Depois daquela montanha

Oiee pessoas \0/
Dei uma sumida, mas agora espero estar mais presente tanto aqui quanto nas redes sociais do blog. E hoje trouxe a resenha de Depois daquela montanha, que foi adaptado para os cinemas pela Twentieth Century Fox!

Título: Depois daquela montanha
Autor: Charles Martin
Tradutora: Vera Ribeiro
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Edição: 2
Lançamento: 2017
Sinopse: O Dr. Ben Payne acordou na neve. Flocos sobre os cílios. Vento cortante na pele. Dor aguda nas costelas toda vez que respirava fundo. Teve flashes do que havia acontecido. Luzes piscavam no painel do avião. Ele estava conversando com o piloto. O piloto. Ataque cardíaco, sem dúvida. Mas havia uma mulher também – Ashley, ele se lembra. Encontrou-a. Ombro deslocado. Perna quebrada.
Agora eles estão sozinhos, isolados a quase 3.500 metros de altitude, numa extensa área de floresta coberta por quilômetros de neve. Como sair dali e, ainda mais complicado, como tirar Ashley daquele lugar sem agravar seu estado? À medida que os dias passam, porém, vai ficando claro que, se Ben cuida das feridas físicas de Ashley, é ela quem revigora o coração dele. Cada vez mais um se torna o grande apoio e a maior motivação do outro. E, se há dúvidas de que possam sobreviver, uma certeza eles têm: nada jamais será igual em suas vidas.

Resenha

Tive que deixa-la partir. Ela não vai voltar. A distância é grande demais. A montanha entre nós é de um tipo que não posso escalar. Achei que você devia saber. – página 286

O Dr. Ben Payne sabia que uma tempestade estava vindo, assim como todas as outras pessoas que aguardavam seus voos no aeroporto de Salt Lake City. Todos estavam atrasados, mas havia esperança: eles ainda podiam embarcar e ir para suas casas, onde estariam quentinhos e poderiam descansar. Quando a tempestade faz com que todos os voos sejam cancelados, ele decide fretar um avião particular, onde caberiam ele, o piloto e mais uma pessoa. Imaginando que Ashley, uma jornalista que conhecera no aeroporto, também gostaria de ir o mais cedo possível para casa (estava prestes a se casar!), ele a convida para ir.

A volta para casa torna-se um pesadelo quando o piloto, Grover, tem um ataque cardíaco, e por pouco não consegue pousar o avião em segurança. Ben, Ashley e Tanque, o cachorro do piloto, sobrevivem, mas a queda cobra seu preço; Ben fratura costelas, e Ashley quebra a perna. Isolados a mais de 3000 metros de altitude, presos nas montanhas congeladas e tendo que enfrentar temperaturas muuuuito abaixo de 0°C, o trio luta para encontrar comida, para sobreviver e, mais importante, para encontrar qualquer civilização. Ninguém sabia a rota do avião, ninguém sabia que eles haviam embarcado. Ninguém sabia onde estavam.

E o que mais me impressiona, na verdade, é que nós, dois profissionais de nível superior, provavelmente com uns vinte anos somados de escolaridade universitária e de pós-graduação, em nenhum momento dissemos a vivalma que íamos embarcar. – página 61

Esse é um livro tenso! Por sorte, Ben é cirurgião ortopedista e sabe como cuidar da perna de Ashley e suas próprias costelas, e mais sorte ainda é ele gostar de escalar montanhas e estar um pouco acostumado com altitudes elevadas e neve, de maneira que sua sobrevivência, a de Ashley e do cachorro dependem totalmente dele. A maneira como Ben se esforça para encontrar comida, abrigo, e para puxar Ashley num trenó improvisado, de maneira a encontrar qualquer coisa feita por mãos humanas, é incrível!

A queda do avião foi rápida, mas Ben e Ashley ficaram semanas perdidos nas montanhas, então a história, muitas vezes, nos tira o fôlego. E o mais legal é que, além dos acontecimentos atuais, temos também um pouco sobre como Ben conheceu a esposa, seus momentos juntos e, depois, os conflitos e obstáculos que enfrentarem. Tudo isso através de gravações num gravador que Ben mantem sempre por perto; é a maneira que encontraram de falar um com o outro quando estão separados ou muito longe.
Confesso que o final não me agradou totalmente, mas achei que foi bem escrito e me pegou de surpresa. Aliás, acho que também deve ter pego muita gente!

Na semana seguinte de caminhada, nossa sobrevivência ou nossa morte dependeriam, em grande medida, da direção que tomássemos. Eu também sabia que precisávamos de um golpe de sorte. – página 171

Depois daquela montanha é um livro incrível, muito bem escrito e com descrições e informações que provam que Charles Martin realmente sabe do que está falando! Além de nos mostrar as dificuldades enfrentadas pelos personagens – que tenho certeza de que eu não conseguiria enfrentar -, também nos mostra a maneira como se tornam amigos, companheiros e, bem, talvez algo mais. Afinal, várias semanas juntos num lugar onde se é praticamente impossível viver cobra seu preço.

Quanto mais o tempo passava e mais eu compreendia a nossa situação, mais preocupado ficava. As coisas estavam ruins por todo lado. – página 69


7 comentários

  1. Eu li este livro em uma outra edição e fiquei apaixonada pela história. Porém mesmo amando o elenco, não consegui curtir a adaptação =/

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Olá.

    Adorei sua resenha.
    Ainda não tive oportunidade em ler essa belezura, mas nossa, fiquei encantada. Gosto de livros assim, com descrições e bastante informação. Espero lê-lo em breve!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  3. Oii tudo bem??

    Eu conheci o livro com a capa original, quando vi o trailer do filme, vi que o livro era tudo, menos o que eu realmente imaginava.
    Apesar de não ser meu estilo fiquei curiosa em ler. E apos ler sua resenha pretendo sim faze-lo.
    Adorei
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece muito legal, mas acho que a história deles no meio do nada me deixaria um pouco angustiada.
    Beijos
    Mari

    ResponderExcluir
  5. A algum tempo esse livro foi bem comentado e eu queria muito ler, mas caiu na lista infinita de desejos e eu me esqueci, então sua resenha reacendeu essa velha vontade de conhecer um pouco mais da aventura de Ben e Ashley, ainda mais por saber que você achou a leitura incrível. Reforço minha vontade mesmo o final não tendo de agradado tanto.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Boa noite
    Poxa curti a premissa do livro, parece ser uma história bem tensa mesmo e ao meu ver tem tudo pra ser boa, dica anotada!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Dhry,
    Eu não li o livro, mas estou tentando assistir o filme, e quando digo tentando, é porque toda vez que chego no Telecine ele já está acabando hahahaa, mas qualquer hora dessas pego do começo.
    O livro está no meu kindle também, mas ainda não consegui chegar nele.

    Beijokas e seja bem vinda de volta.

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...