A revolução dos bichos (HQ)

O
lá, pessoal! Tudo bom com vocês? Eu estou muito animado com a resenha de hoje e para falar a verdade, "A Revolução dos Bichos", de Eric Arthur Blair (ou pelo pseudônimo George Orwell), foi um dos meus livros favoritos do ano passado, tanto que ele se encaixou bastante mais para ampliar os meus conceitos em relação ao momento político no país e sim, esse livro traz inúmeras refêrencias e críticas (bem militantes). 

Título: A Revolução dos Bichos (HQ)
Autora: George Orwell
Adaptação e Ilustração: Odyr
Editora: Companhia das Letras (cortesia)
Páginas: 175
Edição: 1
Lançamento: 2018
Sinopse: A obra-prima de George Orwell adaptada para os quadrinhos. Clássico moderno, A revolução dos bichos ganha vida e movimento no traço do gaúcho Odyr. Ao narrar a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos, a obra mostra como o conflito os leva a uma tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Odyr passou os últimos anos envolvido numa empreitada desafiadora: transformar em quadrinhos um dos maiores clássicos da literatura mundial, A revolução dos bichos. Em tinta acrílica, fazendo com que cada página se tornasse uma verdadeira obra de arte, Odyr deu forma à narrativa de George Orwell ― e a personagens antológicos como os porcos Napoleão e Bola-de-Neve. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945, essa breve narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. Mas não só. Mais de sessenta anos depois, A revolução dos bichos se tornou uma alegoria universal sobre as fraquezas humanas que levam à corrosão de grandes ideias e projetos de revolução política.

Este livro na verdade é puramente um clássico, existem inúmeras curiosidades a respeito da fase de escrita, a primeira coisa que vocês devem saber é que ele foi publicado na mesma época da Segunda Guerra Mundial, onde o próprio autor resolveu apresentar algumas análises sobre a ditadura stalinista no vies do modelo soviético. São muitas analogias presentes no livro original, mas por enquanto irei focar apenas no HQ e apesar de apresentar a história criada por George Orwell de maneira um pouco superficial por causa das ilustrações o enredo em si não perdeu todo o seu sentido. 

Uma outra coisa é que as características dos animais são igualmente relacionadas às características humanas, como por exemplo o egoísmo e de como o homem tem os seus traços corruptíveis, já que ele nasce bom, mas a sociedade o corrompe - um salve para o John Locke neste momento -. Mas enfim, vamos iniciar o enredo de A Revolução dos Bichos.
“(…) Doze vozes gritavam, cheias de ódio, e eram todos iguais. Não havia dúvida, agora, quanto ao que sucedera à fisionomia dos porcos. As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já se tornara impossível distinguir, quem era homem, quem era porco.”

O sr. Jones é um homem extremamente ganancioso e alcoólatra, que possui uma pequena fazenda, Granja do Solar, onde os próprios animais estão organizando um plano para que o dono saía da fazenda... Os motivos? Simples! A exploração e escravidão dos animais e de como eles são apenas para satisfazer o homem, seja pelo trabalho ou pela comida. As ideias do velho porco Major foram substituídas por Napoleão e Bola de Neve, ambos porcos, mas com pensamentos totalmente contraditórios - vemos aqui, uma pequena anologia de Stálin e Trotsky do período da Revolução Russa -. Desta forma, os pensamentos destes dois pensonagens são extremamente divergentes que isso afeta toda a Grajna Solar, mas com essa revolução, recebe o nome de Granja dos Bichos. 

Os traços de Odyr são verdeiramente incríveis, é mágico reconhecer cada personagem, é interessante perceber cada característica por uma simples ilustração. Outrora, mesmo com algumas partes do enredo que não foram explorados de forma mais detalhada, o entendimento da obra é bem resumido, no entando, é mais aconselhavél, para quem se interessar, ler primeiramente o escrito ofical, porque o hq é de prefencia para aqueles que curtem desenhos ou se apaixonaram pela escrita do Geoge Orwell, assim como eu. 

“ Todos são iguais mas alguns são mais iguais que outros”.

"A Revolução dos Bichos" é uma leitura extramemente recomendada, tanto para quem ama analogias, quanto para quem deseja ter um pensamento mais crítico sobre determinadas situações. Ah, vale lembrar para os vestibulandos, assim como eu, está aí uma boa citação para ser usada em redações, já que a bagagem é bem ampliada para discussão de assuntos mais discursivos. E uma dica ótima também é que você pode encontrar o filme ano youtube mesmo - a qualidade não está tão boa assim, mas o que vale mesmo é o significado que terá para você -. Por fim, leiam este livro, por favor. Brevemente, estarei argumentando mais em relação a escrita do Orwell, aguardem.



Até mais, pessoal!

 Lu 💜

Nenhum comentário

Postar um comentário

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...