De olho no autor #51: Paulo Henrique Bragança

Oláá pessoas, como vocês estão?

Ontem foi postada a resenha do livro Lexus - o despertar da escuridão, lançado pela Editora Arwen recentemente. O livro conta como Bianca e seus amigos tentam sobreviver num apocalipse zumbi que destruiu a cidade onde eles viviam, Campo Elíseos.
Hoje, nós conversaremos um pouco com a pessoa que criou essa história incrível: Paulo Henrique Bragança \0/

Bora?
Resenha Lexus - O despertar da escuridão

1. Como foi seu primeiro contato com a leitura?
P.H.B.: Eu gosto de ler desde que me entendo por gente, mas quem despertou meu amor pelas palavras foi Agatha Christie. A Dama do Crime é minha rainha literária e culpada pela minha paixão com os livros.

2. Quando você começou a escrever? 
P.H.B.: Dryh, sempre gostei de escrever, e acredite, minhas primeiras criações foram letras de músicas. Cinco anos atrás eu tocava em uma banda e fazia as composições. Eu sempre digo que foi aí que eu comecei a escrever e exercitar minha criatividade.

3. Quem inspirou os personagens? Algum ator, atriz, conhecido...
P.H.B.: A protagonista, Bianca, foi inspirada em uma amiga. Pelo menos as características físicas. Enquanto todos os outros personagens são uma mistura de personalidades tiradas da minha cabeça mesmo.

4. Que sentimentos estiveram presentes enquanto escrevia o livro?
P.H.B.: São tantas emoções (risos). No inicio comecei com um baita entusiasmo, que aumentava e diminuía com o decorrer da escrita. Várias duvidas e até sofri por um ou outro personagem.

5. Quanto tempo levou para escrever Lexus? 
P.H.B.: A primeira versão ficou pronta em três meses. Foi em uma época em que eu estava desempregado e me dediquei 100% na escrita do livro.

6. Quais são as dificuldades para que um autor consiga ter seu livro publicado e conhecido no mercado literário brasileiro? 
P.H.B.: Que pergunta difícil, Dryh. As dificuldades não são poucas; financeira, aceitação, editora que aposte em seu trabalho, timidez. Mas o que realmente faz a diferença é você saber aonde quer chegar e ter perseverança.

7. Para você, qual a melhor coisa em escrever? 
P.H.B.: É poder criar personagens inspirados em pessoas que te magoou e depois mata-los. Brincadeira. Diria que o melhor da escrita e poder compartilhar emoções. Criar alternativas, realidades diferentes. Escrever é praticamente uma terapia.

8. Sei que essa pode ser uma pergunta difícil, mas qual seu livro preferido? Pode ser um dos seus, ou de algum colega escritor...
P.H.B.: Um só? Impossível (risos). Mas tem alguns que realmente me marcaram; Harry Potter, O Senhor dos Anéis, Em Chamas, Sandman (HQ), Jogador Nº...

9. Se fosse um personagem, qual seria? Por quê?
P.H.B.: Com certeza eu seria a Aurora. Temos personalidades muito parecidas (só fui notar isso depois que finalizei o livro) e ela é muito foda, desculpem o termo. Mas quem ler o livro sabe do que estou falando.

10. Além de escrever, você também lê bastante?
P.H.B.: Sim! Confesso que já li mais, o tempo tem sido escasso ultimamente, mas ainda consigo manter uma média de 3 livros por mês. 

11. Qual livro nacional você recomenda? Por quê?
P.H.B.: Vou recomendar o último que eu li; O Lago Negro, Juliana Daglio. Ela escreve de uma maneira tão fluida que assim que você percebe o livro terminou. E a historia é muito legal, cheia de suspense e reviravoltas. É perfeito.

12. Poderia nos contar um pouco dos seus livros?
P.H.B.: Livro mesmo eu tenho apenas um publicado, Lexus, e outro que está sendo postado no wattpad, Conectados.
Lexus é uma historia inspirada em vídeo games do tipo Survivor Horror, Resident Evil, Dead Island... É um livro tenso, recheado de ação e ficção cientifica. 

Sinopse: Na cidade de Campos Elíseos, onde todas as condições de vida eram ideais, houve uma catástrofe de proporções inimagináveis. Tomados pelo terror, a verdadeira face da humanidade se revela — fria e cruel.

Bianca, uma adolescente comum, jamais imaginaria que faria parte da história. Jamais iria supor que ela seria a esperança para a cura da raça humana. Numa aventura cheia de perdas e de descobertas, só existe um objetivo: sobreviver.


E Conectados é uma historia totalmente diferente. É um YA sobre música, romance e amizade. Para ler Conectados clique aqui.

Sinopse: Gabriel é só mais um garoto. Ele passa seus dias estudando e ensaiando com sua banda. Aos dezesseis anos, ele começa a descobrir as nuances da paixão e do amor. E também os problemas comuns aos adolescentes como solidão e as incertezas do futuro. Vivendo em São Paulo com os pais, Gabriel vai se ver em perigo depois de encontrar na internet uma companhia e alivio para sua solidão.

Conectados vai falar sobre a adolescência, as descobertas e incertezas desta época, de sonhos e desilusões, de amor e amizade.


13. Tem algum trabalho futuro chegando? Poderia nos falar um pouco dele ou é segredo?
P.H.B.: Então, será que eu conto? Não sei.
O próximo projeto é publicar Conectados. Espero estar na bienal de São Paulo com o novo filhote. É a próxima meta. E também estou trabalhando em um novo livro, mas que ainda esta bem no comecinho, ou seja, é segredo.

E-mail do autor, para quem quiser conversar, tirar dúvidas e falar sobre os livros: paulohenriquebraganca@gmail.com

*   *   *   *

21 comentários

  1. Olá!

    Que entrevista maravilhosa! Não o conhecia, mas gostei de saber mais sobre ele. Eu também me identifiquei com ele na parte de escrever, os altos e baixo durante a escrita. Também estou no Wattpad e sei como é. E vou adicionar o Conectados sim na minha lista!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana, parabéns pela entrevista. Lexus não me agrada muito por conta do gênero, sou meio medrosa pra zumbis rsrs... Agora, fiquei feliz em conhecer Conectados, não tinha visto ainda e esse sim é um gênero que me agrada, curti a sinopse.
    Abraço
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bom?

    Adorei a entrevista. Não conhecia o trabalho do Paulo Henrique, mas por adorar apocalipse zumbi, não posso deixar de colocar na minha lista, né? ;) Já colocarei esse e Conectados na minha lista de leituras, muito obrigada pela dica!

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, a primeira vez que vi a divulgação do livro Lexus, achei que era de autoria gringa. Só depois de ler as resenhas é que vi que é do Paulo!!! Achei ele bem simpático através da entrevista e desejo muito sucesso para ele!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu levei 3 anos para escrever meu primeiro livro, e ele está parado, pois está sujeito a muitas mudanças, a gente vai ficando muito critica com o tempo.
    Adorei saber que ele escreveu o livro em 3 meses. Li a resenha ontem e amei.
    Eu tenho um livro da Juliana Daglio aqui, ganhei dela autografado heheheehe faz tempo viu kkkkk, mas ainda não li. ADOREI saber que ele indica O Lado negro.
    Amei a entrevista

    ResponderExcluir
  6. Olá, Dryh. Tudo bem?
    Entrevista são sempre bem vindas, nelas a gente consegue uma conexão maior com o autor e tentar entender suas inspirações. Ele parece ser simpático e bem acessível. Desejo sucesso que que consiga alcançar a meta. Parabéns pela entrevista.


    Beijos
    Carla Fernanda
    http://livrosqueliblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Dryh!
    Que bacana essa entrevista. Eu sempre gosto de ler essas coisas, porque a gente acaba conhecendo melhor o autor e sua fonte de inspiração. É sempre legal saber o que levou alguém a escrever uma história e querer compartilhar com o mundo. Eu já tinha me encantado com o livro anteriormente e agora fiquei bem impressionada e quero lê-lo logo. Parabéns pela entrevista. Sucesso para o autor e para você! Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Oi!

    Adorei saber um pouco mais sobre o autor, e claro que ele escreve, a musa dele nada mais é do que a "minha" Aghata.

    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  9. Acho super importante essa aproximação entre os leitores e os autores, as entrevistas cumprem bem esse papel de ponte. Amei conhecer o autor e saber um pouco mais a repeito de como tudo começou, quem diria hein? Acho que nem ele imaginava que aquelas letras de músicas compostas para a banda o trariam hoje aqui, escritor com livro publicado. Que legal ele ter se inspirado na amiga para criar uma personagem, eu me sentiria super lisonjeada. No final das contas é bom reafirmar que os autores são sim gente como a gente.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Eu já tinha ouvido falar no autor, mas ainda não li nada dele. A capa de Lexus é muito bonita, mas a estória não faz o meu género, já Conectados, é super minha praia, e com certeza procurarei para ler.
    Já disse e repito: adoro ler entrevistas, saber as inspirações, como o autor começou a escrever e de onde surgiu a estória, é como se nós os leitores tivessemos um aproximamento melhor, eu adoro post de entrevista. E fiquei encantada com o quão tranquilo o autor é - pelo menos essa é a sensação que eu tive ao ler as respostas dele.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu ainda não conhecia essa obra publicada, e enquanto lia a entrevista, fui conhecer um pouco mais. Nossa, que autor novinho! Pelo menos foi o que passou a foto divulgada! E ele está de parabéns ao perseverar e conquistar o seu sonho. Tem muito a conquistar!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  12. Amiga olha eu achei super legal sua entrevista com o autor.
    Eu percebi que todo livro nacional que tu resenha tu faz uma entrevista e acho bem legal até sabe? Mas eu acho tão cansativo sempre tá fazendo a mesma coisa que acabei até largando mão dessa coluna um pouco e por isso chamei uma pessoa para ativar, porque eu não curto muito isso. rs

    Mas eu gostei de saber sobre o trabalho do autor
    e também sobre suas ideias. Espero poder ainda ler o livro dele uma hora dessas com toda certeza, porque ainda não li não, mas quem sabe!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-outlander-viajante-do-tempo.html

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Adorei a entrevista, eu já havia conhecido a resenha da obra aqui e agora tive a oportunidade de conhecer melhor o autor. Eu queria ter ânimo pra fazer mais entrevistas, mas sou desorganizada demais pra isso.
    Adorei as respostas do Paulo, ele parece ser um cara muito legal, desejo todo o sucesso do mundo pra ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Que legal ele ter começado escrevendo músicas, tem que ser mesmo muito criativo.
    Nossa... 3 meses pra escrever o livro inteiro... Ele se dedicou mesmo! Parabéns ao autor pela dedicação e a publicação do livro.
    PS: Amo zumbis!
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu já tinha visto o livro antes mas ainda não conhecia o autor, e foi ótimo poder conhecer mais dele. Eu adorei as respostas que ele deu e amei a sinopse dos livros, especialmente de Conectados.

    ResponderExcluir
  16. Olá Dryh,
    Eu amo suas entrevistas, não me canso de dizer isso.
    Gostei muito do autor, achei ele muito simpático e engraçado. Fiquei, ainda mais, curiosa para ler Lexus.
    O ápice da entrevista foi: "É poder criar personagens inspirados em pessoas que te magoou e depois mata-los.", quero MUITO ser amiga dele, gente, que homem legal *-*
    Beijos e muito sucesso, Paulo!
    Beijos, Dryh!
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Dryh!
    Adorei a entrevista e fiquei bem empolgada com a sinopse dos livros. Conectados me chamou bastante a atenção e já vou dar uma conferida no Wattpad. Adoro livros de romance juvenil, sendo assim acredito que irei curtir a leitura.

    Beijos!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  18. OI,

    Adoro ler entrevistas com autores, nos ajuda a conhecer melhor o processo criativo deles. O autor é eclético passou da música para a literatura. Desejo a ele muita sorte e muita criatividade.

    Beijos
    Jucimara Pauda
    Livro sem frescura

    ResponderExcluir
  19. Oi
    Não conhecia o autor, mas adorei.
    Confesso que ri horrores quando ele falou que o melhor e escrever é poder construir personagens em cima de pessoas que o magoou e depois matá-los.
    Gostei da premissa de conectados.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Adorei conhecer melhor o autor!
    Eu li os primeiros capítulos do livro em uma ação que o autor preparou, e achei a história incrível, e estou louca pra poder ler a obra inteira e conferir esse enredo que é tao diferente.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  21. OIiie,

    Eu fiz as primeiras impressões de Lexus, e achei incrível e espero logo poder concluir toda a leitura. Adorei a entrevista com o Paulo, ele é carinho só, super atencioso. Desejo todo sucesso.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...