Central de histórias

Título: Central de histórias
Autor: Claudinei Sevegnani (cortesia)
Editora: Chiado
Páginas: 168
Edição: 1
Lançamento: 2015
Sinopse: Lila e Klauss possuem, numa pequena sala, uma máquina capaz de transformar histórias de vida. Ela é o que sobrou de um passado de reinvenção do futuro: um computador da Central de Histórias que permitia o processamento de pedidos para inúmeras transformações. Após sua extinção decretada pelos governos, resta apenas o computador de Klauss e Lila, mantido nos fundos de uma livraria de modo clandestino. A existência desse computador, porém, compromete-se quando Saulo, um ajudante da livraria, começa a ter problemas cada vez mais sérios e vai procurar a ajuda de Dr. P., um médico muito adorado pelos três.
Resenha

A Central de Histórias é um resquício do que restou de um passado de reinvenção do futuro. – página 11

Escondida numa livraria, está a Central de Histórias. Uma máquina incrivelmente esperta que faz muito dinheiro para Klauss e Lila, seus donos. Ela deveria ter sido destruída, junto com tantas outras máquinas que mudavam o curso da vida das pessoas, mas ainda funciona, e ainda cria muitas histórias. Seu objetivo é modificar histórias, e por mais que isso pareça perigoso, muitas pessoas a procuram... Procuram Klauss e Lila, na verdade, mas procuram.

Antes, existiam centenas de máquinas como a Central. Elas recebiam milhares de pedidos todos os dias, mudavam as histórias e as vidas das pessoas até o momento em que todo mundo queria mais, mais do que o possível, e mais do que as Centrais podiam aguentar. Foi aí que as coisas saíram do controle, e os governos decidiram destruí-las. Com exceção da máquina de Lila e Klauss, que ainda funciona, ilegalmente.

A história é narrada em terceira pessoa, e ao longo do livro, o autor explica detalhadamente como funciona a Central de Histórias, e como cada personagem lida com ela. Lila importa-se em ajudar as pessoas, e, mesmo não sabendo o que as mesmas pedem à máquina, acredita que estejam mais felizes assim. Klauss já é mais frio, ele parece se importar mais com o dinheiro do que como bem-estar dos seus clientes. E Saulo, empregado da livraria e um personagem que torna-se muito importante para a narrativa, quer sua vida de volta, após ela ser modificada por uma Central.

Contudo, cada nova história alterada implicava muitas mudanças. – página 108

A escrita do autor é um tanto poética, então preparem-se para muitos pensamentos, muitas palavras bonitas nas descrições das coisas, e um aprofundamento incrível no psicológico e na mente dos personagens. Mas, por mais que tenha gostado da narração, infelizmente, ao explorar o mental dos protagonistas, o autor deixou de lado o físico, e eu me senti um pouco perdida por conta disso. O início do livro também me pareceu um pouco confuso, mas somente as primeiras páginas foram assim, pois Claudinei faz questão de explicar ao leitor o que são as Centrais de Histórias e como funcionam.

Um personagem que chamou minha atenção foi o Doutor P., que tem grande importância para o desfecho da história, que me surpreendeu. Confesso que esperava algo mais BUM, mas ainda assim, o autor conseguiu me surpreender, e virei a última página me sentindo satisfeita com o que encontrei. Saulo é outro personagem que conquistou minha afeição, mas não vou falar muito dele para não contar nada que não devo...haha’

E eu poderia continuar acreditando que o que estava fazendo era algo bom, realmente. – página 137

Central de histórias não seguiu a risca que eu pensei que seguiria, e quando percebi isso, confesso que me senti um pouquinho decepcionada, pois Saulo é quem ganha o maior destaque, e eu achava que esses seriam Klauss e Lila. Senti que eles poderiam ter sido melhor explorados, porém, repito que o autor fez um ótimo trabalho.

Esse é um livro diferente de tudo o que eu já li, e eu adorei conhecer a escrita do Claudinei (espero que venham mais histórias como essa por aí). É claro que Central de histórias não é um livro perfeito, não vai agradar a todos os públicos e etc., mas que livro é?


28 comentários

  1. Oie! Confesso que quando comecei a ler a sua resenha, o livro me chamou a atenção, entretanto, no decorrer da leitura, fui perdendo o "encantamento". Mas, ainda tenho a intenção lê-lo, assim que tiver a oportunidade. Parabéns pela bela resenha!

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que pena, Daiane *-* mas espero que você tenha a oportunidade de ler, e que goste :)

      Excluir
  2. Uau, que história louca! Adoro essas histórias que transpassam por tempos diferentes (passado, futuro..) Preciso ler esse livro Dryh *-*

    ResponderExcluir
  3. Oiee.

    Não conhecia o livro e não me pareceu algo que eu vá gostar de ler, portanto, não o colocarei na minha lista. Mas quem sabe um dia mudo de ideia né!

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que pena, Fernanda *-* mas espero que você tenha a oportunidade de lê-lo, e que goste :)

      Excluir
  4. Gostei da premissa, bem diferente.
    Que pena que o autor se perdeu um pouco =/
    Legal conhecer uma obra nova!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Dryh lindona confesso que a premissa da história não me atraiu, deve ser porque estou embaladas em chick lit. Mas fiquei intrigada com essa máquina de teria o poder de mudar a vida das pessoas já pensou isso em nossa realidade que caos seria kkkk
    beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que pena, Joyce *-* mas espero que você consiga ler o livro e que goste :)
      realmente, seria uma bagunça *-*

      Excluir
  7. Eu gostei da capa e achei o enredo bem diferente, acho que não teria coragem para mudar minha história numa máquina, fiquei curiosa, confesso!

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    achei a história bem diferente e interessante. Acho que leria sim, uma pena quando o livro toma um rumo diferente do que esperamos, as vezes somos surpreendidos positivamente, outras não, mas é como vc disse nenhum livro é perfeito. Bjus!!!
    http://www.lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pela visita ♥ espero que você goste do livro :)

      Excluir
  9. Oi!
    Achei o tema bastante interessante, mas não gosto muito de escrita poética, com muitas reflexões e descrições, acho que agarra muito a minha leitura.
    Infelismente vou deixar passar essa indicação

    ResponderExcluir
  10. Olha eu gostei muito da resenha de vocês.
    Além de estar muito bem escrita eu acho que seria um livro que com certeza pegaria, porque eu gosto quando contém reflexões sabe? Sei que pode nào ser só isso, mas é algo que me chama atenção. Adoro livros assim. Eu ainda não o conhecia. Mas são tantos autores aparecendo hoje em dia que a gente até se perde. Mas mesmo assim parabéns. Adorei a resenha muito bem elaborada e espero poder ler um dia.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-o-segredos-dos-elfos.html

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas gostei bastante da premissa, ela é bem diferente. Fico feliz que você tenha gostado do livro e estou super ansiosa para saber o final. Com certeza o livro está na minha lista de desejados.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Acho que não leria o livro por vc ter ficado perdida mesmo gostando de livros com palavras bonitas. A capa foi outra coisa que não me chamou atenção.
    Adorei sua resenha como sempre
    bjs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii que livro diferente.
    Gostei bastante da capa e da história, mas não sei se o leria no momento :/ ele não me conquistou tanto sabe? Se eu tivesse a oportunidade o leria facil, mas não o compraria agora.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sei como é, Mayara *-* mas espero que você consiga lê-lo, e que goste :)

      Excluir
  14. Percebe-se que é um livro diferente, mas não me chamou atenção. Pode ser que mas pra frente eu tenha alguma curiosidade, mas hoje não
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...