A extraordinária garota chamada Estrela


Titulo: A extraordinária garota chamada Estrela
Autor: Jerry Spinelli
Editora: Gutenberg
Páginas: 192
Edição: 1
Lançamento: 2014
Sinopse: A garota chamada Estrela. Ela é tão mágica quanto o céu do deserto. É tão estranha quanto seu rato de estimação. É tão misteriosa quanto seu próprio nome. Com um simples sorriso, ela captura totalmente o coração de Leo Borlock. Com sua alegria, ela incendeia uma revolução de liberdade e autenticidade no espírito de sua escola. No começo, os colegas encantam-se com ela por tudo o que a faz ser diferente. Mas isso começa a mudar, e Leo, apaixonado e apreensivo, percebe que a única coisa que pode salvá-la das críticas é a mesma que pode destruí-la: ser alguém comum. Nesta celebração do inconformismo, o premiado Jerry Spinelli tece um conto tenso e emocional sobre os percalços de precisar ser popular e da emoção e inspiração do primeiro amor.

Resenha

Tudo o que ela fazia parecia ecoar as palavras de Hillari Kimble: Ela não é real... ela não é real. – página 19

Estrela não é uma menina como as outras, ela é mágica. Toca seu ukulele e canta parabéns para os aniversariantes na cantina, deixa presentinhos de Dia dos Namorados na mesa dos alunos e se veste como se estivesse numa peça de teatro. Está sempre sorrindo e finge não ouvir quando os outros falam mal dela ou a ignoram. Estrela é a garota nova, o centro das atenções, e a menina mais feliz que Leo Borlock já viu.

No inicio, Estrela era maravilhosa e todas as coisas que ela fazia eram adoradas por todos, mas com o passar do tempo, as pessoas foram se cansando e passaram a odiá-la, principalmente quando ela aplaudia quando o outro time fazia um gol. Estrela era uma menina que não torcia apenas para o seu time, mas também para o outro.

Nós sacudíamos a cabeça e concordávamos que ela era uma menina abobada, quem sabe até mesmo oficialmente louca, mas nos afastávamos sorrindo... – página 58

Ela sempre estudou em casa, portanto era a primeira vez em que pisava numa escola. A menina não sabia como agir e queria que todos gostassem dela, que apreciassem seus gestos. Estrela era boa demais, se importava demais com os outros e passava seu tempo tentando ajudar as pessoas. Ela era uma garota perfeita, e Leo foi o único que enxergou isso.

O livro é narrado por Leo, personagem que se apaixonou por Estrela e que esteve com ela quando todos lhe viraram as costas. Mas ás vezes, Leo tinha vergonha dela, tinha medo do que os outros alunos iriam pensar dele se continuasse a andar com a menina estranha que insistia em cantar parabéns mesmo quando as pessoas não queriam.

Ela me ensinou a me divertir. Ensinou-me a refletir. Ensinou-me a rir... Na presença dela, eu joguei a cabeça para trás e ri alto pela primeira vez na vida. – página 114

Li algumas resenhas antes de mergulhar no livro, vi muitos blogueiros elogiando a história e o autor, mas sinceramente, não sabia o que esperar do livro. A extraordinária garota chamada Estrela não é um daqueles romances fofos que nós estamos acostumados a ler. O foco não é o romance, mas Estrela, a personagem mais doce que eu já conheci. Ela não se importa com o que os outros pensam dela, continua sendo a mesma pessoa que sempre foi, continua presenteando até mesmo quem não merece. Ela continua sendo Estrela, a garota que tem um rato de estimação chamado Canela e um belo sorriso no rosto.

É um livro maravilhoso com uma história bonita, mas não me prendeu completamente. Eu parava a leitora quase toda hora e não consegui gostar de nenhum personagem além de Estrela. Eu só lia o livro por causa dela, e só o terminei para saber o que aconteceria com ela.

Ela era fugaz. Ela era hoje. Ela era amanhã. Ela era o aroma mais suave da flor de um cacto, a sombra fugida de uma coruja marrom. Nós não sabíamos o que fazer com ela. Em nossa mente, tentávamos fixá-la em um quadro de cortiça como uma borboleta, mas o alfinete simplesmente se soltava e ela voava para longe. – página 24


26 comentários

  1. O foco realmente é a estrela... Talvez você não tenha lido o livro na hora certa. Esta foi uma das ou talvez A MELHOR leitura deste ano ♥ Um livro capaz de mudar as pessoas. Quando fui escrever a resenha tive que procurar palavras e segurar as lágrimas. Adorei sua resenha!!!
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Dryh;
    Bom, eu curti bastante a premissa do livro, e embora você não tenha apreciado o livro eu acho que iria gostar bastante. Sou meio "pollyanna", se é que me entende e lendo sua resenha em identifiquei com a personagem. Acho que vou pedi-lo de natal, é um bom presente.
    Obrigada pela dica.
    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  3. Amiga eu comprei o livro na Black Friday e sinceramente estou curiosa para saber mais sobre a história, pois todos tem falado muito bem e sua resenha me surpreendeu ainda mais para me dar um empurrãozinho para começar a minha leitura. Eu achei que vc desenvolveu sua resenha muito bem e adorei seu ponto de vista sobre o livro =] Meus parabéns linda. Continue assim

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiinnn Dryh, tudo bem? ''#tamuindoné''
    Não sei, mas quando vejo essa capa e já vem apresentando uma parte do título ''estrela'' me faz logo lembrar do livro ''A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar'' (rs). Achei essa capa lindíssima e me aparenta ser um livro bastante tocante através de suas palavras <33 Nossa, uma pena que não te prendeu 100% mas quem sabe funcione comigo?! Espero que sim hauhauah.
    *Ps: esse livro parece ter um cheirinho bommm!

    Beeijoxxx!
    Luan || Um Grande Vício Literário

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    É claro que já ouvi falar desse livro, e me interesso pela proposta, espero ler em breve.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  6. Olá! Simplesmente me apaixonei pela história! Não sou muito fã de romances, mas parece que a história não fica apenas ao redor disso, mostra tbm como é a personagem. Só não gostei muito de saber que a única personagem pela qual realmente nos apaixonamos é a Estrela, mas quem sabe um dia darei chance ao livro.
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que pena que o livro não te prendeu durante a leitura, tenho esse livro e vou dar uma conferida nele para ver se eu gosto. Adorei a resenha.
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu já vi diversas resenhas e só aumentou minha vontade de ler esse livro, acho legal ter uma personagem assim tão diferente.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  9. o livro deve ser otimo mesmo beijos
    ja estou seguindo ^^
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Sou muito curiosa quanto ao livro, mas me decepcionei um pouco com seus comentários finais, e tal. Não gosto quando a leitura meio que te desempolga. :/

    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Dryh!
    A história parece bonita, a protagonista encantadora e deve passar uma mensagem legal, mas já li várias resenhas desse livro e até hoje não consigo me interessar por ele.

    Beijos, Fer.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie,
    a história parece ser bonita, mas acho que não é muito meu estilo. Leria, mas não agora
    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ola Dry a história não me chamou atenção, mas o fato de Estela não ligar para os outros e continuar a ser ela mesma é um ponto forte, em contradição a mesma gosta de aplausos hehe . No momento vou deixar passar a leitura . Quem sabe em outro momento . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, minha flor!
    Gostei da sua resenha. Mas, ainda assim, decidi não ler o livro. Estou com muitos livros para ler e me parece que, com exceção de Estrela, esse livro nada tem de interessante (?). Acho difícil escrever um livro que se fundamente apenas num personagem, como se ele não apenas fosse o centro, mas também a âncora para o interesse do leitor. O ideal é que o enredo em si seja interessante, sabe?
    Estrela me lembrou Forrest Gump, que era um ser humano brilhante! O melhor personagem que já conheci nesse sentido… Ele era "a si mesmo". Seus olhos não brilhavam para ninguém e nem para nada que não fosse, para ele, importante. Estrela lembrou-me dele, mas a história dele é repleta de reviravoltas e fatos interessantes. A história dela… bem, é só ela.

    Quem sabe um dia leia?

    Beijos, flor!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Se o foco do livro não é o romance, me agrada ainda mais. Se ela não liga para que os outros pensam, tem boas chances de eu adorá-la.
    Estou mais do que curioso para ler o livro agora; sua resenha me ganhou.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
  16. Oi Dryh!
    Eu sou muito curiosa para ler esse livro, tanto pelo nome quanto pela sinopse. Estrela parece ser encantadora e quero muito conhecer sua história.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oii, Dryh! Já estou encantada com a Estrela, queria ser como ela, fazendo o que dá na telha e e não me importar com a opinião de ninguém! Sem dúvida parece ser uma personagem incrível que consegue carregar o livro todo sozinha! Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  18. Olá moça do nome bonito, como vai?
    Bom o titulo chamou bem minha atenção e achei bem objetiva também. Parece ser um livro muito bacana e tocante de algum modo. Já me encantei com o pouco que eu sei da personalidade da Estrela. Meus parabéns pela resenha querida.
    Beijos e sucesso.
    http://chuvaelivros.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  19. Oi Drih,

    Eu gosto muito de uma fantasia e anotei este livro como dica para eu comprar, acho que é algo que vou gostar de ler para descobrir mais sobre Estrela e Leo.

    beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. oi, tudo bem?
    Eu adorei esse livro, achei a mensagem dele muito bonita. Mas concordo com você, a Estrela realmente é a melhor personagem, e aquela que nos prende a leitura. Se ela não fosse como foi, eu não teria gostado tanto.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Sei lá o que pensar sobre esse livro, ao mesmo tempo que me chama atenção, perco logo a vontade de ler, sua resenha esta otima, mas não me convenceu ainda
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Ah já ouvi falar super bem desse livro...
    Tenho vontade de ler.
    Bjs
    www.satisfashionbrazil.com

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Eu gostei muito da sua resenha.
    A história parece ser boa, não uma das melhores, mas uma pra poder ler sem ter pressa e apreciar. Estrela deve ser uma personagem muito legal e fofa.
    Já anotei a sua dica.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oie, tudo bom?
    Esse livro parece ter uma história diferente com uma protagonista cativante. Estou interessada nele há muito tempo, mas até agora não consegui ler. Apesar do que você disse na resenha, acredito que vou curtir essa narrativa. Amo essa capa.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Dry!

    Poxa, eu to doida pra ler esse livro. Pedi de amigo oculto, mas não ganhei #chatiada. Vejo resenhas tão legais dele que já tem tempo que to namorando a leitura. Bom saber que você curtiu também

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi Dry!
    NECESSITO DESSE LIVRO, SOMENTE
    Um amigo leu e amou. Tipo, ele marcou o livro quase todo com post-it, e ficou atormentando todo mundo dizendo que era perfeito, e que precisariamos ler. Fiquei de pegar emprestado, mas ainda não tive chance. Vou terminar os meus, mas ta na meta. Não me interfere em nada a narrativa ser focada na personagem. Na realidade, ja esperava, pelo pouco que li na livraria. Ainda tenho curiosidade. Parece ser emocionante.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...