A Deusa Cega

Olá a todos!

Estive sem postar resenhas por umas duas semanas, mas estou de volta agora e estou de férias, ou seja, tenho mais tempo... Chega de enrolação, vamos à resenha:

Título: A Deusa Cega
Autora: Anne Holt
Páginas: 344
Lançamento: 2015
Editora: Fundamento (cortesia)

Sinopse:  O corpo desfigurado de um traficante de drogas. Um homem coberto de sangue vagando pelas ruas da capital da Noruega. E um advogado criminal de fama obscura assassinado com um tiro.Três eventos aparentemente isolados instigam o faro apurado de uma investigadora sagaz e irônica, que junto com seu colega mergulha em um caso com poucas pistas e muitas perguntas sem respostas.Em meio a boatos envolvendo advogados e o tráfico de drogas, mensagens codificadas e uma enorme rede de corrupção que pode chegar aos altos escalões do governo, a autora Anne Holt descreve uma teia de crimes e batalhas políticas na qual somente a deusa da Justiça pode se dar ao luxo de ter os olhos vendados.
Resenha

A Deusa Cega é um livro denso, completo e enigmático, e mesmo usando todos esses adjetivos, será difícil explicar essa surpreendente história, mas esse é meu dever. Tudo com começa quando Karen Borg estava passeando com seu cachorro e vê um homem morto,  aproxima-se e consegue ver como o estrago foi grande, ela decide esquecer, e claro, sair correndo. Karen é uma advogada de renome, e nessa hora que ela recebe um aviso da Central de Investigações de Oslo, o assunto é o corpo que ela achou quando estava correndo.

Na mesma jogada. temos uma pessoa coberta de sangue vagando pelas ruas de Oslo, ele é holandês e ao ser preso, logo admite ter matado o advogado Hans E. Olsen, que é exatamente a pessoa que Karen encontrou desfigurada. O holandês com medo e apavorado, diz que apenas contara como tudo aconteceu para uma advogada, e essa advogada é Karen Borg.

Anne Holt vai criando essas trilhas durante a história, a maioria dentro do próprio Centro de Investigações. Quem fica encarregado do caso é Hakon, que depois de descobrir a imensidão do caso, acaba envolvendo a superior Hanne. No começo, Hanne não dá credibilidade as idéias de Hakon, ele acredita que o caso possa estar envolvendo uma quadrilha de advogados ricos e de nome que traficam drogas.

Hakon e Hanne caminham juntos, os dois se conhecem e também só ele conhece as intimidades de Hanne, enquanto todos acreditam que ela seja solteira, ele sabe que ela é lésbica. Hakon conhece Karen Borg há muito tempo, eles fizeram faculdade juntos, e bem no fundo, há algo a mais entre os dois.

Como ficou claro em cima, esse livro é denso e cheio de reviravoltas, se você fica com boca aberta ao terminar de ler um livro do Harlan Coben ou algo sobre a máfia italiana de Saviano, tenho certeza que você vai se surpreender bastante com esse livro de suspense norueguês. Anne Holt explora três pontos de vista distintos durante a história, temos o jornalismo, a policia e também a lei. Pelo fato do livro ter sido construído através desse leque de opniões, o leitor não se cansa.

Eu gostei bastante do livro em geral, não posso dizer de cara que é o melhor livro de investigação que eu já li, por que também, eu ainda tenho muito para levar em conta, mas posso falar, que foi o livro de investigação mais real que eu li. Na verdade, eu estava um pouco cansado de livros sobre Nova Iorque e o mundo sujo das drogas ou até mesmo problemas extra-conjugais como acontece em muitos livros desse gênero.

A Editora Fundamento fez um excelente trabalho com a diagramação e a capa desse livro, essa capa tem tudo em comum com o resto do livro, excelente escolha! Espero poder ler outros livro da Anne Holt, ela realmente conseguiu me fazer madrugar só para terminar de ler A Deusa Cega.

Eu recomendo esse livro para quem gosta de Harlan Coben, Ian McEwan e também um bom livro de investigação/suspense. A Deusa Cega é um livro completo, tem uma boa dose de jornalismo para cá e direito para lá e claro, um trocadilho com o título.


2 comentários

  1. Como uma grande fã da Agatha Christie, gosto de livros de investigação. Os contemporâneos até que estão tendo enredos muito bons. Beijos!
    asassecretas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Como uma grande fã da Agatha Christie, gosto de livros de investigação. Os contemporâneos até que estão tendo enredos muito bons. Beijos!
    asassecretas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...