De olho no autor #57: Mo Daviau

A viagem ao tempo funciona mais como um jeito de os personagens conseguirem o que querem - Mo Daviau

Mo Daviau, escritora norte-americana, concedeu uma entrevista para o Milkshake de Palavras e fala um pouco sobre viagem no tempo e referências do mundo indie.





Mo Daviau, norte-americana nascida em Fresno, é a autora do livro descrito acima. 30 e poucos anos e uma máquina do tempo, que foi lançado em Janeiro pela Editora Rocco. Segundo a autora, o livro não se preocupa tanto com a ciência como em outros livros de viagem no tempo que conhecemos.

Mo - O livro não se preocupa tanto com a ciência por trás do buraco de minhoca - nome dado ao local onde são realizadas as viagens ao tempo - como ela funciona nunca é discutido ou revelado. A viagem ao tempo funciona mais como um jeito de os personagens conseguirem o que querem, seja a sensação de nostalgia de ver uma banda ou uma infância completamente diferente.

O personagem principal do livro, Karl Bender, é ex-guitarrista do Axis, uma banda indie dos anos 90 que até teve seus momentos de fama. Depois de ter saído da banda, Karl abriu um bar em Chicago onde seu único amigo é Wayne, um técnico da computação bem sucedido com problemas pessoais. Acidentalmente, Karl acaba voltando no passado para ver um show de uma de suas bandas prediletas e descobre que tem um máquina do tempo em seu closet. O livro é todo permeado por menções e idas ao universo indie.

Mo - Eu sempre fui uma fã de música indie/alternative desde que eu tinha onze anos. Eu fui DJ da rádio do colégio nos anos 90. As bandas mencionadas são todas que eu curto. Além da banda The Axis, que é banda em que o protagonista - Karl Bender - era membro, todas as outras são reais. Alguns leitores fizeram playlists no Spotify com todas as músicas mencionadas no livro.

Acidentalmente, Karl acaba mandando Wayne para o ano de 980 ao invés do ano de 1980, onde Wayne impediria o assassinato de John Lennon. Ele acaba pedindo ajuda para Lena, uma física que está enfrentando inúmeros problemas pessoais, alguns deles, problemas da vida adulta.

Mo - É contemporâneo (30 e poucos anos e uma máquina do tempo) ou ficção. Não é jovem adulto. Tem um personagem adolescente no livro, mas os dois personagens principais têm 40 e 31 anos, e eu não sei se envelhecimento e arrependimento são temas que realmente ressoam com jovens leitores.

Lena, a física que ajuda Karl, reflete alguns ensaios que a autora escreveu sobre relacionamentos abusivos e violência emocional.

Mo - Eu terminei de escrever o livro quando eu escrevi The Cardigan - nome de um dos ensaios - O livro demorou três anos para ser escrito; The Cardigan levou alguns dias? Eu não acredito que seja difícil escrever sobre assuntos pessoais, ou pelo menos não é para mim. Me dizem que The Cardigan tem ajudado muitas pessoas que sobreviveram violência emocional similar a que descrevi no ensaio.

A autora está bem feliz de saber que seu livro tem recebido boas críticas e também fala um pouco sobre o que está por vir.

Mo - Eu estou terminando de escrever um novo livro sobre uma mulher que frequenta um workshop de uma semana com um famoso guru New-age. Eu gostaria de dizer ''olá'' aos meus leitores brasileiros e agradecê-los por se arriscar lendo uma autora americana desconhecida. Eu nunca estive no Brasil, mas amaria visitar um dia.

A resenha de 30 e poucos anos e uma máquina do tempo será postada em breve. The Cardigan está disponível gratuitamente no site da autora, clique aqui . 


*   *   *   *

11 comentários

  1. Ahhhh que amorzinho de postagem, até agora os livros dessa autora estão fazendo bastante sucesso e muito leitores que acompannho estão lendo, não vejo a hora de ler também.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a autora nem seu trabalho, amei saber um pouco mais sobre ela e suas obras. Vou aguardar as novidades que virão posteriormente! Amei a postagem ♥

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  3. Oiii!

    Eu não conhecia essa autora e achei ótimo conhecer um pouco do trabalho dela com entrevista! Gostei muito de saber da carreira dela! As perguntas foram bem feitas, parabéns!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Gente, que capa mais sensacional a desse livro!! Adorei! E fiquei muito curiosa pra conhecer depois dessa entrevista. Curti! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Já ouvi falar apenas no primeiro livro citado, ainda não tive a oportunidade de ler nada da autora, mas é bom saber que ela tem uma crítica muito boa. Achei o modo da entrevista diferente e bem bacana.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Já li uma resenha desse livro e achei muito bacana. gosto da viagem no tempo que a música proporciona.
    Parabéns pela entrevista.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia a autora e nem seus livros, mas adorei saber um pouco mais sobre ela, acho interessante esse tipo de post com entrevista, afinal é uma ótima forma de conhecermos novos autores. Parabéns pelo post.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  8. Menina não conhecia essa autora, não me recordo de já ter visto os livros dela por ai, mas curti bastante! Adorei poder conhecer mais e a entrevista ficou muito bacana! Parabéns!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Heitor!

    Que post mais amorzinho! Eu não conhecia o trabalho da autora, mas sua entrevista pôde mostrar que seu trabalho parece ser bem profissional e interessante. Gostei muito de saber um pouco sobre ela para assim pode conhecer sua escrita. Obrigada e parabéns pelo post, super útil!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Nossa que ótima entrevista. Não conhecia a autora, por isso adorei saber um pouco mais do seu trabalho e simplesmente adorei! Espero já adquirir o livro <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Adorei conhecer a autora atravez desse post lindoooo. Bateu um certo arrependimento por não ter solicitado o livro 30 e poucos anos e uma maquina do tempo, a sinopse é bem interessante e a capa linda.
    Adorei saber mais sobre a autora... ótimo post.

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...