Temporada de segredos

Oie pessoas, tudo bem com vocês?

A resenha de hoje é do livro Temporada de segredos, publicada no Brasil pela Geração Editorial. É da mesma autora de Como viver eternamente.

Titulo: Temporada de segredos
Autora: Sally Nicholls
Editora: Geração
Páginas: 244
Edição: 1
Lançamento: 2014

Sinopse: Perdida de sua irmã, Molly vê um rapaz sendo caçado numa floresta. Aterrorizada, ela tenta ajudá-lo e sente compaixão. Voltando para a casa de seus avós, conta a todos o que ocorreu, mas quando procuram o homem ferido, não o encontram e atribuem a imagem à fértil imaginação da menina. No dia seguinte, numa velha igreja, Molly percebe, surpresa, que o rosto daquele misterioso rapaz está esculpido em uma coluna. Quem seria ele? No desenvolver da história, nos envolvemos com o misto entre mistério e magia que envolve aquela noite de perseguição, ao mesmo tempo em que nos sentimos comovidos pela triste histórias das irmãs, órfãs de mãe e levadas pelo pai para serem criadas pelos avós. 


Resenha
Tudo é muito mais simples nos livros. Nos livros, pais perdidos sempre voltam do mundo dos mortos e quem é mau sempre acaba derrotado. O sol sempre brilha no seu aniversário e as coisas acabam bem no final. – página 33
Molly acabou de perder a mãe. Molly está morando com os avós na casa que não é dela. Seu pai não a quer por perto, nem mesmo quer Hannah, ele as deixou quando sua mulher morreu. Molly estuda numa escola que têm apenas seis alunos, e ela não gosta muito de lá. Molly tem um amigo Verde!

Hannah odiava morar com os avós, e numa certa noite, decide que irá fugir e voltar para casa, mas não sem antes chamar Molly. As duas então saem em plena tempestade, porém, Molly se perde da irmã e vê um homem ser perseguido por uma matilha de cães, um homem com chifres e cavalos. No dia seguinte, durante uma excursão com a escola, ela vê o mesmo homem na igreja, mas em forma de estátua. A professora então conta a lenda do Homem Carvalho, também conhecido como verão, e então tudo passa a fazer sentido.

Quando menor, Molly vivia contando histórias criadas a partir de sua criatividade e imaginação, então quando ela menciona o Homem Carvalho para a família e amigos, ninguém acredita nela, e chegam a chamá-la de louca. Mas ela sabe que ele é real, e sabe que o pobre homem está em perigo, pois o Rei Azevinho, homem do inverno, está chegando e pretende derrotá-lo.
Se eu fosse uma dessas pessoas, eu teria feito alguma coisa. Se eu fosse qualquer outra pessoa que não eu, eu o teria salvado. Ele não tinha ninguém. Só eu. E eu não fiz nada. – página 167 
Molly sente muito a falta tanto da mãe quanto do pai. Quando a mãe era viva, todos eles eram felizes, mas quando ela morreu, as meninas não só perderam a bela moça de cabelos claros, mas também o pai, que passou a evitá-las. Ele jogou para os pais (avós paternos) a obrigação que deveria ser dele: a de criar suas filhas. A não tinha paciência para lidar com as garotas, e o tentava de tudo para deixá-las confortáveis. 
Às vezes, sei exatamente como é ser Hannah, porque, às vezes, detesto o papai também. – página 71
Não sei se eu já disse isso alguma vez, mas não sou muito fã de livros narrados por crianças. Não sei o por que, mas simplesmente acabo não gostando tanto quanto deveria. Com Temporada de segredos foi diferente, com Molly foi diferente. Eu pude sentir a dor que ela sentia e a felicidade, conheci o Homem Verde e assim como ela, acreditei que ele era um amigo do bem, e que Azevinho era do mal. Os dois são parte de uma fábula sobre as estações do ano, mas por um momento eu realmente acreditei que eles eram reais, pois a autora consegue passar ao leitor essa ideia.

O livro é pequeno, e a história é tão encantadora e rápida que eu o terminei em tempo recorde (menos de duas horas). A editora fez um ótimo trabalho na diagramação, ficou linda mesmo! A única coisa que eu não gostei muito foi a mudança do titulo, que antes era A menina que via o verão, não consegui encaixar Temporada de segredos na história. 
Porque se queremos o verão, o inverno tem que morrer, e se queremos o inverno, então é o verão que deve morrer. – página 228


MilkMilks
Dryh Meira  

14 comentários

  1. Ahh o livro parece perfeito mesmo.
    É a primeira resenha que vejo dele e gostei muito. É curtinho, o que facilita e lemos rapidinho.
    Adorei a dica.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    O livro parece ser super fofo e tocante, apesar de triste. Além disso, a capa é linda!
    Quem sabe dou uma chance a ele na próxima feira do livro aqui em POA.
    Beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns guria! Menos de duas horas é um recorde! Fiquei mega tentada em conhecer essa história, adorei sua resenha e como desenvolveu o texto! Parabéns, mais um para minha lista!
    Nova Resenha: O Artífice - Tony Ferraz
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/09/resenha-o-artifice-tony-ferraz.html
    Beijos - Paulinha Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir
  4. Oi Dryyh!
    é a primeira resenha que eu vejo desse livro.
    também não sou a maior fã das narrativas por crianças, mas sua resenha ma deixou curiosa!
    quem sabe nao tenho a oportunidade de conferir? :)

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser legal, não sou muito de ler livros narrado por crianças, mais esse chamou a atenção. E que bom que adorou o livro, parece ser uma história intrigante.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    não conhecia o livro, e confesso que não me chamou atenção.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Adorei a resenha, ainda mais por causa da quantidade de páginas!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adoro livros desse estilo, cheio de fantasia. Livros infantis são tudo de bom.
    Vou querer ler esse livro, com certeza!

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
  9. Oie Dryh =)

    Geralmente eu também não curto livros narrados por crianças... a não ser que seja uma história realmente muito boa. Ou comovente, ou cheio de aventura e fantasia. No caso deste livro, parecer ser muito bom. A fantasia na história, e o a própria história da Molly, parecem fazer do livro uma ótima pedida de leitura. Estou com ele para ler aqui, mas na versão antiga. Prefiro a capa e o título antigos hehe.
    Ótima resenha =)

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também prefiro a edição antiga *-* o título Temporada de segredos não tem nada a ver com a história...

      Excluir
  10. Esse livro parece ser bem fofo, eu leria sim.
    Achei a capa um amor, haha. Adorei sua resenha.
    beeijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ah!! Estou doida para ler esse livro. Li o primeiro livro da autora e confesso que me apaixonei pela sua escrita. Que bom que vc achou o livro perfeito, pois isso me anima mais ainda para ler. E realmente esse outro título não combinou muito com o livro.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Linda!

    Estou lendo este livro e estou achando bem fofo.
    Fora o fato de está em uma maré ruim de leitura - não ando tendo vontade de ler- mas espero que isso passe e que eu goste do livro.

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  13. Poxa...leu muito rápido. Poucos livros conseguem isso como e fiquei interessada. Parece ser bom, quero ler, capa linda!
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...