A luz que perdemos

Oiee pessoas, tudo bem com vocês?
Acabei de terminar A luz que perdemos e precisava falar com vocês a respeito dele! Lançamento de abril da editora Arqueiro, ele tem um quê de A história de nós dois, de Dani Atkins, e por mais que eu odeie comparar livros, preciso confessar que não parava de compará-lo a outras histórias que também me trouxeram vários sentimentos e emoções durante a leitura.

Título: A luz que perdemos
Autora: Jill Santopolo
Editora: Arqueiro (cortesia)
Páginas: 272
Edição: 1
Lançamento: 2018
Sinopse: Lucy e Gabe se conhecem na faculdade na manhã de 11 de setembro de 2001. No mesmo instante, dois aviões colidem com as Torres Gêmeas. Ao ver as chamas arderem em Nova York, eles decidem que querem fazer algo importante com suas vidas, algo que promova uma diferença no mundo. Quando se veem de novo, um ano depois, parece um encontro predestinado. Só que Gabe é enviado ao Oriente Médio como fotojornalista e Lucy decide investir em sua carreira em Nova York. Nos treze anos que se seguem, o caminho dos dois se cruza e se afasta muitas vezes, numa odisseia de sonhos, desejo, ciúme, traição e, acima de tudo, amor. Lucy começa um relacionamento com o lindo e confiável Darren, enquanto Gabe viaja o mundo. Mesmo separados pela distância, eles jamais deixam o coração um do outro. Ao longo dessa jornada emocional, Lucy começa a se fazer perguntas fundamentais sobre destino e livre-arbítrio: será que foi o destino que os uniu? E, agora, é por escolha própria que eles estão separados?

Resenha

“Será que cada um de nós só recebe do mundo uma quantidade limitada de coisas boas?” – página 55

A vida de Lucy mudou drasticamente no dia 11 de setembro de 2001. Além de ter presenciado o ataque às torres gêmeas, foi quando ela conheceu Gabe, aquele que seria o amor de sua vida. Vendo as cinzas tomando conta da cidade, eles percebem que precisam fazer alguma coisa não só pelo mundo, mas também por eles mesmos; algo que impacte, algo que revele às pessoas o que está acontecendo. Naquele dia, eles se apaixonaram, mas Gabe tinha uma namorada, e seus caminhos se separaram, até que se reviram um ano depois.

E foi quando finalmente puderam ficar juntos. Tudo era perfeito; Gabe estava investindo em sua carreira como fotógrafo e Lucy trabalhava na produção de programas infantis, algo que ela amava, e que fazia muito bem. Mas quando Lucy está no ápice do sucesso, ganhando prêmios e tudo o mais, ele solta a bomba: ficar em Nova York não era o suficiente. Ficar com ela não era o suficiente. Ele queria mais. Sendo assim, Gabe foi trabalhar no Oriente Médio, e ela ficou.

Algum tempo depois, enquanto ainda tentava colar os caquinhos de seu coração, Lucy conhece Darren, o único que conseguira fazê-la parar de pensar e sofrer por Gabe. Darren era tudo o que ela precisava: o amor deles era calmo, estável, e ele a amava mais do que ela o amava. Lucy não era uma personagem secundária de sua vida, como acontecia quando ela estava com Gabe. Mas ela não o amava de forma tão intensa quanto amava seu primeiro amor. Mas é claro que a história entre Lucy e Gabe não acaba por aqui; eles se reencontram e se falam outras vezes, e seus caminhos se cruzam mais do que eles poderiam imaginar.

“Toda vez que encontro você o mundo está em pedaços.” – página 26

Quando li a sinopse de A luz que perdemos e vi a capa – apaixonante, e o título também chama a atenção – fiquei imediatamente curiosa para lê-lo. Não é novidade que eu adoro romances, principalmente os que trazem várias surpresas e reviravoltas, e que não deixam o leitor saber o que vai acontecer no final. A luz que perdemos é este tipo de romance; ele possui momentos apaixonantes, momentos tristes e momentos em que a gente quer jogá-lo pela janela. É um romance quase completo.

Quase completo porque o final deixou a desejar; a autora deixou uma brecha tão grande que eu achei que haveria um capítulo a mais ou qualquer coisa do tipo. Além disso, foi pouco desenvolvido, tudo aconteceu tão depressa que eu mal consegui absorver o que estava acontecendo e o livro já havia acabado. Outra coisa que me incomodou bastante foi a narração; o livro é narrado pela Lucy, mas ela narra a história para Gabe, então toda frase – praticamente – possui um “você”, e essa repetição frequente me fez querer arrancar os cabelos.

Tirando isso, a história é linda. Claro que eu me irritei muito com os personagens, principalmente com Gabe, que decidira ir para o outro lado do mundo e deixar Lucy para trás. Ok, ele queria seguir seus sonhos e, infelizmente, ela não fazia parte deles, mas que direito tinha ele de ligar tempos depois, entrando na vida dela novamente, só porque estava se sentindo mal? Que direito tinha ele de usá-la desta maneira quando ela demorou tanto para superá-lo (ouso dizer que nunca conseguiu fazê-lo completamente), só para sumir depois, outra vez? Ver como Lucy sempre voltava para ele também me deixou um pouco furiosa, mas eu não era muito fã de Darren, então preferia Gabe...haha’

“O que é uma vida que vale a pena? – perguntou você, por fim. “É o que estou tentando entender.” – página 18

Eu gostei muito deste livro, foi uma leitura bem envolvente e rápida, daquelas que a gente mergulha na história e quando percebe, está nas últimas páginas. Os personagens foram bem desenvolvidos e os conflitos também, o que me deixou feliz. As únicas coisas negativas mesmo foram a narração recheada de “você” e o final, que deixou a desejar. A luz que perdemos é aquele tipo de livro que, ao mesmo tempo em que aquece nosso coração, possui todo o poder para fazê-lo chorar.


13 comentários

  1. Oi Dryh tudo bem? Eu também adoro romances, mas acho que esse vai mexer bastante comigo justamente por causa desse personagem Gabe. Fiquei curiosa com esse final e vai ser melhor alinhar as expectativas com ele pelo jeito rs Adorei a resenha!

    BJs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oiii,

    Acho a capa desse livro extremante chamativa e já estava com vontade de ler, mas agora irei ler sem esperar tanto pra não acabar me frustrando com o final rs, é péssimo quando o fim da obra acaba deixando a desejar.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dryh.
    Estou com esse livro aqui na fila e estou super animada para fazer essa leitura! Apesar dos pontos negativos que você mencionou, acho que vou me dar super bem com essa história, porque parece ser bem o que eu curto!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Olá ♥
    Assim como você amo romances e livros com reviravoltas, estava ansiosa para fazer a leitura desse livro já que vi muitas pessoas falando dele no instagram e curiosidade bateu, mas agora estou receosa devido você ter falado que o final ficou aberto e sinceramente não gosto quando a autora deixa uma brecha grande a não ser que o livro tenha uma continuação. Adorei sua resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ou Dryh!

    Tudo bem? Então, eu estava mega curiosa com o livro, mas agora confesso que não sei se vou lê-lo porque não consigo pegar um livro com as expectativas baixas sabe? Sempre espero que seja algo muito bom (no mínimo). Então acho que ficaria bem frustrada.

    A capa é maravilhosa e eu fiquei babando, mas confesso que preciso de mais que isso pra adquirir um livro atualmente.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  6. Eu so vi comentarios positivos sobre esse livro e é bom ouvir o outro lado também! Eu provavelmente ficaria irritada com Lucy também, iria querer sacudi-la pra fazer acordar pra vida e nao permitir que ele voltasse sempre que quisesse, isso me soa egoista demais. No mais, sinto que vou me emocionar demais com a história.

    ResponderExcluir
  7. Ei, Dryh! Tenho visto muitas opiniões sobre este livro, e tenho achado sempre muito interessante. A história de amor que percorre os anos, com os protagonistas crescendo e evoluindo, e tomando decisões importantes diante de escolhas também muito importantes na vida dos dois. Gostei muito de como a autora soube incluir o amor como algo que pode sim, ser encontrado, mas que pelas forças da vida, que não se podem controlar, ele pode ser perdido, e novamente, e de um jeito diferente, ser reencontrado.. Amei mesmo!



    Bjoxx ~ http://www.stalker-literaria.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Tudo bom?
    Eu vi esse livro no instagram e achei a capa linda e, claro, fiquei louca para ler, mas confesso que não tinha muita ideia do enredo do livro (sou dessas que compra o livro pela capa). Lendo sua resenha eu fiquei com mais vontade ainda de ler, esse parece ser um romance delicioso, apesar o final que você disse ser corrido. Já anotei a dica aqui!

    Beijos!
    https://www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Amei essa história. Adoro leituras que trazem bons dramas. Inicialmente parece ser só mais um romance, mas gostei da construção dos personagens e o final me deixou bastante emocionado.
    Pena que não tenha lhe agradado tanto o final.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    É um enredo que com certeza desperta meu interesse.
    Eu com certeza também ficaria irritada com o fato de ele ir embora em busca dos sonhos dele, mas mesmo assim ressurgir de tempos em tempos, ferrando com a vida dela. E foi bom ter lido sua resenha, que já me preparo para o final, já que não curto muito finais abertos. Na verdade gosto de epílogos bem longos...
    Adorei a resenha e a dica.
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá! Tudo bom?

    Eu solicitei esse livro mas confesso que foi algo inesperado eu ter desejado esse livro então estava com expectativas bem altas sobre, agora não tenho mais tanta certeza. Principalmente por causa dessa coisa de ser pouco desenvolvido e o final não ser de fato um final. O fato de ser um livro envolvente e rápido são pontos a favor, enfim, quero lê-lo logo 💙

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Drhy,
    apesar dos prós que você narrou eu não me vejo fazendo essa leitura, já tive minha dose de encontros e desencontros com "Um dia" e "Simplesmente acontece", já passei raiva demais com esse tipo de história e não estou lá muito animada para ler outra trama como esta.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  13. Olá Dryh, tudo bem?
    Estou lendo esse livro, mas, infelizmente, não estou conseguindo curtir a leitura e nem me envolver com os personagens. Saber que o final deixou a desejar me deixou muito triste, juro. Eu não sei como o livro pode já estar ruim e ter um final ruim.
    Enfim, vou concluir a leitura e depois conto que achei.
    Beijos

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...