mundial estourar. E eles eram judeus.

Yidish era uma garota energética, e com nove anos, descobriu que era apaixonada por balé ao encontrar pôsteres de espetáculos pela cidade, juntamente com seu amigo, Anton, e o primo dele, Erdmann. Aprontava como qualquer criança, brincava sem parar e lia para a irmã mais nova, enquanto pegava emprestado as roupas da mãe e dançava por aí, sonhando que um dia, seria ela nos palcos. Ela seria uma bailarina!

Berlim agora não era para mim só uma cidade encantadora, mas havia se tornado a melhor cidade do mundo. Ela havia me apresentado o balé. – página 26

Mas sabemos que isso será difícil, não é? As coisas começam a ficar difíceis para a família de Yidish, e, quando estreitam de vez, ela e a família são retirados a força de casa, e levados para campos de concentração, enquanto todas as casas judias da vizinhança e do país eram arrombadas, saqueadas e queimadas. Naquele dia, não adiantou Yidish ter amigos que não eram judios, muito menos ter os cabelos loiros e os olhos azuis. Ela fora levada do mesmo jeito, e passou pelo pior que um ser humano poderia passar nas mãos de outro.

Eu fiquei completamente abismada com esse livro. Já tinha lido outros livros que se passavam durante a Segunda Guerra Mundial antes, mas não acho que tenha encontrado um tão rico e detalhado como este. A autora, além de nos apresentar uma história lindamente emocionante, também dá uma aula de história e de alemão! Eu, como sou apaixonada por ambos, gostei ainda mais do livro.

Por um momento achei que poderia ser feliz, esquecer o passado, porém as lembranças voltam[...] A felicidade não existe, é apenas uma ilusão. – página 118

Outra coisa que me impressionou MUITO, é que a história é muito real! Tentava me lembrar o tempo todo de que não era real, a autora deixou isso bem claro no início, mas poderia ser a história de milhares de pessoas que passaram pela mesma situação de Yidish, e de milhões que não tiveram a mesma sorte que ela de sobreviver (não é um spoiler). Eu ficava abismada com os acontecimentos, vendo tudo o que Yidish estava passando, imaginava o que aconteceria com a mente dela, o psicológico. Ela era uma adolescente presa em campos de concentração, casas de prostituição e obrigada a ver coisas horríveis acontecerem com outras pessoas, além de ficar se perguntando o que acontecera com sua família e seus amigos. Ela os veria novamente?

A alegria em nossos corações foi reduzida, fazendo-me questionar se poderíamos ser felizes novamente enquanto vivêssemos. O que mais roubariam de nós? – página 58

É impossível não sentir afeição pela personagem principal. Mesmo sendo tão jovem, ela é forte, determinada e solidária, mesmo tendo tão pouco para oferecer. Yidish é incrível, e eu torcia MUITO para que as coisas dessem certo para ela, mesmo em meio a tanta crueldade e morte. Anton e Erdmann também são personagens maravilhosos, gostei muito de ambos (mais ainda de Anton), mas Yidish é a verdadeira estrela da história. Ela é uma heroína, e eu fico imaginando quantas garotas foram heroínas durante o holocausto, alimentando a pouca esperança que lhes restavam e lutando para sobreviver.

Não havia um único olho marejado, ou demonstrando compaixão. Não havia quem nos ajudasse com alguma palavra de protesto, ou talvez, erguendo o punho em solidariedade. Estávamos completamente desamparadas. – página 103

O final me deixou sem chão, e de primeira eu fiquei um pouco brava com a autora por tê-lo feito assim, mas entendo porque o desfecho foi esse, e não outro. Ficou incrível, lindo, emocionante e maravilhoso! Já consegui aceitar os acontecidos e o caminho que a história levou, mas ainda sinto um pequeno aperto no peito sempre que lembro dos personagens.

A única coisa negativa a respeito de Beco da ilusão, foram alguns errinhos que eu encontrei ao longo da narrativa. Foram poucos, não incomodaram nem atrapalharam a leitura, mas sempre é bom mencionar, né?

Enfim, o livro é simplesmente incrível, e eu o leria novamente sem pensar duas vezes. É uma obra incrível, e eu me sinto na obrigação de parabenizar a autora, Mallerey Cálgara, pela história maravilhosa que escreveu, e agradecer pela oportunidade que me deu de poder lê-lo. Muito obrigada, Mallerey :)


27 comentários

  1. Oie!

    Bom, eu não gosto muito de livros que se passaram na época da Segunda Guerra Mundial, no entanto eu até que fiquei curiosa para lê-lo. Sempre achei o balé tão inspirador. A resenha me instigou a procurar mais sobre o livro, quem sabe ele não é aquele que vai me abrir as portas para o gênero?

    Beijinhos da Mady.
    http://mdl-magodoslivros.blogspot.com.br/2016/03/resenha-jovem-alessia-louise-benett.html

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    eu adoro livros que tenha como pano de fundo épocas passadas, como por exemplo a Segunda Grande Guerra Mundial, fiquei curioso sobre a obra, sua resenha me fez querer ler esse livro, adorei o fato de você ter incluído passagens da trama, ficou muito bom. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiii Dryh, tudo bem?
    Eu tenho muita vontade de ler este livro a algum tempo já, desde que vi muitas pessoas realizando a leitura e amando hahahahaa E o livro acontecendo na segunda guerra mundial, só despertou meu interesse. Vai para minha lista de futuras compras e leituras <3
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que você goste do livro, Morgana, me conta depois o que achou :)

      Excluir
  4. Oie...
    Sou assumidamente fã de leituras sobre guerras! Sempre rendem histórias boas que ficam guardadas em nossa memória, isso sem falar que os personagens são bem mais reais e isso contribui para uma leitura muito mais agradável.
    Fiquei com muita vontade de ler esse livro!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que você goste do livro tanto quanto eu, Diane ♥

      Excluir
  5. Adorei a sua resenha!
    Agradeço imensamente o carinho e por você ter dedicado o seu tempo lendo-o.Fico muito feliz em saber que ele lhe tocou, ainda mais por ser um livro tão especial para mim.
    bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu é que agradeço pela oportunidade, Mallerey ♥ o livro também tornou-se especial para mim ♥

      Excluir
  6. Olá Dryh,
    Mais uma resenha incrível. Devo dizer, que tivemos opiniões similares sobre o livro. Eu fiquei completamente apaixonada pela personagem criada pela autora e também tive dificuldade em distinguir a ficção. Foi tudo muito real.
    Também leria o livro novamente e o faria mil vezes.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, Bruna ♥ o livro é incrível, né? Eu ainda estou boba com ele...hehe'

      Excluir
  7. Eu adoro histórias sobre a segunda guerra. Porém, sempre acabo me envolvendo muito com o tema. Por isso sempre escolhos muito bem os momentos onde farei esse tipo de leitura. Não conhecia essa obra e adorei a dica. Fiquei mega curiosa pra saber como é esse desfecho que mexeu tanto contigo.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  8. Oi Dry!
    Adorei sua resenha, pois mostrou um livro que não conhecia com uma história incrivel. Gostei de saber a história se passa na segunda guerra mundial e que este acontecimento foi bem detalhado. Entrou na minha lista de desejados, quero muito conhecer este livro.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro nem a autora, mas o assunto abordado no livro me interessa muito e achei a premissa muito boa! No início da sinopse achei que seria um livro nada a ver, mas ao longo da sua resenha minha vontade de lê-lo aumentou MUITO.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Dryh!
    Não conhecia esse livro e nem a autora,só que me pareceu muito bom, segundo sua resenha, errinhos a parte e nada que perca o brilho.
    Fico feliz com a qualidade de nossos autores.

    Beijos
    www.modaeeu.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Dryh!

    Acho que essa é a única obra da Mallerey Cálgara que ainda não adquiri, tenho os livros dela no Kindle, mas ainda não li, infelizmente pela falta de tempo, mas já tinha visto bons comentários sobre a escrita dela, então não podia deixar de ter os meus né? Bem, fiquei apaixonada pela história e muito interessada em saber mais, apesar de tema, não ser algo que exatamente eu leria, não posso deixar de dizer que fiquei curiosa, principalmente pelos pontos que você citou, estou curiosa sobre esse final, tenho até umas teorias, mas melhor eu ler e tirar minhas conclusões. Enfim, ótima resenha, adoro o modo como você expressa tão bem sua opinião!

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  12. Aaaaai Dryh, onde compra? Onde eu consigo esse livro? Quero muuitooo. Eu adoro histórias sobre Segunda Guerra e essa me parece ser muito boa mesmo. Sei que a maioria das história foca no sofrimento dos judeus mas essa parece ser tão diferente! E todos os seus elogios me deixaram aflita pra ler agora. Preciso desse livro!
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Dryh!

    Eu tenho uma paixão muito grande por livros que se passam na Segunda Guerra Mundial. É triste demais moça, nossa, mas normalmente as histórias são lindas. E é assim mesmo, por mais que o autor deixe claro que não é real, é impossível não imaginar que milhares de pessoas passaram por situações parecidas. Acho que quando o personagem principal é uma criança fica mais dolorido ainda, justamente pelo fato de eles terem aquela esperança, de tentarem fazer as coisas melhores. Juro que quero ler, onde é que eu consigo mesmo? HAUEHAUEAE

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Dryh!!!

    Nem todo livro lindo tem o final feliz né? Mas sempre queremos!!! Eu gostei bastante do enredo e de saber que ele parece ser bem.real isso é ótimo!
    Eu nunca li nada que se passe na segunda guerra, sempre travo com o enredo pq é triste né?
    Mas enfim, gostei da sua resenha e a dica está mega anotadinha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Oi, Dryh!
    Interessante a abordagem do livro, é uma temática importante a ser discutida, justamente para que não venha a se repetir, em forma de preconceito nenhum. Mas não sei se leria, fico sensível demais com histórias assim, e leio apenas uma de cada vez, com calma, espaço entre elas, rs. Recentemente vi O Menino do Pijama Listrado e A Vida é Bela - indico principalmente esse segundo, caso não conheça -, e já me envolvi demais com ambos nessa temáticas, mas quem sabe um dia não dou uma chance ao livro da Mallerey? De qualquer forma, parabéns pela ótima resenha!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  16. Ai menina. Tu me mata de curiosidade com essa resenha. Tô louca por esse livro, e sem dinheiro pra comprá-lo, hahahaha. Ele faz totalmente meu gênero de leitura.

    Vou à falência assim que receber no meio do ano hahaha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá, Dryh!
    Sua resenha (com esses quotes) me deixou absolutamente com água na boca, pois amo histórias fortes e tristes, com toques de superação! Ainda mais tendo como pano de fundo a 2ª Guerra Mundial!
    Quando você mencionou que a autora foi bem detalhista e que se trata de uma história real, o livro foi imediatamente para a minha lista de leitura!
    Fiquei curiosa para saber também sobre esse final que te deixou sem chão, já que isso não alterou sua nota máxima para o livro!
    Quanto aos errinhos, é sempre bom mencionar e alertar a autora (já que o livro foi lido em parceria), pois sempre podemos melhorar para uma próxima edição!
    Valeu a dica!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu achei esse livro simplesmente perfeito! E ainda me arrisco a dizer que foi o melhor que já li em seu gênero. Os sentimentos da protagonista, os detalhes narrados de forma tão simples e profundos, que muitas vezes cheguei a me questionar se realmente a personagem não era real. Durante a leitura fiquei tão emocionada que tive que interromper em alguns pontos. Este é um livro que deveria ser lido por todos, pois seu ensinamento é muito grande. Não sei como uma editora de grande porte não o publicou ainda. Vale muito a pena.

    ResponderExcluir
  19. Eu também amo essa tema e fiquei super curiosa em relação a ele,ainda mais por ser um livro nacional. Adoro quando o autor se dedica e enche a narrativa com detalhes reais e até mesmo cruéis.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  20. Oi Dryh,
    Gosto muito de ler sobre fatos históricos, principalmente esses que a gente nunca mais quer que aconteçam. Nos fazem pensar sobre muitas coisas.
    Quero ler esse livro. :D
    beijos
    www.prateleirasemfim.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oieeee
    Eu comecei a ler esse livro essa semana e estou apaixonada pela história, acho que a autora soube desenvolver bem a história é agora você me deixou em uma sinuca de bico, pois vou ter que ler mais rápido para saber desse final que te surpreendeu.
    Beijos

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...