Vocês sabem a diferença entre os gêneros NA e YA? Não? Os livros da trilogia Rock Star são NA, mas o que será que os caracteriza assim?

O gênero foi originalmente recebido
com algumas críticas, pois alguns o viam como um esquema de marketing, enquanto
outros diziam que não havia público-alvo para o material. Em contraste, outros
falavam que o termo era necessário, pois “é
um rótulo conveniente, que permite aos pais e às livrarias conhecerem o que há
nos livros”, como disse um publicitário da Harper Collins.
A literatura novo adulto fala sobre vários temas que
encontram-se entre as categorias jovem adulto e adulto.
Assuntos como identidade, sexualidade, depressão, suicídio,
vício em drogas ou em álcool, problemas familiares, bullying são abordados
profundamente. Outros como o primeiro emprego, o ingresso na faculdade, noivado
e casamento, pós-universidade, alistamento militar, início de uma nova família,
independência financeira, morar longe de casa pela primeira vez, perda da
inocência, medo do futuro, e muitos outros, também podem ser encontrados.

A ficção jovem-adulto (Young-adult
- YA) é sobre a perspectiva do protagonista jovem e o escopo de sua experiência
de vida. Esta perspectiva é ganha à medida que a inocência da infância
desvanece e ganha-se experiências mais avançadas, o que traz uma visão. E é esta
percepção que falta nos jovens-adultos tradicionais. Outra grande diferença é a
idade dos protagonistas e as configurações. Um livro YA geralmente não inclui
protagonistas com mais de 18 anos ou na faculdade, mas estes personagens podem
ser encontrados nos novos adultos. NA pode ser bem descrito como uma categoria
depois do YA.

Muitos autores de NA começaram suas
carreiras através da autopublicação, principalmente depois do concurso
promovido pela St. Martin’s Press. Muitos daqueles que não tiveram seus resumos
escolhidos não desanimaram e procuraram meios de publicação on line. Isto
culminou em um boom a partir do ano de 2012, onde muitos destes autores
começaram a fazer muito sucesso na internet e atraíram a atenção de grandes
grupos editoriais. Jamie McGuire, Tammara Webber, Abbi Glines, e a nossa
querida S. C. Stephens, são exemplos de autores que começaram através da
autopublicação e deslancharam suas carreiras depois de 2012.
Fontes:
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