Mulheres na Luta

Oiee pessoas \0/
Feliz feriado para nós, uhu! Aproveitei a folguinha para trazer a resenha de um livro MARAVILINDO que a Editora Seguinte trouxe para nós:

Título: Mulheres na Luta - 150 anos em busca de liberdade, igualdade e sororidade
Autoras: Marta Breen e Jenny Jordahl
Editora: Seguinte (cortesia)
Páginas: 128
Edição: 1
Lançamento: 2019
Sinopse: Há 150 anos, a vida das mulheres era muito diferente: elas não podiam tomar decisões sobre seu corpo, votar ou ganhar o próprio dinheiro. Quando nasciam, os pais estavam no comando; depois, os maridos. O cenário só começou a mudar quando elas passaram a se organizar e a lutar por liberdade e igualdade.
Neste livro, Marta Breen e Jenny Jordahl destacam batalhas históricas das mulheres — pelo direito à educação, pela participação na política, pelo uso de contraceptivos, por igualdade no mercado de trabalho, entre várias outras —, relacionando-as a diversos movimentos sociais. O resultado é um rico panorama da luta feminista, que mostra o avanço que já foi feito — e tudo o que ainda precisamos conquistar.
Resenha

Quem não se movimenta não percebe as correntes que o prendem. - Rosa Luxemburgo
É difícil resumir toda uma luta em apenas 128 páginas, a gente sabe bem disso. Principalmente porque a luta feminista não foi apenas a respeito do direito ao voto, a ganhar o próprio dinheiro, ao direito de decidir pelo próprio corpo ou pelo próprio futuro: vai muito além disso, tanto que já se passaram 150 anos, e nós ainda estamos aqui, lutando pelas mesmas coisas. E a gente sabe que vai demorar para que finalmente consigamos conquistar todas elas... Muitas mulheres lutaram e morreram para que estivéssemos aqui hoje, estudando, trabalhando, decidindo por nós mesmas, sem estarmos presas a nenhum homem, e neste livro, vamos conhecer algumas delas.

Devagar e sempre, vamos progredindo. Só precisamos ousar erguer a nossa voz.

Não há como mencionar todas elas e fazer jus às lutas que travaram, mas no mínimo devemos saber as três principais lutas travadas pelo movimento feminista, e que acontecem até hoje: o direito à educação, de exercer uma profissão e ganhar o próprio dinheiro. A gente lê "direito à educação" e imediatamente pensa em Malala, não é mesmo? Ela aparece no livro, bem no finalzinho, e um pouco de sua história nos é contada; como lutou pelo direito à educação e quase foi morta, como não pôde voltar a seu país de origem porque era uma ameaça, e que garota batalhadora não o é? Malala é não só uma inspiração para todos nós, como também uma esperança: enquanto houver pessoas lutando pela educação, não estamos perdidos.

A segunda luta foi para que mulheres tivessem o direito de votar em eleições públicas, uma vez que eram legalmente impossibilitadas de exercer seus direitos civis, junto a crianças e escravos (outro assunto também abordado no livro: mulheres negras que foram escravizadas e lutaram pela liberdade não só delas mesmas, como também de outras pessoas que se encontravam na mesma situação). Demorou, e muitas mulheres em diversos países ainda lutam pelo direito igualitário ao voto, mas um dia a gente chega lá!


E a terceira luta diz respeito ao direito de decidir sobre o próprio corpo, coisa que a gente ainda tem que lutar muito para conseguir, não é mesmo? Mas as autoras trazem algumas histórias bem interessantes sobre esse assunto: Margaret Sanger (1879-1966), que ensinava sobre métodos contraceptivos, dentre eles, a pílula anticoncepcional; e um dos assuntos mais polêmicos da atualidade: o aborto.

Nenhuma mulher pode se dizer livre se não possuir controle de seu próprio corpo. - Margaret Sanger

Esse é um livro que consegue trazer muita coisa em poucas páginas, e de maneira divertida e MUITO LINDA: em forma de quadrinhos ♥ a diagramação ficou show: capa dura, ilustração em todas as páginas e ótima qualidade! Claro que o livro não é completo: não há como se falar de 150 anos (e contando...) de luta em um livro só, mas as autoras fizeram seu melhor e olha, esse melhor ficou maravilhoso! Indicado para todos os tipos de leitores!!!


Nenhum comentário

Postar um comentário

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...